[#Reviews] Tasting Places: Kampai

27.5.19

                O que é que os Açores e o Japão têm em comum? São ambos arquipélagos, com paisagens lindas de morrer… ambos os locais têm grande actividade sísmica (o que, sejamos francos, não é assim tão bom), e também paisagens muito bonitas! Têm diversidade cultural, têm boa gente, e têm a tradição do peixe… como não poderia deixar de ser!
                Tendo tanta coisa em comum, porque não juntar um pouco do que melhor existe no Japão e um pouco do que melhor existe nos Açores e… criar um só conceito que englobe os dois? Alguém realmente pensou nisso… e o Kampai nasceu!  

                Sobem comigo a bordo nesta viagem?


O Espaço

                Localizado em São Bento, bem perto da Assembleia da Républica, o Kampai fica numa ruela bastante inclinada e um pouco discreta. À entrada, damos de caras com uma sala simples, de linhas clássicas e predominantemente escuras, mas muito elegante.
                No entanto, os elementos decorativos levam-nos a viajar por mares nunca antes navegados – como quem diz, claro. Logo à direita temos uma pintura de um barco lindo que ocupa a parede de alto a baixo.
                No lado oposto, pequenos círculos com fotografias tiradas debaixo de água fazem-nos sentir como se tivéssemos num submarino a explorar o fundo do mar dos Açores – ou do Japão, como preferirem! – ou como se tivéssemos a passear pelo oceanário.
                Uma das coisas que mais gostei relativamente ao Kampai fica ao fundo da sala – há um balcão onde está exposto o peixe que é utilizado para fazer os diferentes pratos. Mas a parte mais gira da experiência (pelo menos para mim) foi o facto de podermos ver o sushiman a preparar o peixe, a empratá-lo e a decorá-lo em pratos que são autenticas obras de arte! Confesso que fiquei muito fascinada!


A Comida

                A junção da cozinha japonesa com os produtos dos Açores começa com o peixe – o material é de origem nacional, a técnica de confeção é exportada do outro lado do mundo e cria-se aqui uma simbiose que resulta muito bem! A carta inclui várias entradas tipicamente japonesas, diferentes tipos de pratos de sushi e sashimi, pratos quentes e sobremesas, bem como uma carta de bebidas que inclui, também, produtos nacionais e nipónicos.
                Começando pelas bebidas… No Japão consomem imenso chá, especialmente chá verde (Hello matcha)! Curiosamente, o que é que se produz em larga escala nos Açores? Chá verde, precisamente! Então uma das bebidas que nos oferecem para acompanhar a refeição é precisamente chá verde dos Açores! Eu optei pela versão fria e soube realmente bem para acompanhar a refeição!
                Para começarmos, pedimos um Sashimi Moriwase pequeno… que é como quem diz – um menu de degustação de Sashimi que inclui diferentes peças incluindo alguns rolinhos que não trazem arroz, num empratamento maravilhoso e que quase que dá pena comer! Este prato incluía os clássicos – o atum e o Salmão – mas também o peixe branco e outras variedades de peixe que eu não consegui identificar mas que, honestamente, eram todos saborosos! O peixe brilhava no prato e por isso via-se que era muito fresco! A única coisa que posso apontar foi que haviam algumas peças de salmão que ainda tinham alguns pedacinhos de pele, o que significa que o corte não foi feito na perfeição… mas isto são apenas pormenores!
                Depois, pedimos dois pratos quentes. O primeiro que nos chegou foi o Yaki Udon – massa Udon (aqueles noodles de arroz grossos e de textura meia borrachuda) salteada com camarão, espinafres, cenoura e cogumelos num molho agridoce. O prato estava muito bem balanceado em termos de sabores e para quem gosta de pratos agridoces (como eu) irá certamente adorar! A porção é bastante generosa e como as massas enchem bastante é preciso ter um bom estômago para conseguir terminar!
                O segundo prato que provamos foi o Oyaku Don – Uma cama de arroz de sushi com legumes salteados, pedaços de frango grelhado, camarão e ovo por cima, servido com uma salada temperada com molho de soja e limão a acompanhar. Mais um prato que surpreendeu pela positiva, pois é realmente um prato delicioso e reconfortante, com sabores simples mas deliciosos e que nos deixam com um sorriso nos lábios. Além disso, a salada à parte adiciona uma frescura extra ao prato que o complementa muito bem!
                Por fim, para sobremesa, escolhemos a mais esquisita que encontramos no menu (tinha de ser :b)! O Matcha ice to azuki… que é como quem diz: Gelado de matcha com feijão azuki doce! Sim! Feijão doce! Aparentemente é algo que os japoneses consomem bastante em sobremesas – que seja como acompanhamento de gelados, ou recheio de pasteis, eles apreciam bastante este feijão em versão doce! Esta sobremesa vem com uma bola de gelado de matcha bastante generosa, que tem um sabor intenso a chá verde, mas que é bastante docinho e, à parte, vem uma tigela com os tais feijões doces que são servidos quentes. De aspeto, faz lembrar a feijoada brazileira que se come com a picanha! De sabor não tem nada a ver – realmente é doce, mas não demasiado doce… Na verdade não sei descrever muito bem o sabor… é diferente de tudo o que já tinha experimentado. Ao inicio não gostei muito mas à segunda colherada já comecei a ganhar-lhe o gosto e por fim até já estava a apreciar aquele sabor tão estranho! Vale a pena experimentar!


O Serviço

                 Gostava de poder dizer que o serviço foi excelente… mas infelizmente não posso. Mas também não posso dizer que foi terrível – porque isso seria deveras injusto. O Staff é muito cordial no atendimento, mas de certa forma parece que acaba por faltar uma certa simpatia. Além disso, tivemos um pequeno problema de comunicação e houve um erro em relação aos nossos pedidos que gerou um pequeno desentendimento – nada de grave – mas que caiu um bocadinho mal. De resto, não me posso queixar.
                Como já mencionei anteriormente, tive a oportunidade de ver o nosso prato de Sashimi a ser feito mesmo à nossa frente, o que foi muito interessante! A comida veio relativamente rápido, embora eu tivesse preferido que os pratos quentes tivessem chegado depois de terminarmos o sashimi e não enquanto ainda estávamos a terminar, mas isto são apenas pormenores! A qualidade do peixe e da comida é muito boa e, em relação a isso, não tenho grandes coisas a apontar!


Para terminar…

                O Kempai traz-nos um conceito inovador que mistura algo que os portugueses cada vez mais apreciam – uma boa refeição de sushi e sashimi – com o que melhor tem o nosso país. Por isso, já merece uma vénia! A comida é realmente muito boa e o peixe é fresquíssimo!
                Confesso que achei os preços um bocadinho elevados demais para a experiência no geral… mas no entanto também sei que os restaurantes que servem sushi de qualidade tendem a elevar os preços também. Eu aproveitei uma promoção que acabou por ser vantajosa mas, definitivamente, este não é um local para ir todos os dias. Apesar disso, e dos pequenos pontos menos positivos que tive que apontar, acho que é um espaço que merece ser visitado!

Kampai Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...