[#Restaurant] Tasting Lisboa: Hanaya

14.12.18

                No meio de tantas experiências gastronómicas, tantos países visitados pelo sabor, tantos restaurantes testados – com bastante sucesso por sinal! – e tantos pratos maravilhosos que tive oportunidade de provar enquanto tenho feito este roteiro gastronómico com o meu progenitor, havia algo que faltava. Algo que ambos amamos de paixão, comemos com alguma frequência, mas que ainda não nos tínhamos aventurado neste roteiro – Sushi!
                Ora, há varias razões para que o sushi tenha sido negligenciado nestas aventuras: Primeiro, como gostamos e comemos com alguma frequência, acabamos por dar preferência a outro tipo de pratos que não comemos tanto ou que nunca antes tínhamos provado. Segundo, geralmente quando comemos sushi vamos aos restaurantes tipo buffet/all you can eat e digamos que esse tipo de restaurantes, no que toca a sushi, não é o melhor blog material que se arranja. E por fim, geralmente os restaurantes de sushi com um certo requinte (if you know what I mean) acabam por ser demasiado puxados a nível de preço e, mais uma vez, nós acabamos por preferir pagar mais e provar algo novo quando conseguimos comer sushi com qualidade e quantidade a um preço bem mais acessível.

                No entanto, tínhamos de ir a um sushi. Tinha de ser – era tão certo como o destino. Então, andei a investigar e encontrei umas promoções interessantes… E foi assim que acabamos a ir experimentar o Hanaya.


O Espaço

                O Hanaya é um pequeno restaurante que se encontra meio camuflado numa zona mais residencial do Lumiar. Mas lá por estar meio disfarçado, não quer dizer que seja banal, ou básico… nada disso! Na verdade, é um restaurante bastante requintado e acaba por se destacar pelo seu visual clássico.

                Considerando-se um restaurante de Sushi e Gin Bar em simultâneo, não surpreende o facto de ter uma esplanada exterior, e um grande balcão à entrada com diferentes bebidas.
                Em termos de decoração, é bastante simplista, mas nada aborrecido – o ambiente é escuro, mas muito agradável, as mesas são espaçadas, a iluminação é just on point. As mesas são escuras, mas complementadas com cadeiras coloridas – e mega confortáveis. Na lateral do balcão, os filetes de peixe usados no sushi estão expostos para o cliente poder ver.
                As mesas estão postas com bastante requinte e cuidado. Na mesa está uma espécie de ardósia que funciona como “prato” e uma tigela para colocar o molho de soja que não tem o formato convencional que se vê nos restaurantes japoneses ditos normais. A única coisa que me deixou um pouco triste foram os pauzinhos serem descartáveis, pois uns pauzinhos mais requintados teriam assentado que nem uma luva naquele ambiente!


A Comida

                O principal foco do menu do Hanaya é sushi – e foi precisamente por isso que lá fomos! Mas o menu inclui outras iguarias japoneses (e não só) para aqueles que não apreciam tanto estas delícias de peixe cru. O menu é relativamente extenso, mas tem pratos para todos os gostos! Desde as entradas, sopas, sushis quentes, frios, sashimi e outras iguarias, sobremesas e várias bebidas, haverá certamente algo para agradar até os mais céticos!
                Nós começamos por umas gyosas para abrir o apetite – ligeiramente crocantes por fora, super sumarentas por dentro e nada gordurosas! O recheio – pelo que me pareceu – é de carne de porco picada com cebolinho, e leva molho teriyaki e mais cebolinho picado por cima para complementar o prato! Quentinhas, deliciosas, foi uma escolha certamente acertada para iniciar a refeição!
                Depois, o primeiro prato de sushi que pedimos foi o combinado de Sushi e Sashimi de fusão. Vinha com 3 tipos de sashimi – salmão, atum e peixe manteiga e notava-se que o peixe era super fresco e bem confecionado, era delicioso de sabor e derretia-se na boca. A minha única queixa será, talvez, que cada fatia era um pouco grossa demais – mas isto pode também ter a ver com o meu gosto pessoal que prefiro sushi cortado mais fininho. Vinham também makis de salmão com cebolinho e maionese (que arrisco dizer que era de wasabi) por cima – super deliciosos! Além disso, também nos serviram uramakis com cebolinho e tataki de salmão por cima. Para terminar, vinham dois nigiris de salmão braseado com molho agridoce picante – e eu confesso que, para mim, este foi o melhor de todos!
                O segundo prato de sushi que pedimos foi do grupo das sugestões do chefe – e se são sugestões do chefe, não há como enganar não é? Optamos pelo Brazilian Roll por ser aquele que nos pareceu mais exótico: levava folha de soja amarela, maionese japonesa, kimuchi, cebola crocante, camarão, tempura de vieira, tataki de salmão, abacate, queijo creme e tobikko. Confesso que não conhecia alguns dos ingredientes, e só pesquisei depois o que eram… kimuchi é uma marinada de molho picante, mas bastante suave. Tobikko são ovas! Aquelas bolinhas vermelhas que estão por cima da peça do sushi! Este prato tem imenso ingredientes e poderá parecer que é demasiado, mas há um equilíbrio fantástico entre todos os componentes deste sushi! É muito muito bom!

