[#Reviews] Tasting Lisboa: A Tapadinha

3.12.20


Já experimentei muitas gastronomias diferentes, mas até à data, ainda não tinha posto os meus pés num restaurante que se especializasse em comida de um dos maiores países do mundo: A Russia!

A única coisa que associava a comida russa era a salada russa e apostava que nada tinha a ver com a Rússia. Mas claro está que a curiosidade estava lá, e quando descobri que havia um restaurante russo em Lisboa não descansei enquanto não fui lá. E agora levo-vos comigo à Tapadinha


O Espaço

Tenho de começar esta descrição por dizer algo que nunca tinha tido a oportunidade de dizer antes: Este restaurante fica literalmente debaixo da ponte! Ponte essa que é a 25 de Abril pois a Taparinha fica na zona de Alcântara. Um outro ponto a favor da localização deste restaurante é a existência de um parque de estacionamento relativamente grande à entrada.

A Tapadinha é um restaurante escuro, o que lhe dá uma atmosfera de certa forma misteriosa. Isso foi um aspecto que me agradou pois a gastronomia russa também era um mistério para mim e a minha curiosidade ficou ainda mais aguçada.

Tem uma sala de refeições pequena à entrada, que se expande para uma cave. Como estava fechada na altura da minha visita, não pude visitá-la. No piso térreo, existe também um balcão com várias bebidas, o que me faz crer que a Tapadinha também deve funcionar como bar.

As paredes estão decoradas com elementos alusivos à cultura russa – desde panfletos referentes a afiliações políticas, a cartazes publicitários de grupos musicais. Uma parede está decorada com uma pintura bastante bonita, mas também com aquele mistério que se sente em todo o espaço.

 

A Comida

O menu é relativamente extenso, entre entradas, sopas, pratos e sobremesas. Uma coisa que gostei bastante foi o facto de vir com o nome dos pratos escritos no alfabeto russo, na sua versão romanizada, e depois uma explicação em português! Aqui, apresentarei sempre que possível os nomes em russo romanizado!

Não escolhemos nenhuma entrada, mas aceitamos o couvert – ou Zakuski. Era composto por um cesto com vários tipos de pão, queijo fresco e ervas e um patê de dois queijos. Foi uma ótima receção, para nos deixar ansiosos pelo que vinha a seguir! De todos, devo destacar o patê de queijo, com uma textura que me lembrou o cottage, mas ainda mais rico em sabor!

Três pratos principais adornaram a nossa mesa. Começando pelo único de peixe – Stroganina. Que é como quem diz, garoupa crua preparada à maneira russa! Quando li o nome pensei numa espécie de sashimi. Ma na verdade, o prato relembra mais umas migas de bacalhau. É servido frio, sendo uma escolha ideal para verão. Tem um sabor interessante, intenso, e bastante delicioso!

Para contrastar com esse prato frio, veio um prato bem quente – Galubtsi. Este prato consiste em vegetais recheados com carne, levados ao forno numa tigela de barro (ou pelo menos assim parece) e servidos nessa mesma tigela à mesa. É muito quente, é um prato mais rico, cremoso, e cheio de sabor. Mas cuidado para não queimarem a língua!

Por fim, apresento-vos a Kotleta Klirinaia. Tem um nome complicado, mas é um prato bem simples: peito de frango recheado com legumes, panado e frito. O exterior fica muito crocante, e o interior é quente, aconchegante e delicioso. É servido numa cama de puré de batata bem cremoso.

Terminamos a refeição com uma sobremesa dividida por três – Tvorojnik Pskovsky. Significa sobremesa vinda do céu… Ou se não significa, devia eheh. É uma tarte de requeijão, super densa e com textura de queijada, coberta de uma dose generosa de doce de frutos vermelhos que acrescenta doçura e um toque de acidez, balançando esta sobremesa e elevando o seu grau de excelência!

 

O Serviço
Tive alguma sorte quando visitei a Tapadinha pois na altura em que entrei com a minha família eramos os únicos clientes, pelo que o serviço foi superpersonalizado e ainda tivemos tempo para dois dedos de conversa com a senhora que nos atendeu!

O tempo de espera pelos pratos foi relativamente curto, e o empratamento pareceu ser bem pensado e cuidado. Gostei muito da apresentação!

 

Para terminar…

Curiosos de gastronomias diferentes e exploradores de sabores, fica aqui uma nova aventura que eu adorei e penso que irão adorar também! Como não tinha ideia nenhuma de como seria a gastronomia deste pais, foi uma descoberta total para mim, e felizmente uma descoberta muito positiva!

Com um ótimo serviço, comida deliciosa, e um ambiente misterioso, a Tapadinha conquista. Os preços, esses, não são aqueles que podemos dar todos os dias… mas vale a pena experimentar!


A Tapadinha Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

13 comentários

  1. Já tinha reparado no nome e na porta diferente, mas como ia a conduzir, nem pensei mais nisso. É curioso, porque também não imaginava nada da gastronomia russa. (vodka não é gastronomia, certo? ehehe)

    Bjs
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vodka não conta eheh :b Mas é um sitio que vale a pena experimentar!

      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Parece ser um bom local a experimentar

    ResponderEliminar
  3. É muito peculiar que o espaço interior deste restaurante Tapadinha ..., do lado de fora também tenha chamado a atenção.
    A comida disponível também parece deliciosa.

    Saudações pela minha introdução na Indonésia.

    ResponderEliminar
  4. É sem dúvida um local bem diferente! E a comida é realmente deliciosa :)

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderEliminar
  5. Parece-me um local super tranquilo para se comer alguns dos pratos têm muito bom aspeto e pelo que consegui ver numa das fotos os preços não parecem nada caros.

    Obrigado pela partilha e continua o bom trabalho!

    https://andrefrodrigues.com/5-opcoes-de-prendas-para-senhoras/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é um local bastante tranquilo, embora fique numa zona um tanto ou quanto movimentada! A comida é deliciosa e os pratos não são tão caros como em alguns sitios eheh

      Muito obrigada pelo comentário!*

      Eliminar
  6. Que espaço interessante! Sou de Lisboa e nunca tinha ouvido falar neste restaurante. A comida tem muito bom aspeto :P
    Quem sabe um dia passe por lá!

    Beijinhos,
    Simple World By Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é um sitio bem escondido que muitas vezes passa despercebido! Mas é muito bom, acho que vale a pena visitar!

      Um beijinho*

      Eliminar
  7. That restaurant have such a cool interior and delicious food.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/12/scentxplore-2020-first-virtual-niche.html

    ResponderEliminar

Podes gostar de...