Tasting Lisboa: Yakuza

20.5.21


Escrevo este post com uma lágrima no canto do olho… Okay, não tenho realmente uma lágrima no canto do olho no sentido literal, mas sim no sentido figurativo. Porquê? PORQUE PELA PRIMEIRA VEZ ESTE ANO FUI A UM RESTAURANTE!     
Atirem os confettis e lancem o fogo de artificio, que eu andei a ressacar muito tempo e FINALMENTE fui experimentar um espaço e FINALMENTE posso partilhar convosco! Mais ainda, nesta minha quebra de jejum gastronómico, foi a minha amiga Inês que escolheu o espaço.

E eu confesso que estava um bocadinho reticente e sem grandes expectativas… Mas conto-vos mais sobre isso depois, agora vamos ao que interessa!

 

O Espaço

O Yakuza é um restaurante assinado pelo Chef Olivier (dono de uma série de outros restaurantes de luxo em Lisboa), dedicado à gastronomia japonesa, a qual todos vocês já sabem que eu sou fã…! Foi também a minha estreia num dos restaurantes do Chef Olivier – ao contrário da Inês que é fã assumidíssima dele!

Tendo esta nota em mente, não foi propriamente com surpresa que dei por mim a entrar num espaço amplo e decorado ao mais ínfimo detalhe para dar ao cliente toda a experiência que a marca Olivier e o conceito Yakuza têm para dar.

A madeira predomina no espaço, e os elementos nipónicos decoram as mesas, as paredes e o teto das 3 salas principais ligadas entre si. Em duas dessas áreas, existem balcões onde o cliente pode sentar-se e comer enquanto vê os pratos serem confecionados, mas também pode optar pelas mesas que circundam esses mesmos balcões ou preenchem a outra sala sem balcão.

A luz baixa, as cores escuras e a ausência quase total da presença do mundo exterior conferem ao espaço uma atmosfera misteriosa e quase que sedutora. Presumo que essa seja a ideia pois, quando me desloquei aos lavabos (uau, sempre quis usar esta palavra para soar mais fancy) dei por mim a observar uma pintura na parede quase obscena. Ainda assim, parecia-me adequada ao conceito.

Todos estes elementos acabam por estimular os sentidos do cliente muito para lá do paladar. A visão, o olfato, a audição a escutar os movimentos que neste contexto soam meio que secretos e misteriosos, toram a experiência muito mais interessante.

 

A Comida

A carta, segundo a descrição do próprio Chef, é uma fusão do ocidente com o oriente. O Sushi, nas suas diferentes formas, predomina, mas há algumas alternativas para quem não aprecia. Além disso, e vou começar por aí o menu é à lá carte e os preços são elevados. No entanto existe também o menu de almoço – que eu experimentei – a um preço um pouco mais simpáticos, que inclui entradas, 8 peças de sushi, 7 de sashimi, bebida e café.

E começando pelo Menu de almoço, pedimos como entrada as Gyozas que vêm duas unidades por menu. São recheadas com frango e legumes, envoltas numa maça leve e ligeiramente elástica, que me parece ser cozinhada a vapor e passadas na frigideira. A acompanhar, molho de soja com cebolinho. Achei-as uma autêntica explosão de sabor! Muito boas, muito leves, mas riquíssimas em aromas.

O sushi incluído no menu vem num prato que parece uma autêntica obra de arte! 3 peças se sashimi de atum, 3 de salmão e 4 de peixe manteiga cobrem o background de uma pintura gastronómica, que segue com diferentes cortes de sushi – arrojados e diferentes – e cheiíssimos de sabor. Obviamente não vou falar de cada um individualmente, mas acho que a imagem fala por si. Além disso, nota-se que o peixe tem uma qualidade muito boa, derrete na boca e é fresco, algo que se quer SEMPRE num bom sushi!

E o Chef Olivier sabe como conquistar clientes e foi-nos oferecido 4 exemplares de um dos rolos de sushi do menu – daqueles que eu mais gostei confesso, com salmão, manga pepino e ovas no topo, que foi a cereja no topo do bolo.

Além do menu, aventuramo-nos também noutras iguarias. Primeiro, escolhemos da carta o Hot Yakuza – uma peça delicada e quente com salmão e queijo creme, coberto com molho teryaki. Mas permitam-me que confesse uma coisa – eu não gosto do sushi frito porque, para mim, arruína o sabor e a tradição, e geralmente vem cheio de óleo. No entanto, este, apesar de frito, vinha seco, ligeiramente crocante e não se notava o sabor do óleo da fritura, tornando-se na minha peça de sushi quente favorita de todo o sempre! É MESMO muito bom!

A Inês ainda se atrevei a provar o Taco Sakana. Aqui, o Oriente mistura-se com o México, num taco crocante recheado de guacamole, salmão e queijo creme, e um toque de picante. Este taco veio com instruções – devemos comer com as mãos – e realmente é mesmo Sacana – para intensificar o picante, traz um gomo de lima coberto com malagueta em pó. Não provei, mas pelo que vi pareceu delicioso!

Para terminar, o Yakuza também adoça a boca dos seus clientes com sobremesas que variam das mais tradicionais até àquelas com os verdadeiros sabores orientais. Para a nossa mesa, seguiu uma sobremesa mais tradicional, de seu nome “Kit Kat Sucesso Garantido”. Consiste numa mousse de chocolate cremosa e densa, coberta com uma quantidade generosa de Kit Kat e pedacinhos de biscoito e toffee a acompanhar. Palavras para quê? A imagem diz tudo!

 

O Serviço

As surpresas continuam no serviço – o cuidado com o detalhe, os pormenores que são irrelevantes, mas fazem toda a diferença na distinção entre um restaurante bom e um restaurante excelente, saltaram logo à vista. Desde o facto de oferecerem água à chegada, até ao facto de nunca ter enchido o meu copo, mas tê-lo sempre enchido, todos estes pequenos gestos agradam e conquistam.

Além disso, todo o requinte proporcionado pelo staff é acompanhado por um sorriso, por uma simpatia exemplar, por uma cordialidade que não roça o arrogante, que me agradou particularmente.

 

Para terminar…

Devo dizer que entrei no Yakuza a desejar não ter expectativas nenhumas e preparada para uma desilusão que espero daqueles restaurantes que têm uma fasquia muito alta em termos de marketing e de feedback que ouvimos do exterior. Saí de lá completamente encantada por toda a experiência: Comi um delicioso sushi, num espaço muito, muito, muito bonito, e passando por uma aventura sensorial muito estimulante.

E só para finalizar, uma curiosidade! Sabiam que Yakuza é o nome da máfia japonesa? Talvez este detalhe tenha sido a base deste ambiente misterioso e intrigante tão bem desenhado e aplicado ao restaurante!


Yakuza Lisboa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

1 comentários

  1. Fiquei deslumbrada com as fotografias! Já ando tentada a ir a este restaurante há algum tempo, mas confesso que ainda não o fiz pelos valores um pouco elevados e pela probabilidade de ser uma desilusão. Depois de ter lido a tua publicação, talvez arrisque.

    Um beijinho

    www.marciatome.com

    ResponderEliminar

Podes gostar de...