[#Dicas] 5 dicas para superar uma mudança de cidade

12.3.18



Na semana passada fui até ao Porto. O Porto é, de facto, uma cidade linda! Mas eu não fui lá de férias nem para passear (apesar de o ter feito também quando o tempo deixou!).

Na verdade, fui lá porque fui aceite num programa doutoral que começou no dia 5 de Março e o primeiro semestre vai decorrer no Porto e, como não sabia ainda como iam funcionar as atividades letivas, acabei por ficar alojada num hotel até conseguir perceber se lá tinha de ficar em permanência ou não.
Apesar de não ser a primeira vez que mudo de cidade (mudei-me para Faro na licenciatura, mudei-me para Lisboa no Mestrado e agora vou mudar-me temporariamente para o Porto no Doutoramento – já estou quase pró nestas andanças!), estas causam-me sempre muita ansiedade e desconforto. Ninguém gosta de sair da sua casa para um novo lugar onde não se conhece nada nem ninguém e se está, basicamente, sozinho. Os mais aventureiros adaptam-se rapidamente a estas alterações mas os mais ansiosos, como eu, levam algum tempo a ambientarem-se aos novos surroundings e passam algumas dificuldades nos primeiros tempos.
Eu acabei por, ao longo destas aventuras pelas quais tive de passar, desenvolver algumas estratégias para facilitar todo este processo e decidi partilhá-las convosco!


1-      Relativizar e pensar positivo!

Esta é provavelmente a dica mais útil, mas mais difícil de pôr em prática. Manter uma mente positiva quando a situação é totalmente desconfortável é quase impossível mas a verdade é que ajuda muito! Substituir pensamentos como “Não sou capaz de passar por esta mudança” ou “Não vou conseguir fazer amigos” por “Esta é uma nova aventura, vou ter novas experiências, conhecer novas pessoas, explorar uma nova cidade e desafiar-me a mim mesma” torna toda a situação muito mais leve e facilita o processo de adaptação!


2-      Tentar manter a mesma rotina

Para mim, ter uma rotina é muito importante e sair dessa rotina é uma das coisas que mais me deixa desconfortável nestas mudanças de cidade. Coisas como manter o ritual do pequeno almoço, de fazer exercício físico, de telefonar aos meus pais à mesma hora de sempre fazem com que me sinta mais confortável no local novo e ajudam-me a reduzir os níveis de stress.


3-      Levar um objeto que lembre casa

Pode ser uma fotografia, um livro, uma manta… no meu caso, é um peluche. Pode parecer ridículo mas este peluche vai comigo para quase todo o lado desde que era muito pequena e faz-me sentir em casa. Chegar ao local onde vamos ficar (seja um quarto alugado numa casa ou um quarto de hotel) e ter presente algo que nos lembra o nosso porto seguro é fundamental e ajuda a manter a nossa estabilidade emocional.


4-      Preparar trajetos com antecedência

É lógico que, ao chegar a uma cidade nova, não se conheçam os percursos que se tem que fazer para ir aos locais aos quais se precisa de ir, como por exemplo da casa onde estão alojados até à faculdade. Tal como fazemos numa viagem, é importante agarrarmo-nos a um mapa (ou ao google maps!) e estudarmos os percursos, as distâncias e os tempos, bem como a rede de transportes públicos, com alguma antecedência e, se possível, fazê-los antes do dia em que temos realmente de ir ao local. Eu cheguei ao Porto um dia antes do meu primeiro dia de aulas e, apesar de estar a chover a potes, decidi que havia de fazer o percurso do hotel onde fiquei até ao instituto onde ia ter aulas e no dia a seguir já estava muito mais tranquila quando tive de ir para a minha primeira aula.


5-      Desfrutar o máximo possível!

Este aspeto está diretamente relacionado com o primeiro que falei, e por isso decidi terminar estas dicas com ele. Falo por mim – quando descubro que vou ter uma grande mudança na minha vida (seja ela qual for), o meu primeiro instinto é entrar em pânico. Quando soube que ia ter aulas no Porto, comecei a chorar. Só depois de muita reflecção é que me apercebi de todas as coisas boas que ir para uma nova cidade e enfrentar um novo desafio me iam trazer. Ia ter a oportunidade de conhecer toda uma cidade cheia de historia e cheia de beleza. Ia conhecer novas pessoas, com experiências diferentes das minhas, que me iam ajudar a crescer quer como profissional, quer como pessoa. Ia ter a chance de provar diferentes restaurantes e diferentes gastronomias. Ia estar num instituto de renome a aprender com os melhores da área. Se me ia custar a adaptação? Definitivamente – e eu sabia isso de antemão. Mas no final certamente irá compensar!



Se estão a passar por uma mudança, o truque é manter uma mente aberta e tentar ser o mais positivo possível. A vida é feita para andar para a frente e não estar parado no mesmo lugar e, por muito assustador que o desafio pareça, vale sempre a pena no fim!

E tu? Tens mais alguma dica para ter sentires em casa em novos locais? Partilha comigo nos comentários! :)

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...