[#Reviews] Tasting Places: Cotidiano

1.10.19

                Não tenho saudades de viver no Porto (para quem não sabe, estive lá 6 meses a estudar). Não é que eu não goste da cidade, mas não gostei de morar lá. E agora perguntam… “okay, e o que é que isso tem a ver com este Post?
                Bem, desde que me fui embora do Porto, uma das coisas que mais tenho saudades são as panquecas do Flaviis (cujo review está aqui) que foram provavelmente as melhores panquecas que eu já comi na vida! Eram as perfeitas panquecas B&B = Boas e Baratas. Ainda não consegui encontrar nenhumas iguais em Lisboa mas… encontrei umas bastante próximas do nível do flaviis: As do Cotidiano!


O Espaço

                O Cotidiano é um espaço pequeno, situado numa paralela à Rua Augusta, bem numa esquina – não há como passar despercebido.
Quando estava a caminho, no dia em que lá fui com a minha amiga e companheira de aventuras por este tipo de locais, confesso que fiquei um pouco apreensiva: café aparentemente da moda, localizado na Baixa de Lisboa… A minha cabeça começou logo a equacionar e a chegar ao resultado final que iria estar cheio, confuso, muito barulhento.
                Mas, surpreendentemente não! Apesar do espaço ser bem pequeno, apenas tinha duas mesas ocupadas – uma delas com turistas, o que não é de estranhar, e confusão não era, de todo, o que se sentia lá dentro.
                Com um ambiente leve, decoração em tons de verde e uma atmosfera muito descontraída, o Cotidiano é uma excelente opção para um Brunch, uma refeição mais leve, ou um lanche guloso como foi o nosso caso!
                O balcão ocupa grande parte da sala e é alto, mas permite-nos observar os pratos a serem confecionados e empratados, as bebidas a saírem e todos estes pequenos luxos que as cozinhas abertas oferecem ao cliente.
                O espaço é limpo e organizado, as mesas não estão sobrepostas, dando aos clientes espaço e conforto para conversarem e criarem memorias num espaço muito agradável.


A Comida

                O Cotidiano auto intitula-se um espaço para “manhãs tardias e bebidas madrugadoras” (uma tradução muito má de “late mornings & early drinks), e portanto o conceito centra-se, sobretudo, em refeições leves com pratos típicos de pequenos almoços e brunch, bem como nas bebidas, que vão desde as bebidas quentes como chás e cafés, aos smoothies e cocktails.
                Além do menu, é impossível não reparar nos docinhos gulosos que eles têm expostos numa pequena vitrina que me chamaram logo a atenção. Têm um excelente aspecto e são também uma ótima opção de snack ou até sobremesa!
                Mas nós fomos lá pelas panquecas…! Mas começando a história pelo principio: o Cotidiano não tem uma variedade enorme de panquecas, mas tem opção de panquecas não vegan e vegan, e cada uma delas tem 2 ou 3 combinações de toppings diferentes, sendo possível também adicionar fruta por um valor extra. Eu tive a oportunidade de provar as não vegan (que a minha amiga pediu) e as vegan (que eu pedi) e assim deixo-vos o veredito final!
                As panquecas ditas “normais” que pedimos foram as Monster Chocolate – Chocolate, banana caramelizada em açúcar de coco e nibs de cacau. O molho de chocolate é caseiro e parece ser feito tendo por base chocolate semi-amargo, que na minha opinião é delicioso e contrasta muito bem com a banana caremelizada que é bastante docinha. As panquecas em si são boas, doces q.b e muito leves!
                As panquecas vegan que provamos foram as Sugar Daddy – com banana caramelizada, frutos vermelhos e xarope de ácer que vem à parte. O empratamento é absolutamente adorável! Os toppings são muito bons, e as panquecas são um pouco diferentes das normais (como seria de esperar) – a massa é mais densa mas ainda assim bastante saborosa, e nota-se um ligeiro sabor do coco, pois provavelmente também são adoçadas com açúcar de coco!
                Um pequeno pormenor que me chamou a atenção é que o cotidiano também vende granolas e manteigas de frutos secos, por isso se quiserem levar para casa alguns toppings para decorarem e adoçarem as vossas receitas, podem também levar dali!


O Serviço

                O staff é muito jovem e portanto transmite uma energia leve e positiva. Os pedidos foram atendidos rapidamente, com muita cordialidade mas numa onda mais informal – que é exactamente o que pede aquele tipo de estabelecimento.
                A comida demorou um pouco, mas é porque tudo é preparado e confecionado na hora. Isto é bom por um lado, pois sabemos que todos os produtos são frescos e saem da cozinha directamente para a mesa mas calculo que, em dias com mais movimento, possa tornar a espera muito prolongada…


Para terminar…

                Eu penso que as imagens falam por si, não é? É impossível não querer fazer uma visita ao Cotidiano e degustar estas gordices deliciosas que fazem tão bem à alma! Ambiente tranquilo, comida boa, staff simpático… que mais podemos pedir?...

                Quanto à minha missão, acho que o que falhou mais para que as panquecas do Cotidiano atingissem o nível das do Flaviis foi principalmente o segundo B, de Barato… porque não são assim tão baratas.
                Contudo, duas considerações extra para vos convencer (ainda) mais a visitarem o Cotidiano: (1) durante a semana, das 15h30 às 17h30, peguem num amigo ou familiar e levem-no para comer panquecas pois há a promoção 2 por 1, em que oferecem as panquecas de menor valor; e (2) se o vosso amigo não apreciar panquecas, não faz mal! O cotidiado também tem zomato gold que podem usufruir! (E se não tens zomato gold, aproveita o código  PATR0876 e usufrui de 25% de desconto na tua subscrição!)


Cotidiano Lisboa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

1 comentários

  1. Simplesmente magnifico :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Podes gostar de...