[#Experiências] Fui a um workshop de Cozinha Tailândesa na Academia Time Out!

23.9.19

                
Eu adoro cozinhar e sou a maior fã do MasterChef – Não a versão portuguesa, mas a Australiana com aquele Juri fantástico (que infelizmente se demitiu T_T), em que os concorrentes acabam por ser uma família e aprendem imenso!

Confesso que já me imaginei naquelas cozinhas gigantes, a cozinhar com chefs, mas também tenho noção de que nunca passaria do casting se me candidatasse, pois sou menos que uma cozinheira amadora.
O que eu não esperava é que, por uma vez na vida, acabasse a ter uma experiencia em que me senti que estava numa Master Class do MasterChef! Sim daquelas com um Chef a sério!
Já conhecia os workshops de culinária do Time Out Market mas por diversos factores (por ser muito tarde, longe de casa, não ter companhia…) nunca tinha tido oportunidade de ir! Mas, entretanto, a minha mãe teve uns dias de férias e eu desafiei-a e ela a mim… E acabamos por nos inscrever no Workshop de Cozinha Tailandesa.

Os Workshops da Academia Time Out acontecem na área da restauração, num espaço destinado para este propósito. Não é, obviamente, tão grande como as cozinhas do Masterchef mas tem espaço para 10 duplas (pois os workshops são feitos em duplas), logo, para aqueles que não são bons em matemática, são 20 pessoas por workshop :b
O workshop custou 35 euros e incluiu a aula, o jantar (composto por entrada e prato principal confecionado por nós e uma sobremesa feita pelo chef), e ainda bebida à descrição (água, chá frio ou vinho branco), o que para mim me pareceu um preço bastante aceitável para aquelas 2 horas em que me diverti á brava, aprendi imenso e ainda comi comida boa… feita por mim!
É dado a todos os participantes tudo o que precisam: equipamentos de cozinha, utensílios, facas e tabuas, todos os ingredientes, um avental bastante fancy e ainda um equipamento com fones para podermos ouvir as instruções do chef (pois, como devem calcular, com a confusão característica do Mercado da Ribeira, sem aqueles dispositivos não iriamos ouvir nada).
Este workshop foi dado pelo Chef Miguel Mesquita e a sua assistente Esmeralda que, do fundo do coração, foram 5 estrelas! Super simpáticos, acessíveis, divertidos, sempre prontos a ajudar, supervisionando os seus “pupilos” com atenção e com um sorriso nos lábios! Ainda consegui tirar uma foto com eles!
O chef começou por ensinar aqueles básicos que toda a gente pensa que sabe fazer, mas nem sempre é verdade (pelo menos no meu caso foi assim) – cortar os legumes, picar cebola sem chorar, descascar alhos… todos os truques e manhas que os chefes de cozinha utilizam e que tornam a vida mais fácil.
A primeira parte do workshop consistiu em fazer toda a preparação dos ingredientes que iriam ser utilizados para os dois pratos que iriamos confecionar. Não vos vou deixar as receitas (mas pelas imagens podem identificar a maior parte dos ingredientes), até porque ainda não as tenho e na altura do workshop apenas estávamos a seguir as instruções do Chef…!
                 Uma das coisas que aprendi sobre a gastronomia asiática no geral, e tailandesa em particular, foi a razão pela qual nós, ocidentais, gostamos tanto dos sabores orientais. É que os orientais são exímios em balancear os 4 principais sabores: doce, salgado, picante e ácido! E isso é extremamente atractivo para o nosso palato. Além disso, usam bastantes fermentados (por exemplo, o molho de soja) para condimentar e temperar a comida, o que não só é delicioso, como também é bastante saudável!
                Falando dos pratos propriamente ditos… começamos o workshop a confecionar uma entrada Tailandesa - Moo Ping! Este é um típico prato de comida de rua tailandesa (que é bastante famosa) que consiste em pequenas espetadas de carne de porco grelhadas, temperadas com uma marinada que é bastante rica em algo que eu não estava à espera… Coentros! Leva sementes de coentro, caules de coentro e… adivinhem! Raizes de coentros! E ainda folhas de coentros para guarnecer… E não é que são deliciosas?!
                O prato principal que confecionamos é um classico deste país: O Pad Thai! Quem nunca comeu um Pad Thai? Eu já tinha comido e sabia, em teoria, o que levava, mas há muito mais neste prato do que aquilo que parece! Mas a verdade é que é tão interessante elaborar esta iguaria quanto é delicioso comê-la! Adorei!
                Terminamos a refeição com um docinho não asiático – pois, como já devem saber, a gastronomia oriental não é propriamente forte em doces e estes não são tão apelativos para quem está habituado à doçaria ocidental. O Chef explicou-nos que, como os doces asiáticos não costumam ter sucesso, acabou por optar por oferecer aos participantes sobremesas típicas portuguesas com twists dos países dos respetivos workshops. O que nos calhou? Um belo pudim de laranja do algarve com raspas de lima (muito usada na Tailândia) e amêndoa torrada. Que maneira docinha de terminar esta refeição.

Para terminar…

                Confesso que não parei de sorrir durante toda esta experiência. Amei cada segundo, desfrutei imenso, abstrai-me do mundo e aprendi bastante (e… no dia a seguir, claro, dei por mim no Martim Moniz a comprar umas coisinhas…).
O workshop foi fantástico e não me arrependi por um segundo do dinheiro investido. Só espero em breve voltar a ter outra experiência destas pois anseio aprender mais e mais sobre gastronomias do mundo!

Também podes gostar

1 comentários

  1. Gostei imenso do post 🤩 E sem dúvida que parece ser uma experiência mesmo fixe!
    Beijinhos, I'm Patrícia Silva!! 😘

    ResponderEliminar

Podes gostar de...