                Para terminar em grande, claro que não podiam faltar sobremesas… e claro que tínhamos de pedir duas, porque há que experimentar o máximo possível, não é? :b As sobremesas tinham todas ótimo ar, apesar de não serem doces tipicamente asiáticos.
                Começamos por pedir um bolo mousse de chocolate com wasabi (a única que tinha um toque asiático no nome). É uma espécie de tarte em que a base é bolo de chocolate e o recheio é uma mousse um pouco mais consistente que a normal. É servido frio (de certa forma, não sei bem porquê, esperava que viesse quentinho), com um palito de la reine por cima. Empratamento 5 estrelas, com flores a decorar e um pouquinho de açúcar em pó por cima. Em termos de sabor… wasabi não o senti at all, mas para uma sobremesa de chocolate não estava má.
                Depois, o remate final foi dado por um supremo de limão com bolacha de chocolate e suspiros. Esta sim foi a surpresa das surpresas. De asiático não tinha nada – exceto o requinte do empratamento e o facto de ser servido num restaurante dedicado a sushi. Basicamente esta sobremesa é constituída por uma base que é uma bolacha de chocolate (que me lembrou um pouco as bolachas de aveia mas mais mole), com uma espécie de panna cotta de sabor de limão no meio e um merengue por cima. Era absolutamente deliciosa! O panna cotta era super suave, com um sabor bastante intenso a limão mas não demasiado, mas para mim aquela bolacha venceu a taça nesta competição das sobremesas! Magnifico!


O Serviço

                Chegamos uns minutos antes da hora da nossa reserva, que correspondia à hora de abertura e por isso foi-nos pedido que aguardássemos um pouco na esplanada exterior e perguntaram-nos se queríamos alguma bebida. Apesar de termos dito que não, foi muito simpático da parte deles terem-no feito!

                A nossa reserva estava em ordem ao chegarmos e, ao chegarmos à mesa, a rapariga que nos serviu não só foi extremamente atenciosa connosco como preparou os pauzinhos (os tais descartáveis) para nós – não era necessário, mas não deixa de ser mais um ponto positivo!
                Os nossos pedidos foram anotados prontamente e as bebidas chegaram rápido. A comida também veio num bom ritmo e não nos podemos queixar de termos ficar à espera durante muito tempo. No entanto, assim que o restaurante começou a encher, tornou-se mais difícil chamar a atenção do staff, e por isso as sobremesas demoraram um pouco mais tempo, bem como a conta quando a pedimos. Estes são pequenos pormenores sem grande importância mas a verdade é que todos reparamos nisto, não é? Mas no geral, fiquei com ótima impressão do serviço e não me posso queixar!


Para terminar…

                O Hanaya ofereceu-nos uma boa experiência de sushi, diferente daquilo que estamos habituados. Todos os pratos foram elaborados com bastante cuidado e com atenção aos detalhes, o que agrada aos olhos e ao estômago também!

                É claro que, na minha opinião, este tipo de espaços acaba por ser um pouco caro demais, e talvez se não tivesse aproveitado a promoção não seria a minha primeira opção, mas também percebo que a qualidade se paga e o sushi que nos serviram era de muito boa qualidade!

                Amantes de sushi, aqui está um ótimo espaço para irem aproveitar e desfrutar com os vossos pauzinhos estas delícias que irão certamente adorar!


Hanaya Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...