[#Recipe] Fast & Delicious: “Pizza” de Courgete

5.5.18




                Eu adoro cozinhar, e aprendi a gostar de perder tempo na cozinha a fazer os meus pratos, em particular os meus pequenos-almoços – mas isso não quer dizer que eu não goste de fazer outros pratos! No entanto, e dado que eu partilho casa e, particularmente aqui no Porto, não tenho muitos dos utensílios que costumo utilizar para fazer os meus almoços e jantares, tenho de me desenrascar com o que tenho e optar por fazer coisas mais simples, sem nunca descartar o sabor nem a qualidade da refeição!. Hoje vou sair um pouco daquilo que costumo escrever, e partilhar convosco uma experiência que fiz na cozinha e que por acaso correu bastante bem!


                Além de gostar muito de cozinhar, odeio desperdiçar comida e uma vez que nunca estou mais que duas semanas seguidas no mesmo sítio (ando sempre entre Porto – Lisboa – Alentejo), quando não estou na casa dos meus pais (Alentejo) tento sempre comer toda a comida que tenho no frigorífico antes de me ir embora para não deixar nada se estragar. Claro está que por vezes, no dia antes de me ir embora, as coisas que tenho no frigorífico são poucas, e muitas vezes não são propriamente as coisas que mais combinam!
                Por essa mesma razão, muitas vezes ponho-me a inventar mistelas e combinações que… bem, confesso que muitas vezes não correm bem. Mas de quando em vez há uma experiência de sai assim espectacular! Foi o caso desta “Pizza” de Curgete!
                Tinha meia curgete perdida no frigorifico e queria aproveitá-la. Muitas vezes opto por fazer zoodles mas desta vez apetecia-me algo diferentes. Além disso, as pizzas que usam como base vegetais estão na moda, e porque não usar curgete? Apesar de ser um vegetal que tende a ficar mole, o truque é não cozinhar demais. Depois é só ser-se criativo nos toppings et voilá! Temos uma “Pizza” fácil, baixa em hidratos de carbono, saciante e deliciosa! Só não é redonda, mas há que inovar!


Para a minha pizza eu usei:
  • Meia curgete
  • Queijinho triangular light
  • Polpa de tomate
  • 1 lata de atum ao natural
  • Pimento
  • Pimenta, alho em pó, orégãos q.b.



O que é que eu fiz?
  1. Comecei por colocar em fogo alto uma frigideira anti-aderente. Enquanto ela aquecia, cortei a curgete em fatias longitudinais.
  2. Quando a frigideira ficou bem quente, coloquei lá dentro a curgete. Vão reparar que ela vai começar a “grelhar”. É mesmo essa a ideia! 2 minutinhos de cada lado, tendo em atenção não a deixar queimar, e está pronto.
  3. Depois baixei o lume e na mesma frigideira coloquei o atum e o pimento, temperei com pimenta e alho em pó e deixei saltear por alguns minutos. Não usei nenhuma gordura mas podem usar um fio de azeite se quiserem! Também não adicionei sal, mas isso fica ao vosso critério também!
  4. Depois de saltear o atum, está tudo pronto para montar! Barrei cada fatia de curgete com queijo, depois coloquei a polpa de tomate e por fim o atum e o pimento salteado. A seguir, polvilhei com um bocadinho de orégãos e deliciei-me!




E foi isto que fiz! Não, não usei forno (Aqui no Porto nem sequer tenho forno!) mas comi uma “pizza” deliciosa e rápida de fazer! Sei que os verdadeiros amantes de pizza vão dizer que é um ultraje chamar de pizza a esta minha experiência, mas não me importo! Independentemente do nome que lhe derem o que realmente importa é o sabor!

Experimentem! Vão gostar certamente!

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...