[#Reviews] Tasting Lisboa: NaTábua & Artisani (Mercado de Algés)

3.4.18


Apercebi-me que, durante este roteiro gastronómico que tenho feito com o meu pai, faltava algo… Já experimentamos comida indiana, asiática de fusão, mexicana… mas o que experimentar a seguir? Poderia ser comida italiana, mas não era isso que me apetecia. Podia ir a um restaurante de comida africana, mas também não era isso que sentia que faltava…

Faltava algo que fosse realmente uma experiência exótica e alternativa, e por isso, nas minhas pesquisas de restaurantes em Lisboa, houve um que me chamou a atenção com o menu alternativo: um restaurante de grelhados – até aqui tudo normal – mas que serve carne de javali, veado, cavalo e canguru! E claro está, estas alternativas fora do comum deixaram-me não só muito entusiasmada como também bastante curiosa!

Mas antes de falar do restaurante em si, vou falar da sua localização que, por si só, já tem um conceito curioso (para mim pelo menos). Fica no mercado de Algés que, como o próprio nome indica, é um mercado (dos típicos portugueses que vendem frutas, legumes, peixe, etc…) e que tem uma praça de restauração que não é muito grande mas que tem um ótimo ambiente (lembra um pouco o Time Out Market mas mais pequeno e com menos confusão). Outra coisa que achei curiosa relativamente a essa zona de restauração é que cada balcão vende a sua coisa: existem vários restaurantes que vendem a refeição propriamente dita e existem balcões específicos para ir buscar as bebidas, os cafés e as sobremesas! Nunca tinha visto este conceito antes e achei super giro. Por outro lado, acho que se o espaço encher demais será um bocado inconveniente pois implica esperar na fila da comida, depois na fila da bebida, e com isto tudo perde-se imenso tempo. MAS NÃO FOI O MEU CASO HOJE – foi tudo bastante rápido e só esperamos um bocadinho mais pela comida porque foram grelhados e essas coisas levam o seu tempo, certo?
                Portanto, acabamos a comer num cantinho chamado NaTábua, e, como não podia deixar de ser, tivemos de devorar uma sobremesa na Artisani e é sobre estes dois sítios que vos vou falar hoje! Bora lá?


NaTábua

                Como já disse, este restaurante serve umas carnes grelhadas mais alternativas. Eu já tinha comido javali antes (apesar de, na generalidade, não comer carne de porco e em teoria os javalis e os porcos são semelhantes… mas não vamos pegar por aí) mas carne de veado, cavalo ou canguru nunca me tinham passado pelo palato.
Se eu for muito sincera convosco, há uns anos atrás provavelmente nem pensaria em provar carne destes animais e assumiria que não ia gostar, mas agora atingi um patamar da minha vida em que estou bastante aventureira e neste dia em particular estava disposta a experimentar de tudo!

Pedimos um menu para partilhar, que incluía cinco carnes: Javali, cavalo, canguru, veado e alheira de caça, e vinha acompanhado com bolo do caco com alho. Para acompanhamento, batata doce frita com maionese de alho e salada. A refeição vem servida em tábuas, que para mim é um conceito super adorável e perfeito para tirar fotos para o instagram (embora as minhas não tenham ficado muito boas), e isso já de si é um ponto super positivo! Além disso as porções são super bem servidas.
Relativamente à comida em si, foi-nos dito logo ao momento da escolha que não tinham carne de cavalo, por isso essa não cheguei a experimentar. Optamos por duplicar a dose de carne de veado para compensar a de cavalo. De todas as carnes que experimentei, a que gostei mais foi a de veado, que era super tenrinha e suculenta, e a de canguru era super deliciosa também! A de javali também gostei, mas achei-a um pouco mais dura e por isso não chegou ao mesmo patamar que as restantes. O bolo do caco não me surpreendeu, mas apenas por ser algo mais banal e comum de se comer, e portanto não se destacava no meio de tantos sabores exóticos. Por outro lado, a alheira de caça foi uma surpresa muito positiva! Estou habituada a comer alheira apenas de vez em quando, e são as feitas pela minha avó, mas esta era DI-VI-NAL. Melhor alheira que comi – e arrisco-me a dizer incluindo as da minha avó pelo simples facto de não conter tantos pedacinhos de carne gorda que eu não aprecio.

