[#Reviews] Tasting Places: La Tagliatella

31.5.19

               

 Mamma Mia! (Imaginem aqui aquele gesto de mão bem tipicamente associado aos italianos) Bem, surpreendentemente, este é o primeiro review que faço de um restaurante do país que parece uma bota… Como é possível!?

                Mas digo-vos… a espera compensa! Isto porque… francamente, este foi provavelmente o melhor restaurante de comida italiana que experimentei. E como se chama? La Tagliatella! Querem saber mais!?


O Espaço

                Encontrar o La Tagliatella é muito fácil: Na avenida de Berna, ao metro do campo pequeno, é o restaurante mais bonito daquela e tem com um letreiro enorme a anunciar o seu nome, por isso não há nada para enganar!
                No entanto, este não é o único espaço desta cadeia de restaurantes! Na verdade, existe um outro no Parque das Nações e foi-nos informado que irá abrir um terceiro espaço brevemente, cá em Lisboa! Mas estes restaurantes não se estendem apenas em Portugal – são na verdade 230 restaurantes de comida genuína italiana espalhados pela europa!
                Ao entrarmos, somos invadidos por uma atmosfera onde o requinte e o vermelho predominam. Tudo naquele espaço grita Itália – é muito evidente – mas não é demasiado pesado, nem se torna muito aborrecido. Nada disso!
                Há uma parede com o mapa de Itália que se destaca bastante e aparente é a imagem de marca desta cadeia de restaurantes – todos eles têm esta parede de destaque!
                As restantes paredes estão decoradas com elementos que remetem aos principais pratos que se servem no La Tagliatella, desde sacos de farinha e rolos de massa, aos nomes das diferentes pastas, tornando a sala bastante interessante e, à medida que olhamos em volta, vamos reparando em novos detalhes.
                Um detalhe que me chamou à atenção também fica mesmo à entrada: um forno dos de lenha! Um elemento simples, mas que dá sempre aquela sensação de conforto e de que vamos desfrutar de uma refeição bem caseira!
                O espaço é bastante amplo, tem muitas mesas, mas não parece muito apertado e todas as mesas têm espaço entre elas. Existe também uma esplanada exterior que pode também ser utilizada no inverno uma vez que pode ser fechada e tem também aquecedores!
                As mesas estão postas de forma simples, mas com o requinte que aquela sala pede – nada de muito elaborado, mas com cuidado ao detalhe. Além disso, pude observar que e também um restaurante bastante popular, considerando o movimento que observei durante a minha visita… o que é um ótimo sinal: restaurante cheio significa, claramente, comida boa!


