Estimula os teus 5 sentidos com estas técnicas

5.4.21


Na minha busca infindável por técnicas de relaxamento que funcionassem comigo, cruzei-me com infinitas estratégias que prometia alivio imediato dos sintomas de ansiedade e obviamente eu fui testá-las.

A verdade é que não funcionam. Bem… Não funcionam como eu esperava. A verdade é que diferentes técnicas funcionam de forma diferente para pessoas diferentes em situações diferentes. Muitas diferenças, não é?

Uma das estratégias que comigo funcionou, pelo menos em situações de ansiedade moderada como antes de uma apresentação oral, foi a técnica dos 5 sentidos. Existem muitas variações desta técnica, mas a que eu uso consiste em estimular cada um dos sentidos de forma individual e focar toda a minha atenção nesse sentido. O objectivo é estar tão concentrada nesse sentido que me esqueço das sensações físicas ou desconforto psicológico que a ansiedade e o stress me causa.

A verdade é que ajuda! Não é a cura milagrosa mas ajuda. Por isso, deixo-vos 5 sugestões para estimular cada um dos 5 sentidos – sendo que existem muitas mais formas, estas foram as que algumas das que já testei.

 

Visão

- Ler um livro

- Pintar um livro de colorir

- Observar a natureza

- Ver desenhos animados

- Cobrir os olhos com uma máscara de dormir

 

Toque

- Abraçar um peluche

- Mimar um animal de estimação

- Tomar um banho quente ou frio

- Fazer uma (auto) massagem

- Usar um brinquedo anti-stress

 

Audição

- Ouvir a tua musica favorita

- Focar nos sons da natureza

- Seguir uma meditação guiada

- Escutar um podcast ou audiobook

- Ouvir um vídeo de ASMR

 

Cheiro

- Utilizar óleos essenciais

- Acender velas com aroma

- Cheirar flores

- Sentir o cheiro do mar

- Sentir o cheiro de especiarias

 

Paladar

- Comer uma refeição devagar

- Beber uma bebida quente

- Comer um doce

- Comer algo saudável

- Comer o teu alimento favorito



*

Gostaste do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim!

Também podes gostar

2 comentários

  1. Olá!😊 Bom, primeiramente, eu gostei bastante do seu blog e já estou seguindo! Segundo, eu realmente amei essas sugestões/dicas de técnicas dos 5 sentidos!😍 Principalmente quando eu tenho Ansiedade! E isso irá me ajudar muito, e muito, e é bastante simples, até!! Amei demais!🤗 <3 Vou usá-las! Ok?! Bom, é isso! Beijos e tchau!

    Meu blog!:
    https://unigeoland.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo post, vou fazer de certeza este exercício ;)

    ResponderEliminar

Podes gostar de...