[#Recuperação] Desafio "E se comesses como eu?" + Mini Review da Vegana Burgers!

16.8.19

                Um dos maiores problemas com os quais me tenho debatido e relativamente ao qual tenho muita consciência é, sem qualquer dúvida, a escolha da refeição de cada vez que vou a um restaurante.

                Isto pode parecer um pouco irónico, considerando que a base deste blog é, no fundo, a minha opinião sobre diferentes restaurantes, mas… acreditem, por muito difícil que seja de compreender, este meu problema e o meu gosto por experimentar restaurantes e gastronomias diferentes podem coexistir pacificamente – mas apenas em determinadas circunstâncias.

                Confesso que, 99% das vezes que vou a um restaurante, a minha escolha do prato que vou comer requer toda uma preparação prévia – o que, traduzindo por miúdos, para eu realmente desfrutar da experiência tem de ser planeada com alguma antecipação, o local escolhido a dedo e o menu bem estudado. Com isto, a espontaneidade de ir comer fora e ser surpreendida pelo restaurante desaparece, mas ao menos eu consigo desfrutar da experiência sem medos e sem pensamentos tontos.

                Agora… isto tornou-se a minha zona de conforto. A verdade é que eu acabo por entrar um pouco em pânico quando surgem refeições fora, não planeadas, e fujo a sete pés de convites aleatórios para ir comer “qualquer coisa” ao café, ou, caso não tenha desculpa (que é a maior parte das vezes), acabo a olhar ou a beber uma água.

                Não acho que haja nada de errado em planear as refeições fora, especialmente no meu caso que ambiciono experimentar bons restaurantes em Lisboa e, quando provo uma gastronomia nova, até é bom dar uma olhada no menu e pesquisar um pouco para provar realmente pratos que são representativos daquela cultura. No entanto, no meu caso, isto é muito limitador e causa-me ansiedade em situações que, para alguém “normal” (não é que eu seja anormal… apenas tenho um problema), não trazem qualquer stress.

                Por isso, tenho tentado sair um pouco dessa zona de conforto, desafiando-me de vez em quando para ver se começo a encarar estas saídas da zona de conforto de forma mais natural, em vez de uma ameaça eminente. A primeira vez que me desafiei foi com a minha amiga Inês – propus-lhe que escolhesse um restaurante para irmos almoçar as duas, mas que não me dissesse qual era, ou seja, só iria saber quando lá chegasse! Claro que estava um pouco ansiosa, e acabei por adivinhar que ia ser um restaurante Italiano (major fear food), mas fazer isto na perspetiva de desafio e com uma amiga tornou a coisa muito mais simples e no fim adorei a refeição!

                Depois disso, tentei propor desafios a mim própria…, mas sem sucesso. Isto porque eu sou fantástica para arranjar desculpas e, como me estou a desafiar a mim mesma, não tenho aquele peso de responsabilidade no caso de falhar (devia…, mas não tenho!). E portanto, na minha ultima consulta com a minha Nutri, a Drª Ana (que eu adoro!), pedi-lhe que me desafiasse… E no meio da conversa, acordamos um desafio:

“Tens de escolher um restaurante que aches que eu vá gostar, e tens de pedir uma refeição completa que achasses que eu iria pedir para mim. Vê lá, não me deixes com fome! Depois mostras-me e eu irei fazer a mesma refeição”

                E eu que não sou de dizer que não a um desafio, ainda por cima proposto pela minha Nutri… lá fui eu! Ora, nessa mesma consulta, eu falei-lhe que me tinha desafiado a ir comer um hambúrguer ao McDonalds, apesar de nunca ter gostado de Mac. Então ela disse-me uma lista de hamburguerias que achava que valiam bem mais a pena visitar que o Mac (e ela tem toda a razão!)

                De entre elas, uma sugestão foi a Vegana Burguers. Eu já tinha experimentado os hambúrgueres de lá há bastante tempo e de repente deu-me saudade… E, portanto, foi o sitio escolhido para este desafio!

Venham então comigo ao Vegana Burgers!

                Este espaço fica no Centro comercial Atrium Saldanha e, como seria esperado, é um local bastante movimentado e nada sossegado – até porque, não só o restaurante se situa numa praça de restaurante de um centro comercial, como também é uma zona com muitas empresas cujos funcionários aproveitam a proximidade do centro comercial e acabam por se acumular ali. No entanto, quando cheguei, o Vegana Burger não tinha fila (o que de certa forma não é uma surpresa pois tem um conceito muito específico e como tal não é o tipo de restaurante a que se vá todos os dias). Isso foi ótimo pois o serviço foi muito rápido. Além disso, a rapariga que estava a atender era super simpática!

                O conceito é comida vegan, logo sem qualquer produto de origem animal. Consideram-se um Fast Food Saudável. Este conceito nasceu em 2015 e eu experimentei pouco depois da abertura, em 2016, e na altura o restaurante era até no Saldanha Residence (o centro comercial mais abaixo na Fontes Pereira de Melo), mas confesso que as memórias que tinham eram muito poucas.

                Os menus têm preços acessíveis e incluem um hambúrguer no prato com dois acompanhamentos (há diversas opções desde chips de batata doce, batatas fritas às rodelas, chips de maçã, palitos de cenoura, salada…) e uma bebida (água, água com gás ou uma das limonadas). Por um valor extra, podem adicionar ao vosso menu um pão de hambúrguer, sobremesas vegan e café.
                E aqui começou o desafio! A comida! Numa situação em que eu escolheria a refeição, considerando todo o meu historial… iria pedir um hambúrguer no prato, salada e palitos de cenoura (ou só salada), água e nenhuma sobremesa. Mas como eu fui desafiada, aqui está o que eu comi:
                Hamburguer de grão de bico e coentros com ketchup caseiro, pão de spirulina, chips de batata doce e salada e crumble de maçã como sobremesa. Pedi água porque não gosto de limonada. Digam-me… Isto seria uma opção que a maioria das pessoas (sem ser da brigada do fitness…!) pediria, certo? Confesso que fiquei orgulhosa de mim mesma!
                Mas passando ao que interessa…! Confesso que não fiquei muito impressionada com a refeição. Pontos positivos: O hambúrguer de grão era bastante saboroso e tinha uma textura fantástica, e os chips de batata doce super crocantes e nada gordurosos. No entanto, não consegui sentir de todo o sabor do ketchup no hambúrguer, aquela salada já viu claramente dias melhores (a alface estava mesmo murcha... e só uma rodela de tomate? C’mon!) e o pão, apesar de ser super molinho, era mais material de instagram que algo mais – o sabor é igual ao de qualquer outro pão.
                Fiquei um pouco dececionada… por outras palavras, senti que as calorias não valeram a pena. No entanto, ainda bem que escolhi este sítio pois, por um lado, o conceito de comida vegan e saudável facilitou muito o desafio (devia ser considerado batota mas…), por outro, o prato não vinha muito cheio, aliás, achei que para uma dose normal os acompanhamentos vinham em doses muito reduzidas – mas para mim foi excelente. Com isto tudo, o resultado final foi o seguinte:


                E vocês? Já experimentaram o Vegana Burgers? Gostam deste tipo de fast food saudável? Além disso… querem propor-me algum desafio!? :b Fico à espera!

(PS: Desculpem a qualidade das fotos... a luz não era a ideal e eu - tímida como sou - andei a tirar as fotos às escondidas /.\) 

Vegana Burgers Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

1 comentários

  1. Adorei as fotos e o comer tem um ótimo aspecto :)

    Beijinhos :*

    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Podes gostar de...