[#Reviews] Tasting Lisboa: Polpetta - Almondegaria Artesanal

7.2.19

                Numa era em que tudo se tornou artesanal – os hambúrgueres, as pizzas, o pão… - difícil é encontrar algo que não tenha sido inventado na sua versão artesanal. E foi então que descobri o Polpetta, a almondegaria artesanal!
                Nunca antes tinha ouvido falar de um restaurante dedicado a almôndegas antes por isso fiquei imediatamente curiosa quando descobri o Polpetta. Almôndegas é algo que não faço em casa e raramente como fora e por isso também estava com saudades! Infelizmente, a minha ida ao Polpetta demorou mais do que o esperado, mas a espera compensou e consegui finalmente visitar este restaurante!

                Vamos lá?


O Espaço

                 O Polpetta fica na zona de Arroios e é um restaurante relativamente pequeno mas com uma popularidade muito grande! Antes de mais recomendo que reservem ou poderá acontecer-vos o mesmo que me aconteceu a mim a primeira vez que tentei lá ir – eram quase 14h e ainda tinha fila de espera.

                A nível de decoração, destacam-se elementos rústicos, que nos fazem sentir quase como se tivéssemos numa casinha antiga no meio de um monte. Há vários detalhes aqui e ali no espaço, como brinquedos antigos, garrafões de vidro… Até tem um acordeão num dos parapeitos das janelas!

                Como o espaço não é muito grande mas ainda tem bastantes mesas, acaba por se tornar um bocadinho crowded, no sentido em que as pessoas acabam por estar um pouco umas em cima das outras. No entanto não deixa de ser um espaço agradável para se tomar uma refeição, apenas não é o mais tranquilo.

                O facto de oferecerem um menu de almoço que parece bastante bem servido a um preço relativamente barato acaba por atrair também bastante clientela!


A Comida

                Como disse antes, o Polpetta oferece um menu de almoço de segunda à sexta, além da sua carta habitual. Nós optamos por comer à la carte, apesar de termos ido almoçar num dia de semana.

                Todos os pratos se baseiam… bem, obviamente em almondegas! E há para todos os gostos, de frango, de porco, de novilho e até a versão vegetariana! Há a hipótese de construírem o vosso próprio prato, escolhendo o tipo de almondegas que desejam experimentar, o molho e os acompanhamentos, ou então podem optar pelas escolhas do chef – como nós fizemos. Além disso, há também entradas e não podem mesmo ir embora sem provar as sobremesas!

                Para entrada, escolhemos a Brucheta com presunto. Foram-nos servidas duas fatias de pão bem recheadas com requeijão na base, depois doce de figo e uma boa dose de presunto por cima. O contraste do doce com o salgado do presunto é algo de maravilhoso e o requeijão ajuda com o seu toque salgado, além de dar uma textura mais cremosa! É daquelas combinações que parece estranha mas surpreende pela positiva! A única coisa que posso apontar – e é uma questão de gosto pessoal – é que a quantidade de presunto era mesmo muito grande. 

                Depois, escolhemos (e muito bem!) dois pratos da escolha do chef! A primeira foi o Novilho Menos Clássico, composto por 3 almôndegas de novilho numa base de puré de batata com algumas ervas (que certamente é o que lhe deu o tom verde!), cebola e uma rodela de queijo de cabra por cima. Yum! Delicioso! Além da carne das almôndegas ser bastante suculenta, o queijo de cabra vem derretido e como tem um sabor forte torna tudo muito mais delicioso! A cebola tem um sabor mais adocicado e acaba por contrastar com o queijo, combinando na perfeição! O puré de batata é já um clássico acompanhamento das almôndegas e estava bastante bom também! Não sabia a farinha e só por isso já merece uma boa nota!
 

                O segundo prato – que na realidade era o meu – foi o Frango das Caraíbas. Desta vez as 3 almôndegas eram de frango, acompanhadas com pedacinhos de bacon e ananás grelhado, numa cama de couscous. Por cima vem um molho de coentros. É um parto muito mais exótico e o ananás dá-lhe um toque de frescura que me agradou bastante! Pensei que, por serem de frango, as almôndegas ficassem mais secas mas não! Eram tão suculentas como as de novilho! Outro prato muito bom que me surpreendeu pela positiva!
 

                Claro que tinha de haver espaço para sobremesa e, quando vi o menu e as fotografias dos reviews deste restaurante sabia exactamente aquilo que queria provar – O Brownie. Oh… e o que posso eu dizer sobre este brownie?! Só de pensar nele já fico a salivar… É daquelas sobremesas mesmo decadentes – o Brownie era super chocolatudo, de textura mole – quase como se tivesse a derreter! – e vinha morninho para contrastar com a bola de gelado de baunilha. Vinha servido com cacau em pó por cima e amendoim que lhe deu um toque crocante. Acreditem… Vocês vão querer provar esta delicia!


O Serviço

                Considerando o volume de pessoas que frequenta o espaço, acho que o serviço é mesmo muito eficiente! Fomos rapidamente guiados para a mesa que tínhamos reservada, o nosso pedido foi recebido prontamente e a comida começou a chegar a uma velocidade relativamente rápida! Isto é um ponto positivo!

                O outro ponto positivo é que o staff é simpático e provavelmente muito experiente pois não se deixa intimidar pela “multidão” e consegue atender todos os clientes de sorriso nos lábios e eficiência em altas!


Para terminar…

                 Finalmente tive a oportunidade de experimentar as famosas almondegas do Polpetta e só tenho pena de não ter provado mais cedo! A comida é deliciosa e tem um conceito original – coisa que é difícil de encontrar quando parece que tudo já foi inventado!

                Volto a frisar que é boa ideia reservarem antes de ir porque realmente o espaço enche – especialmente à hora de almoço – e por favor deixem um espacinho para as sobremesas que valem muito a pena!

Polpetta - Almondegaria Artesanal Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

2 comentários

  1. Fiquei com agua na boca. Ainda nao tinha ouvido falar no restaurante mas estas fotos e esta descrição deixaram me cheia de vontade de la ir!

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei este restaurante e além disso tem preços bastante convidativos!! Aconselho é a fazerem reserva porque tende a encher rapidamente!

    ResponderEliminar

Podes gostar de...