[#Reviews] Tasting Porto: Brick Clérigos

29.4.18

Eu não posso ver nada que quero logo experimentar, especialmente quando descubro espaços que têm conceitos diferentes aliados a comida considerada mais saudável. Chamem-me hipster ou o que quiserem (ahaha), mas estes sítios fascinam-me!

                E por isso, depois de algumas tentativas falhadas, finalmente tive oportunidade de experimentar o Brick!


O Espaço

                Situado mesmo ao lado dos Clérigos, o Brick é um pequeno restaurante que, de certa forma, passa despercebido no meio dos prédios, se ignorarmos a esplanada que tem à frente. À entrada, tem uma janela onde se podem ver as letras da palavra penduradas de forma meio artística, demonstrando logo o ambiente mais alternativo e artístico que este espaço tem para oferecer.
                O restaurante em si é muito pequeno. De facto, existem apenas duas mesas no seu interior, mas tem uma esplanada exterior grande. E agora vocês dizem “O quê? Só duas mesas?” Ah pois é, meus amigos, só duas mesas. E isto tudo faz parte do conceito do restaurante – são duas mesas grandes, e comunitárias! Ou seja, acabamos por partilhar a mesa com outras pessoas! Este conceito é bastante interessante e, apesar de ter achado que ia ser um pouco estranho inicialmente, não me incomodo rigorosamente nada! Aliás, é até uma oportunidade de conviver.
Nós fizemos reserva e, ao chegarmos, havia uma ardósia com o meu nome (porque fui eu que fiz a reserva) a guardar os lugares numa das mesas.
                Por outro lado, o facto de ser um espaço pequeno pode tornar-se um pouco confuso e lotado de certa forma – mas acaba por ser parte do encanto do restaurante – faz lembrar a mesa da cozinha na noite de natal, cheia de gente de um lado para o outro (crowded, but full of love!).
                Uma outra coisa curiosa que é difícil não reparar é a decoração. No teto, há vários utensílios de cozinha pendurados. Nas paredes, várias molduras com imagens. No balcão e em torno da sala têm pequenas estantes com mais objectos de cozinha e outras coisinhas. No centro da mesa – e isto é a parte mais curiosa – estão livros, livros de colorir e canetas de feltro, que os clientes podem usar para se entreter enquanto esperam! Se isto não é fantástico… então não sei o que poderá ser!


A Comida

                O Brick baseia-se basicamente em refeições leves, rápidas, mas não é por isso que não são cheias de sabor e super apresentáveis! Servem principalmente tostas, mas também têm sopas, wraps, sandes e saladas, bem como sobremesas, sumos naturais e outras bebidas! As tostas, sandes e wraps vêm servidos em tábuas de madeira super adoráveis.

                Eu fui com 3 amigos do doutoramento. Eles os três pediram tostas, eu pedi um wrap, mas acabamos por provar todos os pratos! As doses são bastante bem servidas e a apresentação é mesmo on point! Outra coisa curiosa é que todos (ou quase todos) os pratos vêm acompanhados com fruta!

O meu wrap era de salmão fumado. Ao contrario do que eu esperava, não veio enrolado como geralmente são servidos. Em vez disso, apresentaram-me duas tortilhas sobrepostas, e recheadas com salmão, queijo creme, ovo, alface e ainda guacamole e frutinhas por cima! Apresentação 5 estrelas, e o sabor não ficou atrás!
Relativamente às tostas, os meus amigos pediram cada um a sua e eu tive oportunidade de provar as três! Uma delas era com alheira e guacamole. Esta combinação inicialmente pareceu a todos um pouco estranha mas… primeiro estranha-se, depois entranha-se, e não é que ficou uma belíssima tosta? Além de que eu adoro alheira! Estava super deliciosa, com sabores intensos mas equilibrados!
A segunda tosta que provei era mais leve, com sabores mais suaves e muito mais refrescante – era de manga e abacate! No fundo, era uma tosta de frutas com mistura de alface e queijo. Geralmente, quando se pensa em tosta, a primeira coisa que nos ocorre não é uma tosta de fruta – mas o conceito é muito bom! Sendo eu uma grande fã de fruta, em especial de manga, adorei imenso a combinação!
A ultima tosta que provei – e que foi, de facto a minha preferida – era de ananás e brie. Oh boy, que boa que era! Eu adoro ananás na comida, especialmente quando está quente. Sou daquelas que ama ananás na pizza e não tenho vergonha de o admitir! O contraste do doce do ananás com o sabor forte do brie ficou fenomenal! Confesso que esta era a tosta que eu ia pedir mas acabei por mudar para o wrap… e depois de provar arrependi-me um bocadinho – não porque o wrap era mau (não era mau de todo!) mas porque esta tosta tinha mesmo a minha cara! 


O Serviço

                O Brick é um espaço muito popular e por isso recomendo que, se lá quiserem ir, reservem mesa. Além disso, uma outra coisa bastante obvia que se observa ao entrar lá dentro é que têm muita gente a trabalhar lá – a zona da cozinha tinha 3 ou 4 pessoas lá permanentemente mais os funcionários que serviam ás mesas.
                Seria de esperar que o atendimento fosse 100% eficiente. Infelizmente, não é. Tendo em consideração o tipo de comida que lá é servida, achei o serviço um pouco lento demais (deve ser por isso que têm livros para ler e livros para colorir – assim as pessoas ficam entretidas enquanto esperam). Além disso, acho que tanta gente num espaço tão pequeno acaba inevitavelmente por atrapalhar mais do que ajudar. No entanto, uma coisa tem que ser dita: o staff é muito atencioso, extremamente simpático e têm sempre um sorriso para oferecer!



                Depois de tudo isto, só tenho uma coisa para dizer: este restaurante vale a pena ser visitado. Todo o conceito por trás deste espaço é bastante interessante, o ambiente é ótimo, a comida é boa. Só tem o senão de estar sempre cheio (e volto a repetir – é melhor fazer reserva) e do serviço ser um pouco lento mas acreditem… a espera vale muito a pena! Eu irei certamente voltar!

Brick Clérigos Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...