[#Reviews] Tasting Lisboa: Sala Thai

19.2.19


                Apanhei mais uma vez o avião (de colher) para um destino paradisíaco que muitos consideram a sua viagem de sonho. Com praias lindas, uma cultura rica e gastronomia muito característica, desta vez fui-me perder nos sabores maravilhosos que a gastronomia Tailandesa tem para oferecer.

                A Sala Thai estava na lista dos restaurantes que eu mais queria experimentar por ser um local dedicado exclusivamente a comida da Tailandia – que é muito mais que Pad Thai! De sabores fortes, muitas especiarias e muito coco (amantes de coco, este restaurante é definitivamente para vocês), deixei-me surpreender pelas diversas iguarias que tive a oportunidade de provar e só tenho pena de não ter experimentado mais!

                Vêm comigo?


O Espaço

                A Sala Thai fica junto à avenida de Roma, ao lado do centro comercial Roma, e pode passar um pouco despercebido se forem distraídos – como eu – ao andar na rua. A parte exterior é bastante discreta, se excluirmos o letreiro grande e roxo que está junto à porta. O menu está também exposto à entrada.

                Este restaurante é um local realmente mágico. Ao entrarmos damos de caras com um corredor em que à nossa direita podemos ver a cozinha (o que é sempre algo bom), e à esquerda há vários elementos alusivos à Tailândia.

                Aliás, este espaço é muito rico em decorações, pinturas e detalhes que nos levam mesmo à Tailândia mas não no sentido em que se espera – Não são fotografias de praias paradisíacas nem elementos que nos lembram férias. Nada disso. São elementos culturais, que nos relembram que este país é muito mais que um destino para se estar de papo para o ar a torrar ao sol. 

                Há fotografias da família real tailandesa, pinturas que remetem para questões religiosas e culturais, pormenores e detalhes que mostram uma certa multiculturalidade e influencia de outros países e culturas… enfim, é um espaço que realmente nos faz viajar.

                A sala de refeições tem um conceito muito interessante: primeiro é um espaço escuro, intimista, mas muito bem desenhado – lembra um pouco uma espécie de jardim fechado, pois tem uma zona central ladeada por umas traves que tem 4 mesas de duas pessoas a cada canto, e depois em torno dessa zona há mais mesas para grupos maiores.
                O espaço em si é pequeno, e as mesas parecem estar um pouco sobrepostas à primeira vista mas a forma como a sala foi desenhada, bem como o facto de cada mesa ter o seu próprio foco de luz acaba por tornar cada mesa mais individualizada.


                Outro aspecto curioso é que o restaurante tem música ambiente cantada mesmo em Tailandês!

                Por fim, embora não costume falar destes detalhes apesar de serem muito importantes, todo o espaço incluindo as casas de banho estavam exemplarmente limpos!


A Comida

                A gastronomia tailandesa é muito variada e tem bastantes influências de outros países. Calculo que vocês, tal como eu, quando pensam em comida da Tailândia se lembram logo do Pad Thai – tal como referi mais acima! Mas há muito mais para além disso!

                O menu é relativamente extenso e vem dividido em entradas, sopas, saladas, pratos com diferentes proteínas, pratos vegetarianos, sugestões do chef e sobremesas! Todos os pratos estão numerados e vem uma breve explicação em que consiste o prato já que os nomes são mesmo os originais! Como já é tradição, pedimos uma entrada, dois pratos e duas sobremesas (estas últimas não têm o nome em Tailandês eheh) e digo-vos que fiquei mesmo muito satisfeita. 

                A escolha da entrada, na verdade, foi muito influenciada pelos comentários e reviews que vi antes de ir ao restaurante. Estávamos indecisos entre a que escolhemos e o Satay, mais conhecido como espetadas de frango ou camarão com molho de amendoim, mas acabamos a comer os Thod Man Pla, que no fundo são uns bolinhos redondos e achatados feitos com peixe que depois são fritos. São quase como se fossem pasteis de bacalhau da Tailândia! Têm sabor a especiarias e um toque cítrico que ou é lima, ou é lemon grass (que não sei a tradução para portugês). Vem muito bem empratado numa cama de legumes em juliana, flores de cenoura e pepino e a acompanhar vem um molho de sweet chilli com a colher mais adorável do mundo eheh. A minha única critica é que vêm com um bocadinho de gordura a mais mas, apesar de tudo, é uma entrada muito saborosa e diferente!

                De seguida, fomos aconchegados com um Gaeng Kua Goon, que é como quem diz Caril com camarão e ananás! Este é um prato muito rico – a Tailândia tem uma forte tradição de pratos de Caril também, na maioria das vezes feitos com leite de coco (como é o caso deste). Este é ligeiramente picante e vem com rodelas de malagueta (que eu tive a coragem de morder e não é assim tão picante). Os camarões vêm semi descascados e o ananás é mesmo verdadeiro e não daqueles enlatados, e era super doce! Esse contraste do doce com o picante, com a cremosidade do caril em si e as notas salgadas do camarão tornaram esta refeição bastante aconchegante e que me deixou muito satisfeita! Este prato acompanha com arroz.

