[#Reviews] Tasting Places: Frutaria

6.8.19


                Se há coisa que aprecio é um bom lanche com amigos. Há sempre muita partilha nesses momentos, muitas gargalhadas, muitas histórias… e então quando esses lanches acontecem em espaços maravilhosos, toda a experiência sobe a um outro nível.

                O meu último encontro com o meu grupo de amigos aconteceu no Frutaria e posso dizer que foi o ambiente ideal para esta saída. E agora vou-vos levar comigo!

'Bora?


O Espaço

                Situado muito perto da Praça da Figueira, a Frutaria é um espaço simpático que chama a atenção pelos seus toldos verdes e peças de fruta à entrada.

                Ao entrarmos, damos por nós num pequeno café com várias mesas para pares ou quatro pessoas e uma mesa redonda para um grupo maior a meio, mas tudo disposto de forma a que se tenha espaço para circular, conversar e desfrutar.

                Ao fundo, está um balcão e a cozinha onde se pode ver a confeção dos pratos. Por cima, o menu está exposto, o que lembra de certa forma os restaurantes de centro comercial, mas com mais classe e menos confusão.

                A decoração das paredes não é muito pesada, com ilustrações alusivas a frutas e a mensagens positivas. Mas não precisa de muito mais, pois o resto da decoração do espaço remete precisamente para o nome do espaço: Fruta.

                Em torno do balcão, sobre as mesas e até na janela há caixas e cestas com fruta – na sua maioria verdadeira! – que decoram o espaço e nos fazem sentir como se tivéssemos dentro de alguma espécie alternativa de mercearia.

                A mesa redonda ao centro, que foi onde nos sentamos, tem inclusivamente uma grande fruteira com fruta real a decorar! Não é fantástico?

                Além disso, o ambiente é descontraído, a música de fundo muito agradável e moderna, e não tem aquela confusão e afluência exagerada de turistas que as ruas principais da baixa têm (apesar da maioria das pessoas que estavam lá serem turistas).


A Comida

                A carta da Frutaria inclui diversos pratos – doces e salgados – com nomes bastante originais e onde a fruta é rainha, como seria de esperar! Além disso, há toda uma diversidade de sumos naturais, cada um mais delicioso que o outro, e o engraçado é que eles utilizam a fruta que está nas caixas “decorativas” mesmo na cozinha.

                A vantagem de ir em grupo é que tive a oportunidade de ver muitos pratos diferentes, mas infelizmente não tive oportunidade de os provar todos. De qualquer das formas, deixo-vos o registo fotográfico ao longo deste tópico dos pratos que foram pedidos, com a seguinte ordem: Sandes Portuguesa, Panquecas Maples, Tosta de Abacate e Queijo Feta, Panquecas Strawberry Nice, Panquecas Happy Cow (vegan) e Panquecas Kiwi-Lime.

                As tostas são bastante grandes e cheiram maravilhosamente bem! Eu não conhecia o conceito de “tosta aberta”, mas achei bastante interessante! Uma tosta destas dá bem para um almoço ou para um lanche bastante reforçado! Infelizmente, com muita pena minha, não cheguei a provar, mas que cheiravam bem e tinham um ótimo aspeto… lá isso tinham!

                Quanto às panquecas posso falar com conhecimento de causa porque as provei e devo dizer que são provavelmente as melhores panquecas que comi em Lisboa! Honestamente fizeram-me muito lembrar as do Flaviis, no Porto (podem ver o review aqui) que são as minhas panquecas favoritas de sempre!

                Além de terem uma ótima variedade de panquecas com toppings deliciosos e até uma versão vegan, cada dose traz apenas uma panqueca, mas esta é bem grande e muito muito fofinha!

                A que eu provei era a Kiwi-Lime: com kiwi, gelado de baunilha, pedacinhos de bolacha e raspas de lima. Adorei esta combinação! O gelado era maravilhoso, e comido junto à panqueca foi mesmo um pedacinho de céu na terra. As notas subtis, mas presentes da lima faziam-se notar e traziam magia a esta combinação. Estava maravilhoso!
                 

O Serviço

                Embora, de uma forma geral, não possa dizer que o serviço foi mau, também não posso afirmar que foi extraordinário. Sendo um espaço relativamente pequeno, até se justifica que exista apenas uma pessoa a atender as mesas, mas talvez devessem considerar contratar mais alguém pois quando o espaço enche pode ser difícil fazer a gestão da sala. Assim, quando chamamos a rapariga para anotar os nossos pedidos tivemos de esperar que ela distribuísse a comida a todas as outras mesas até ela chegar à nossa.

                Além disso, após os nossos pedidos serem recolhidos, esperamos algum tempo até as bebidas chegarem e bastante tempo até a comida chegar, o que já estava a deixar-me a mim e aos meus amigos um pouco agitados. Por outro lado, sendo nós um grupo grande, fiquei muito agradada pelas bebidas terem chegado todas em simultâneo e a comida ter vindo toda ao mesmo tempo também. Por isso também houveram pontos positivos!


Para terminar…

                 A Frutaria é, na sua essência, um espaço cool, com boas vibes, decoração descontraída e que nos faz sentir como se tivéssemos numa frutaria alternativa. Oferece comida de qualidade, dentro do conceito “Saudável” e de “Brunch” que está agora na moda. As porções são boas, o serviço não é mau de todo, e a experiência foi, no geral, agradável. Além disso, atrevo-me mais uma vez a realçar que estas foram provavelmente as melhores panquecas que comi em Lisboa até agora!

                Os preços são um pouco elevados, considerando as doses; no entanto é um espaço na baixa e todos nós sabemos que está ali para atrair principalmente turistas que deixam uma nota preta. Na minha modesta opinião, vale a pena a visita, nem que seja só pelas panquecas! Confiem!

Frutaria Café Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

2 comentários

  1. Adorei seu comentário sobre as panquecas. Aqui do Brasil, fiquei com "água na boca". Beijinhos, Fernanda Portela ❤

    ResponderEliminar
  2. Já lá fui e fiquei exactamente com a mesma opinião!
    Apesar de não ser muito barato vale a pena porque as panquecas são deliciosas e têm óptimas combinações de toppings. Essas de kiwi e lima deram-me água na boca ��
    By Joana Lino ♡

    ResponderEliminar

Podes gostar de...