Quanto aos acompanhamentos, eu devo confessar uma coisa: eu não aprecio batata doce. Mas quando provei a primeira daquelas batatas… não consegui parar. Apesar da textura não ser tão crocante como eu gosto nas batatas fritas, não eram moles como a batata doce tende a ser e acho que foi isso que me agradou. Além disso, os palitos eram finos e o sabor característico da batata doce estava meio atenuado, e por isso fiquei rendida àquelas batatas. A salada vinha temperada com molho balsâmico e azeite… mas eu achei que tinha azeite a mais e por isso não gostei muito.
As únicas criticas que posso apontar, além do azeite a mais na salada que para mim é um problema mas que para outras pessoas pode não ser, foi a falta de um sorriso ao sermos atendidos… mas também não vou julgar pois todos nós temos dias maus e se calhar o staff hoje não estava num dia bom. Tirando isto, acho que é uma experiência que vale a pena e eu vou definitivamente repetir assim que tiver oportunidade! É um local com comida boa, boas porções, opções exóticas e a relação qualidade/preço a meu ver parece-me bastante equilibrada!
NATÁBUA Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato


Artisani

               Eu fiquei super cheia com a refeição que comi mas tinha de comer uma sobremesa. Ainda por cima, sentamo-nos numa mesa mesmo ao lado do Artisani por isso estive a refeição toda a observar os crepes e os gelados a saírem nas mãos de clientes com ar extremamente satisfeito e, por essa razão, tive de ir experimentar.

                Claro está que poderia ter comido só uma bolinha de gelado… mas qual era a piada disso? Fui direitinha a um brownie aquecido com chocolate quente e gelado de frutos vermelhos! Se é para ir, é para ir com tudo! E além disso era para partilhar por isso o estrago não ia ser assim tão grande… right? (definitivamente wrong mas… só faço isto uma vez por mês por isso não faz mal!).
                Eu adoro brownies. Este estava super chewie e tinha pedaços de noz. Foi aquecido no micro ondas para ficar mais morno (tinha preferido que tivesse sido retirado de algum expositor que mantivesse o produto quente mas não se pode exigir demais!) e depois levou chocolate derretido por cima… Que decadência. Depois, deram-me a escolher o sabor de gelado e aí contive-me um pouco, pois optei por um gelado sem adição de açúcar – o de frutos vermelhos – que honestamente não precisava de mais nenhum adoçante além da fruta e balançou na perfeição a sobremesa.

                Conseguem ver o tamanho daquela bola de gelado? ERA ENORME e deliciosa! E o brownie também… e a dose de chocolate era astronómica… toda esta sobremesa foi o cumulo da decadência mas soube tão bem. Foi um momento de autêntico food porn e, por muito cheia que estivesse, o meu estômago das sobremesas iria sempre ter espaço para aquele docinho.

                Fiquei com a pulga atrás da orelha para experimentar os outros sabores – todos eles. Haviam alguns mais gulosos como de kinder, nutella ou oreo que eram uma tentação, mas também os restantes sabores da gama sem adição de açucar me seduziram bastante… e por isso sou forçada a lá voltar!
Artisani Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato



                Esta experiência gastronómica foi 10/10! Mas saí de lá super cheia – feliz mas muito cheia (e depois quando refleti sobre a quantidade de calorias que ingeri fiquei um bocadinho preocupada mas isso não interessa para nada). Gostei imenso do ambiente do espaço e recomendo a 100% ambos os restaurantes que experimentei e que partilhei convosco!

                E vocês? Já experimentaram alguma destas delicias?

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...