                De seguida, saltamos para um prato de carne, o Neha Pad Pak Ruam. Para os não-especialistas em Tailandês, como eu, é carne de vaca cozinhada em molho de ostras com vários legumes – cenoura, curgete, pimento, cebola… - e servido também com flores de cenoura. Também vem servido com arroz e este prato não é picante. Nota-se aqui uma influência da gastronomia chinesa, provavelmente devido ao molho que tem aquelas notas meio adocicadas. A carne vem cortada em tiras muito finas e é bastante tenra e os legumes vêm ainda al dente, o que ajuda a dar textura ao prato. E aquele molho… é delicioso, especialmente em cima do arroz!

                Depois desta refeição deliciosa, claro que tínhamos de experimentar as sobremesas e deixo já o aviso que as sobremesas são muito bem servidas e eu quase que saí a rebolar da Sala Thai eheh. Provamos o Bolo de banana com uma bola de gelado. Começando pelo bolo… amantes de banana, este bolo é para vocês! Ele sabe mesmo a banana. Muito docinho, de textura semelhante a queijada, é mesmo muito bananudo, e vem com fios de ovos a decorar por cima. A bola de gelado que vem com a sobremesa é à escolha, e há vários sabores bastante interessantes e exóticos. Nós optamos pelo gelado de gengibre e foi uma boa escolha, apesar do sabor do gengibre não ser muito intenso e acabar por se perder um pouco com a intensidade da banana no bolo. O prato vem ainda decorado com um fio de xarope de canela e leite de coco.

                Com um sabor e um aspeto mais asiático, de seguida provamos o Arroz selvagem preto glutinoso com manga. No fundo é um bolinho de arroz bem preto e bastante compacto, servido quente com uma calda de leite de coco por cima e tiras de manga ao lado (que, na minha modesta opinião, deveriam ter sido cortadas um pouco mais finas). O arroz em si não é muito doce, o que torna a sobremesa pouco enjoativa, mas tem uma textura interessante e em termos de sabor é interessante também. A manga estava extremamente doce e combinava lindamente com o arroz. Se é uma sobremesa que comeria todos os dias? Provavelmente não… mas pela experiência de provar algo mais tradicional valeu bastante a pena!


O Serviço
 

                Uma coisa que devo dizer para começar é que a maioria dos membros do staff deve ser mesmo da Tailândia e que é mais fácil comunicar em inglês que em português – o que pode ser um problema para quem não domine o inglês. Apesar de tudo, eles conhecem os básicos, o menu está numerado, e nós os portugueses sabemos desenrascar-nos em qualquer situação! E há um senhor a trabalhar pelo menos que fala português fluentemente… porque, na verdade, é português.
                A barreira linguística não é um impedimento de um bom serviço, apesar de ter notado um certo distanciamento entre os funcionários e o cliente. Faltou aquele sorriso ou aquele toque extra de simpatia que às vezes calha bem, mas nada que arruinasse a experiência! Calculo que isto seja também uma questão cultural.
                Relativamente à rapidez, tenho a dizer que são bastante rápidos a servir as refeições e que elas vêm muito bem confecionadas, como já tiveram oportunidade de ver! As bebidas vieram num instante, os pratos principais chegaram em simultâneo e rapidamente, as entradas idem, apenas as sobremesas levaram um pouquinho mais mas nada de significativo! Por isso em termos de eficiência dou nota 10!


Para terminar…

                Quando vou a um restaurante com muitas expectativas fico sempre um pouco reticente pois tenho algum receio de acabar por ter uma má experiência, e é por isso que tento não levar expectativas nenhumas e apenas desfrutar das surpresas que o restaurante me trará. Mas há locais em que é impossível não ter grandes expectativas e eu já andava a namorar a Sala Thai há demasiado tempo para ir de espírito livre.

                Mas correspondeu às minhas expectativas – e até as superou! O espaço encantou-me completamente com a decoração e o ambiente, e a comida era exatamente aquilo que eu esperava – Deliciosa.
                Não sei até que ponto este é mesmo o tipo de comida que se come na Tailândia mas acredito que em Lisboa não deve haver mais nenhum espaço que sirva comida tailandesa tão genuína como este! Por isso, meus queridos foodies, se quiserem ir à Tailândia numa viagem de sabores, de que estão à espera?! Reservem mesa e preparem-se para uma aventura inesquecível e deliciosa!


Sala Thai Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

6 comentários

  1. Ficámos com agua na boca hehe já fui à uns anos a um restaurante tailandês mas que ficava na Av. Almirante Reis. Tenho de ir conhecer este! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar bem de um Tailandês na Almirante Reis! Se calhar é o mesmo :b De nada! Obrigada pelo comentário :)

      Eliminar
  2. Como não como carne fico sempre de pé atrás em experimentar novos espaços, é algo que tenho que tentar mudar.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá! :D
    Pela experiência que tenho, estes restaurantes asiáricos (Chineses, japoneses, tailandeses, indianos...) acabam sempre por ter opções para vegetarianos! Se não me engano, este tinha! Vale a pena arriscar :)

    ResponderEliminar
  4. Eu estive na Tailândia e quando descobri a sala thai fiquei super contente porque a comida é muito autêntica! Costumo trazer para comer em casa porque fica perto, mas tenho o problema de querer sempre comer as mesmas coisas e acabar por não variar muito...

    Beijooo
    By Joana Lino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca estive na Tailândia (infelizmente) Mas adorei a comida da Sala Thai <3
      Tens de ir experimentando novos pratos também ehehe

      Um beijinho!

      Eliminar

Podes gostar de...