[#Reflexão] O poder de uma boa “diarreia mental” televisiva

14.5.20

               
Há 20 anos que sou estudante, e arrisco-me a dizer que, considerando esta tendência, devo ser estudante para o resto da vida. No entanto, os 12 primeiros anos de estudo foram “Peanuts” (ou “peeners” como diria o erudito Jorge Jesus).

               Os 8 que se seguiram, e os que por aí virão, são muito mais desafiantes. A entrada para a Universidade levou o “estudo” para um nível acima. A licenciatura foi difícil, mas só por uma questão de adaptação a viver sozinha e noutra cidade – porque de resto, até foi canja. O Mestrado idem aspas, aspas, com a vantagem de eu me ter deliciado a viver aqueles 2 anos.

               Mas o doutoramento… esse sim é todo um outro nível de exigência. Por vários fatores – primeiro um doutoramento exige muito conhecimento de investigação, coisa que eu não tenho porque não tive tempo para isso (leia-se: eu sou muito jovem para ter essa experiencia que muitos dos alunos de doutoramento já têm, pois na maioria das vezes já trabalharam nessa área antes de iniciarem o grau), e depois o nível de exigência que se quer neste nível de ensino é bastante mais elevado.

               Digo por brincadeira que o “cérebro” deve ser o musculo mais desenvolvido que eu tenho – e nem tão pouco é um músculo! O esforço intelectual que eu faço diariamente é bastante elevado. Ora lê artigo em português, ora lê artigo em inglês, ora lê artigo em chinamarquês. Vê métodos, compara números, interpreta resultados. Pega em bases de dados e tira com conclusões. Se as conclusões não parecem satisfatórias, muda as variáveis de estudo, combina-as de maneira diferente, repete até dar algo que possa ser interessante. E isto tudo sabendo que, no final, se tiver a sorte de publicar um artigo (que já de si é um desafio de gigante), provavelmente não haverá muita gente a lê-lo e talvez não tenha impacto na sociedade.

Onde é que eu quero chegar com isto tudo?

               Quando o dia termina, a última coisa que quero fazer é continuar a esforçar a minha mente. Por isso, series complexas, noticias, documentários, entre outros programas que são altamente interessantes e nos ajudam a desenvolver competências e a aumentar a nossa cultura geral são a ultima coisa que eu quero ver…

A minha mente está cansada!

               Solução? Reality shows! Confesso que são um guilty pleasure. Todos os tipos de reality shows – desde programas estilo Botched, aos Masterchef, ao Hoarders, passando por Got talents e afins. São programas que exigem pouco intelectualmente, mas dão muito em termos de entretenimento.

               Mas entre estes todos, há um tipo de programas particulares que são muito polémicos mas que, para mim, são o “estereotipo” do programa que nada exige ao cérebro. Carinhosamente chamo-lhes de “diarreia mental” e consistem, essencialmente, nos reality shows em que pegam num monte de pessoas e as enfiam em casas (Sim, Big Brother 2020, estou a olhar para ti!).

               A maioria das pessoas não gosta – ou não admite que gosta – deste tipo de programas. E porquê? Porque o conteúdo destes programas não nos traz nada que seja útil para nos desenvolvermos culturalmente ou emocionalmente.

Mas é precisamente esse o ponto!

               Não precisamos de fazer raciocínios complexos, não nos cansa a mente, rimo-nos e ainda podemos dizer, sem medos, “Eish, que idiota!” sem qualquer pudor e sem ninguém saber.

               Eu digo abertamente – eu aprecio uma boa diarreia mental. Tragam-me os Secret stories, os Jersey Shores, os Big Brothers, os Casados à primeira vista e todos os primos desses programas que eu provavelmente irei acabar a vê-los. Porque para mim relaxa-me e ajuda-me a descansar e a não pensar em nada.

