[#Gartinhos] 12 factos sobre a Luna

21.7.19

O tempo voa e nem nos apercebemos disso… Hoje, faz precisamente 1 ano desde que conheci a Luna. Como é possível? Parece que foi ontem que a vi pela primeira vez!

Esta gatinha foi um anjinho que veio do céu para tomar conta de mim e tem sido, em muitos aspectos, a minha terapeuta, a minha companheira, a minha confidente e a minha melhor amiga… tudo isto num corpo de gatito!
O meu carinho e amor por ela não para de crescer e só espero que esteja a ser uma boa humana para ela, que esteja a cuidar dela bem e que lhe esteja a dar toda a atenção que ela necessita.
A Luna é um gatinho especial: ela é muito doce, tanto com as pessoas como com outros animais – ela aceitou o Leo tão bem que eu fiquei chocada! Além disso, ela sente quando as coisas não estão bem, ela mima-me, ela olha para mim como se me compreendesse e enche a minha casa de vida e de boas energias!
                Uma vez que ela já faz parte da minha vida à 12 meses, aqui vos deixo 12 factos, alguns deles bem doidos, sobre a Luna! (Oh! E as fotos que acompanham os factos estão ordenadas cronológicamente... Desde Julho de 2018 a Junho de 2019)

 1. A Luna apareceu na minha vida de surpresa… mas a surpresa correu mal!

Pois é, eu contei-vos neste post toda a história da Luna, mas a verdade é que ela era para ser uma surpresa para mim. Os meus pais foram buscar-me a Lisboa e eu, na minha inocência, não fazia ideia que tinha uma ferinha há minha espera no Alentejo. No entanto, o meu pai pediu-me para ver algo no telemóvel e eu apercebi-me que haviam lá fotos de um felino… no tapete de casa. E claro que fiquei desconfiada, e os meus pais com todo um ar muito comprometido… e a surpresa ficou meio que estragada!

2. Infelizmente, parte do primeiro ano da Luna passei longe dela

Conheci a Luna em Julho e passei o Verão todo com ela. No entanto, quando retomei as aulas no final de Setembro, não a pude levar comigo, e acabava só por vê-la em alguns fins-de-semana que ia ao Alentejo, o que foi uma grande tortura para mim. Depois, quando mudei de casa em Dezembro, ela veio viver comigo e desde então somos inseparáveis!

3. Quando era pequenina, sempre que ia limpar a caixa de areia ela batia-me nas mãos

Não sei bem porquê, mas sempre que ia apanhar os “presentinhos” da Luna na caixa de areia, ela ficava extremamente ofendida, ia atrás de mim e começava a dar-me patadas nas mãos como quem diz “Não mexas nisso! Tive tanto trabalho a enterrar e agora estás a destruir tudo!”. Curiosamente, ela deixou de fazer isso, mas o Leo começou a fazê-lo.

4. Tem a alcunha de Leãozinho 

Por alguma razão que desconheço, apesar de ela ser uma menina, comecei a chamar-lhe “meu Leãozinho” como nome ternurento… sempre que chego a casa chamo pelo meu leãozinho. Acho adorável! Também lhe chamo de Bibelô (porque ela por vezes se senta nos móveis e parece parte da decoração), luninha, lunática, diva, modelo…! 

5. Durante a noite, tinha o hábito de me morder o nariz e puxar os cabelos

Quando me mudei para a casa nova e ela veio comigo, começou a ganhar o hábito de, a meio da noite, começar a passear na minha cama, e acordar-me com dentadas no nariz e puxões de cabelos! Geralmente eu acabava por enxotá-la ou, quando estava mais frio, levantava os lençóis porque o que ela queria realmente era aninhar-se no quentinho.

6. Ensinei-lhe um truque para pedir guloseimas

Quando era pequena, eu escondia uma guloseima na mão e dizia “Luna, pede”. E inicialmente ela miava para pedir. Mas ao crescer, em vez de miar, começou a bater-me suavemente na mão para pedir o docinho que lá estava escondido. Ainda hoje faz isso e é absolutamente adorável!

7. É viciada em atum

Sempre evitei dar-lhe comida “de pessoas” – limito-me à ração e às guloseimas próprias para gatos… mas um dia decidi dar-lhe um bocadinho de atum em água enlatado… e desde então, ela nunca mais me deixou abrir a lata em paz. Basta só ouvir o barulho ou sentir o cheiro que ela fica doida! Começa a miar super aflita, a correr de um lado para o outro, e não descansa enquanto eu não lhe dou o resto da lata… e eu, claro, acabo por lhe dar porque ninguém resiste…!

8. Quase sempre, depois do jantar, ela aninha-se no meu colo e adormecemos as duas

Isto era parte da nossa rotina, mas desde que o Leo chegou (e o calor também), deixou de ser assim. Antes, depois de jantar e arrumar a cozinha, sentava-me no sofá e pouco depois ela enroscava-se no meu colo e adormecia. Minutos depois, que adormecia era eu. E fazíamos isto todos os dias! Mas agora, com o Leo, ela prefere brincar com a criança eheh

9. Gosta de enfiar a cabeça na minha axila

Não sei se é do suor, ou se é apenas algo estranho de gato, mas muitas vezes a Luna tem esta paranoia de enfiar o focinho mesmo na minha axila e fica lá tempos infinitos. Para mim é um pouco chato porque ela me faz imensas cocegas mas vou acreditar que é também uma manifestação de carinho.

10. Ela tem medo de sacos de plástico do lixo

Isto é algo super engraçado mas super estranho – sempre que eu abro um saco para colocar no balde do lixo, ela foge da cozinha. É um medo tonto que ela tem! Antes também tinha medo do aspirador, mas acabou por perdê-lo!

11. Adora portas e janelas

É uma obsessão que ela tem. Adora portas, adora janelas, fica tempos infinitos a olhar à janela, e se deixo a janela um bocadinho aberta ou me descuido com a porta da rua, ela tenta logo escapar-se! Também aprendeu a abrir a porta do armário do meu quarto e adora aninhar-se em cima da minha roupa. Além disso, ela já percebeu o meu horário de chegar a casa e geralmente está atrás da porta quando chego eheh

12. Ela adora sentar-se no meu colo… quando vou à casa de banho

Este facto é… possivelmente Too Much Information mas a verdade é que a Luna tem um fascínio pela casa de banho e costuma ir atrás de mim quando lá vou. Fica a olhar-me enquanto tomo banho, enquanto lavo os dentes, enquanto me penteio… e muitas vezes, quando estou sentada no “trono” ela acha que é o momento ideal para… me pular para o colo e dormir uma sesta… Francamente Luna!



                E são estes os 12 factos que os 12 meses com a Luna me ensinaram! Claro que há muito mais, mas ficarão para uma próxima!

                Luna, o primeiro ano passou, mas prometo que te irei tratar bem e continuar a amar incondicionalmente pelos muitos anos que temos à nossa frente, juntas!

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...