3 Músicas que abordam perturbações alimentares

8.4.21

A música dá cor à vida, dá ritmo, dá alegria! Acho que nunca conheci ninguém que não gostasse de musica… Vocês já?

Curiosamente, uma das coisas que a anorexia me tirou da vida foi o prazer de escutar uma musica. Lembro-me que um dia, quando estava no comboio a regressar do Porto, dei por mim de fones nos ouvidos e reparei que não escutava musica com atenção, não sentia o ritmo nem ouvia as letras, há imenso tempo.

Depois, a musica tornou-se a minha companhia para calar os pensamentos tontos da minha cabeça. Em todos os momentos que estava sozinha – e foram muitos – a música silenciava ou abafava as vozes que insistiam em gritar aos meus ouvidos e dizer-me para fazer coisas que não devia.

Neste percurso, descobri que algumas músicas que gostava imenso, na verdade, ilustravam algumas situações alusivas aos distúrbios alimentares – quer nas letras, que nos vídeos.

Hoje, vou falar-vos de 3 que me tocaram particularmente. Vamos lá?

 

“Pretty Hurts” da Beyoncé

Esta musica lançada pela Beyoncé, no seu álbum homónimo de 2014, fala sobre a pressão colocada nas mulheres para seguirem determinados padrões de beleza. O vídeo retrata o mundo das Miss, contrastando a beleza daquilo que se vê com a destruição que é o que acontece no backstage, incluindo os distúrbios alimentares.

"Blonder hair, flat chest

TV says "bigger is better"

South beach, sugar free

Vogue says "thinner is better""


“Scars to your beautiful” da Alessia Cara

Penso que todos conhecemos esta música, que foi um êxito de radio cá em Portugal. Do álbum “Know it all”, lançado por Alessia Cara em 2015, esta música fala mais uma vez sobre a pressão de seguirmos determinados padrões de beleza, mas fala de uma perspetiva mais interna, ou seja, o “eu” da canção está a autodestruir-se para alcançar algo que ela não consegue ver, nem nunca irá ver.

“She has dreams to be an envy, so she's starving

You know, covergirls eat nothing

She says, beauty is pain and there's beauty in everything

What's a little bit of hunger?

I could go a little while longer, she fades away”

 

“Orange Juice” da Melanie Martinez

Talvez seja a menos conhecida desta lista, mas foi a que mais ouvi neste processo. Lançada em 2019, no álbum K-12 de Melanie Martinez, esta música fala, na verdade, de uma rapariga que observa uma outra menina a utilizar o seu distúrbio alimentar como escape para uma vida que não a satisfaz. O vídeo retrata precisamente isso.

“Oh, oh, I believe you chose

to blow it on the reading carpet

That's what happens when you're starvin'

Please say that you won't continue

Ordering oranges off the menu”



*

Gostaste do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim!


Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...