               Com isto não quero dizer que não goste de séries, filmes ou outros programas de cultura geral e bem mais interessantes que reality shows! Apenas guardo esses momentos para alturas em que sinto que tenho energia mental e capacidade de concentração adequadas para poder realmente apreciar o programa.


               E vocês? Costumam ver reality shows? Se não, que estratégias usam para relaxar a mente?

Também podes gostar

14 comentários

  1. Ahah como te percebo! Às vezes só precisamos de uma boa diarreia mental para sermos felizes :D

    Beijinhos!
    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer! Nada como algo para nos fazer rir :b

      Um beijinho *

      Eliminar
  2. Olá, Patty!
    Gosto muito das tuas sugestões! Desisti de ler notícias e ando empenhada em seguir o masterchef, e também algumas séries policiais que tenho em atraso! E, também ando a ler muitoooo ;)
    Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho acompanhado series na Netflix eheh de momento estou a ver Toy Boy :) Noticias nem vale a pena...
      Quanto à leitura, era algo que eu fazia imenso mas não me consigo motivar a fazer :(

      Um beijinho **

      Eliminar
  3. Olá Patty,

    Não vejo televisão. Notícias, só mesmo a abertura. E, às vezes, já é demais!
    Para relaxar: os meus trabalhos, o meu jardim e a minha mini horta.

    Beijinhos e bom fim de semana!
    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As noticias não valem mesmo a pena, é sempre o mesmo...
      Essas tecnicas de relaxamento são sem dúvida as melhores! Nada como meter as mãos na terra para nos conectarmos com a mãe natureza :)

      Um beijinho *

      Eliminar
  4. Gostei do teu post, tens realmente razão. Quando vemos estes reality shows, é para destraiar do resto.. é sem duvida um bom descanso para o cerebro. Até acho piada o Jersey Shores.
    Mas agora que tenho acesso ao Netflix, estou a tentar dar acompanhar series :)
    beijinhos e obrigada pelo comentário.
    Miss alebana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acompanho algumas séries mas sinto que requer mais atenção para conseguir acompanhar, por isso guardo-as para momentos mais "especiais" eheh.

      Obrigada pelo comentário!

      Um beijinho **

      Eliminar
  5. Como te entendo.. E ainda só estou a terminar o mestrado..
    Conciliar estudos, mais 8h de trabalho, mais ter vida própria, há dias que olho para o meu calendário e penso "onde vou arranjar tempo para todar banho hoje?" ! Mas enfim.. um dia tudo valerá a pena <3

    Muita força e não há nada que seja mais delicioso do que termos noção de que todo o nosso conhecimento advém do nosso esforço e que todos os nossos feitos são fruto disso.

    Muitas felicidades !! :;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dificil mesmo, conciliar tudo. E tanto o mestrado como o doutoramento são exigentes intelectualmente... E ainda por cima a fazê-lo a trabalhar... Felizmente sempre estudei em exclusivo mas tive colegas no mestrado que trabalhavam em simultâneo e era dificil de gerir o tempo.

      Força! Vai compensar no fim, certamente!

      Um beijinho *

      Eliminar
  6. SIM! Te compreendo bem! Sabe, tive que aprender que nós não somos máquinas que precisam consumir conhecimento o tempo todo (apesar da sociedade querer exatamente isso de nós). Somos pessoas que precisam de momentos nosso, apenas nossos. Momentos estes para se fazer o que queremos de verdade, seja qualquer coisa, porque merecemos! Não assisto muito realitys, mas fico feliz de você ter encontrado neles o que eu encontrei em um bom clichê romântico! Beijos!
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tão verdade... A sociedade requer que estejamos sempre a produzir e a ser "úteis" mas como disseste, não somos máquinas e a nossa vida não pode ser só "trabalhar" :)

      E todos nós temos estes pequenos prazeres, e ainda bem! Senão davamos em doidos :b

      Obrigada pelo comentário!

      Um beijinho *

      Eliminar
  7. Não há mal nenhum em ver esse tipo de programas ;)

    ResponderEliminar

Podes gostar de...