A Comida

                 O menu do La Tagliatella é bastante extenso, tendo um pouco de todos os pratos que são típicos da Itália: desde antipasti, aos tartars, insalate, risotto, pizza, pasta, dolci… não gostam do meu italiano!? :b
                Mas o maior destaque vai para as pizzas e para as pastas… e no caso das pastas, o menu é bastante particular e muito personalizável! Isto porque é basicamente o cliente que monta o seu prato: escolhe um tipo de pasta (de entre várias opções de massa simples ou recheada), escolhe o molho… e está feito!
                Claro está que tivemos de experimentar as pastas (e agora vamos ter de voltar para experimentar as pizzas porque as que vimos tinham cá um aspeto….!). Pedimos dois pratos diferentes: Primeiro – Tagliatelle carbonara! Um clássico que é impossível falhar, não é? A massa vinha perfeitamente cozinhada, ligeiramente al dente. O molho tinha um sabor suave e era bastante cremoso, e haviam imensos pedacinhos de bacon que davam um toque especial. Claro está… que estava delicioso!
                A segunda pasta (que foi a que eu comi :b) já era um pouco mais… incomum. Cuore di Zucca Alla Norma! Que nome fancy… e que prato delicioso! Os Cuore di Zucca são, no fundo, pequenos raviolis em forma de coração, recheados de ricotta e de abóbora. O sabor do recheio é muito suave e neutro, mas não deixa de ser delicioso por isso! Então ao juntarmos o molho Alla Norma… bem! Ainda não vos falei do molho! Tem uma base de tomate, beringela, pedacinhos de ricotta que têm uma compota de tomate por cima e folhas de manjericão fresco… Que… combinação… DELICIOSA. Primeiro o contraste da compota com o salgado do resto do prato é absolutamente delicioso. Depois as folhas de manjericão dão uma frescura extra e muito sabor! E este molho em combinação com a massa fica… perfeito!
                Como se isto não fosse comida suficiente… tivemos de atacar as sobremesas! Aqui, digo-vos… o grande problema é escolher porque tudo parece decadentemente delicioso… Provamos então o crepe… mais um clássico, com uma massa bastante leve e deliciosa, servida ainda quentinha, recheada com gelado de baunilha e guarnecido com chocolate quente derretido e uma bolachinha em canudo… Como não gostar? Ainda por cima o contraste de quente e frio é algo de absolutamente maravilhoso!
                Depois, arriscamos num Cioccofondente, um nome mais difícil para uma sobremesa mais complexa, mas que é a definição de foodporn: um copo em camadas de creme de mascarpone alternadas com camadas de bolo de chocolate com uma textura muito amanteigada e um crocante de chocolate, servido com chocolate quente ao lado… Como posso descrever esta sobremesa? Um pedacinho de céu? Uma criação dos deuses romanos? Não sei… têm MESMO de provar…!
                Agora que já vos mostrei todas estas delícias, queria fazer algumas considerações finais que achei bastante interessantes! Primeiro, muitos dos produtos utilizados na confeção das refeições são mesmo de origem italiana (os queijos, enchidos, etc), o que é ótimo pois estamos a comer produtos do país de onde a gastronomia é característica. A exceção são os produtos frescos que são de origem nacional, e o que é nacional é bom (perdoem-me a referência ao Slogan e não, não sou patrocinada :b).
Um outro detalhe é que as doses são mesmo muito bem servidas e, portanto, há um incentivo para a partilha de pratos, a fim de reduzir o desperdício alimentar. Além disso, o staff dá a hipótese de o cliente levar para casa a comida que sobrar, e oferece uns saquinhos super catitas para transportar, com o nome do restaurante e uma imagem de uma cidade italiana! Além de ser uma medida muito boa para promover sustentabilidade, os sacos são super giros! Adorei, muito, esta iniciativa e por isso não podia deixar passar ao lado!


O Serviço

                Uma coisa que me deixou muito agradada foi o serviço… e eu já disse antes, mas um restaurante pode ter a melhor comida do mundo, mas se o serviço falhar, toda a experiência do cliente é afetada!
                Ao chegarmos, fomos recebidas pela anfitriã, que muito amavelmente nos conduziu à nossa mesa. Todos os membros do staff que nos atenderam e recolheram os pedidos fizeram-no com um grande sorriso e muita simpatia, ajudando-nos sempre que precisamos e dando-nos algumas sugestões e dicas. Por fim, tivemos a oportunidade e o privilégio de conhecer o Gerente do espaço que conversou um pouco connosco sobre o restaurante, o conceito e os produtos, e nos deu toda uma informação extra de background que só enriqueceu esta aventura gastronómica!
                Apesar da grande afluência de clientes no restaurante, os pedidos saiam bastante rápido, o que demonstra que toda a equipa da cozinha e da sala está bem coordenada e agilizada, o que permite dar ao cliente um serviço de qualidade e rápido! Nota 10!

               

Para terminar…

                Adoro sair de um restaurante de coração cheio, e sem ter nada de negativo a apontar. Confesso que foi justamente isto que aconteceu no La Tagliatella. E não estou a dizer isto só por dizer… Não, não! É a mais pura das verdades!
                Tanto o conforto do espaço, como a simpatia e eficiência do serviço, aliadas à comida maravilhosa oferecem a experiência ideal para qualquer amante de boa comida italiana! Por isso, claramente, recomendo uma visita a este espaço.

                Queria terminar esta partilha com uma palavra de agradecimento ao senhor Ricardo Pais, que penso que seja o gerente do espaço, por ter ido à nossa mesa e nos ter dado alguma informação extra e alguns factos muito interessantes sobre o La Tagliatella enquanto empresa multinacional e específicos daquele restaurante que não só me permitiu ter uma visão mais abrangente do conceito do restaurante e comprovar que os produtos ali servidos são realmente de qualidade, como também vos dar uma perspetiva mais completa sobre este restaurante maravilhoso!

                Visitem, que não se vão arrepender! ;)



La Tagliatella Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...