[#Reviews] Tasting Porto: Zenith Brunch & Cocktail Bar

14.4.18


Como sabem, tenho passado bastante tempo no Porto ultimamente e, para além do trabalho que tenho de fazer lá, isso significa outra coisa muito importante: experimentar restaurantes! Felizmente, apercebi-me também de outra coisa em relação ao Porto: a comida é boa, é barata (claro que isso varia de sitio para sitio, mas no geral é mais barata que em Lisboa) e os restaurantes que me despertam interesse são muito fáceis de encontrar e perto uns dos outros. Que mais poderia eu querer?

Depois existe um outro factor: No Instagram estou sempre a ver fotografias destes restaurantes com ótimo aspeto, com comida que me deixa a salivar só de olhar, com conceitos interessantes, com comida saudável… Bem, eu sem saber já tinha criado na minha cabeça uma lista de locais que queria visitar. Além disso, descobri que os meus colegas do doutoramento também gostam destas coisas, o que é ouro sobre azul.

Hoje venho falar-vos do Zenith – um dos tais que vi no Instagram, e que uma colega minha também estava interessada em visitar! É famoso pelos seus brunchs e pelas comidas mais leves e saudáveis. Eu fui lá almoçar, e confesso que fiquei bastante deslumbrada!


O Espaço

O Zenith é um restaurante que está localizado numa zona movimentada da cidade do Porto e, além disso, é bastante popular – e por isso não é de admirar que, apesar de termos lá ido relativamente cedo para o almoço, tivemos de esperar um pouco para termos mesa. A espera não foi nada demorada (para o que eu estava a contar).
O espaço em si está muito bem conseguido: não é muto grande, mas está muito bem arranjado, tem mesas corridas, mesas para duas pessoas, sofás e um grande balcão. Dá para ver a cozinha, o que é sempre interessante. A decoração está muito gira e é muito apelativa a um público mais jovem e aos turistas – que estavam lá em peso!



A Comida

O menu no Zenith foca-se bastante em pratos característicos de Brunch: desde as panquecas até aos pratos de ovos passando pelas smoothie bowls, tostas e saladas. Têm também sumos, cafés, chás e cocktails.
Por muito que as panquecas me seduzissem (e fica aqui a promessa que lá irei um dia lanchar só para experimentar aquelas delicias que tanto vi passar!) eu fui lá almoçar e, portanto, optei por uma salada e um chá.

Quando o rapaz que nos serviu me trouxe o chá, fiquei pasmada a olhar para ele: esperava uma chávena de chá e não um bule! O meu chá era de frutos vermelhos e tinha um toque baunilhado (ou então foram as minhas papilas gustativas a pregarem-me uma partida). A própria caneca combina com o estilo do espaço: preta, simples, a dizer “Zenith”.
A salada que pedi foi de salmão fumado e vinha com base de alface, quinoa, tomate cherry, tomate seco, guacamole, pesto, salmão fumado e sementes por cima. Estava…. DIVINAL. Acho que foi a primeira vez que comi uma salada que incluía salmão fumado (shame on me) mas adorei mesmo a combinação do peixe com o pesto e a quinoa. Além disso, o prato vinha super bem-apresentado, decorado com hortelã... quase que metia pena de comer. O único problema que vi nesta apresentação foi… como o peixe vinha em pedaços grandes e a salada veio servida numa tigela, a tarefa de cortar o salmão em pedaços mais pequenos foi um pequeno desafio – mas nada que não se faça!
Apesar de ter ficado bastante cheia com a salada, ainda veio uma sobremesa: gelado! Quem resiste a uma boa bola de gelado – neste caso duas? Os gelados do Zenith são artesanais e eles têm vários sabores. Eu optei pelo sorvete de morango e gelado de oreo. Ambos estavam deliciosos, mas confesso que gostei mais do de morango.


O Serviço

Sendo um espaço jovem, não é de admirar que o staff e a forma como tratam os clientes seja bastante descontraído – e eu confesso que gosto bastante desta informalidade. O serviço em si foi rápido e eficiente, sempre feito com simpatia e com um sorriso, o que é algo que eu aprecio bastante. O facto de conseguirmos ver a nossa comida a ser feita (pois, como disse anteriormente, a cozinha é aberta) torna a experiencia bastante interessante e a espera menos aborrecida.
  


Para finalizar: Gostei muito mesmo e recomendo! Além disso, a relação qualidade preço parece-me equilibrada e, apesar de ter comido em sítios mais económicos que este, não acho que esteja demasiado caro. A comida é leve e deliciosa, as doses são generosas e o ambiente é muito agradável.

Se vou voltar? Definitivamente! Ainda tenho de provar aquelas panquecas antes de dizer adeus ao Porto!


Zenith Brunch & Cocktail Bar Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...