[#Reflexão] Porque é que as dietas não funcionam? - Opinião de quem não percebe nada do assunto

28.10.19

                Celebrou-se no passado dia 16 de Outubro o dia da alimentação – o motivo perfeito para promover a alimentação saudável, um estilo de vida activo, escolhas sensatas e inteligentes, de forma a diminuir o risco de doenças e aumentar a qualidade de vida.

                Até aqui, está tudo certo. Isto é, de facto, muito importante e deve ser feito – mas com conta, peso e medida, e muito bom senso à mistura. Acho que esta altura é também aproveitada para haver uma espécie de guerra indireta sobre qual a dieta que é mais eficiente, havendo troca de galhardetes sobre benefícios e malefícios de determinadas escolhas alimentares em deterimento de outras.
                É nestas alturas em que agradeço não ser nutricionista. Acho que deve ser a ciência menos exacta que existe. É um paradoxo, mas ao mesmo tempo é muito simples resolver um problema relacionado à nutrição. Isto porquê? Porque a resposta a qualquer pergunta que se faça no campo nutricional tem a mesma resposta: Depende. Depende da qualidade, quantidade, disponibilidade, gosto pessoal, recursos, características individuais… depende de questões culturais e sociais… Essencialmente, depende.

“A dieta baixa em gordura é mais eficiente que a baixa em açúcar?” Depende.
“Comer carne de vaca causa cancro?” Depende.
“Se eu comer uma dieta rica em proteínas vou ficar super híper musculado/a?” Depende.

  Depende sempre de algum fator.


                Algo que tenho observado também (e infelizmente aqui entra a minha experiência pessoal, que vivi na minha pele) é que todas as dietas funcionam… e todas as dietas funcionam mal. Mais uma vez, os resultados são relativos. Todos nós temos aquele amigo ou amiga que só come “porcarias” e é magríssimo/a, e temos alguém que se queixa de ganhar 10 kg a comer uma folha de alface. Porque é que isso acontece?

                Tanto o excesso de peso como o baixo peso são dois extremos de uma mesma situação, excetuando as questões patológicas, como distúrbios hormonais ou doenças oncológicas que podem levar o peso a ir aos extremos, e os casos de obesidade infantil que eu diria que são um reflexo da (má) educação alimentar. Em nenhum dos outros casos as mil e uma dietas que existem parecem ser eficientes – pelo menos a longo prazo. E porquê?


Porque o problema não é a comida.


                Na verdade, a comida, nestes casos, é mais a solução, ou o coping mechanism, para problemas que queremos esconder ou não sabemos ultrapassar.

Isto é muito mais fácil de entender falando em situações de baixo peso: Ninguem quer passar fome, é absolutamente contranatura. Então porque é que há pessoas que sofrem de anorexia? Porque é uma forma (muito má) de lidar com questões emocionais. Dá a sensação de controlo que uma pessoa perde em outros aspetos da sua vida, e portanto esta restrição acaba por ser um coping mechanism. Claro que é fácil dizer a uma pessoa com anorexia para comer, que é a solução. Não é, de todo. E é precisamente por isso que há tantas recaídas, é por isso que as hospitalizações não são tão eficientes quanto deveriam ser: o problema não é a comida. O problema é emocional. Enquanto não se resolver o problema emocional, não vai haver dieta que funcione. Quando o problema emocional estiver controlado, não há necessidade de haver um plano alimentar.

O mesmo raciocínio se aplica em casos de excesso de peso: a origem destas situações é geralmente emocional, e o coping mechanism neste caso é comer, pois este traz o conforto e o prazer que falta noutras áreas da vida do individuo. E porque é que as dietas não funcionam a longo termo? Porque o problema emocional que leva a este comportamento não está resolvido.

Desta forma, promover a dieta X, Y ou Z de nada servem nem mesmo se aquela estrela do Instagram diz que é a prova viva dos seus resultados. Não é por comeres produtos híper proteicos das marcas da moda que vais ter o teu corpo de sonho. Isso é utópico e a “dieta” é um negócio.

Ter um “corpo de sonho” é ter um corpo feliz, nutrido, no qual mora uma pessoa que se aceita e que se ama. Nesta sociedade em que se vive de aparências, temos de ser céticos e questionar tudo o que vemos.

Falo por experiência própria: pensei que cortar nas gorduras, nos açúcares e tudo mais me iria dar um corpo de top model e me fazer sentir mais feliz mas acabei quase a matar-me, a sentir-me miserável e sem qualquer vestígio de emoção. Isto porque me agarrei a algo que é muito divulgado como milagroso para tentar resolver questões da minha vida que nada têm a ver com alimentação e acabei numa situação mil vezes pior.

É importante questionarmo-nos porque tomamos determinadas decisões. “Isto é para meu bem, ou estou a fazê-lo por desespero?” “Porque me sinto insatisfeito/a?” “Será a dieta a solução ideal para o meu verdadeiro problema?”.

Acredito que, se formos mais felizes no interior, isso se manifestará no exterior também: num corpo saudável e radiante. Não é preciso sermos infelizes a deixar de comer aquilo que gostamos só para termos abominais definidos ou menos uma gordurinha aqui e ali. A natureza é perfeita e se o teu corpo tem naturalmente a forma X ou Y é porque foi assim que foi desenhado.


Aceita o teu corpo.
Ama-te.
E não te deixes levar por modas.


Também podes gostar

4 comentários

  1. Concordo contigo :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Eu honestamente não acredito muito em dietas... Acredito sim na boa alimentação que devemos ter e nos benefícios que esta, em conjunto com algum exercício, podem trazer para o nosso corpo!
    Beijinhos, I'm Patrícia Silva Blog!!

    ResponderEliminar
  4. Sempre gostei muito de comer, não como de tudo e tenho dificuldade em fazer uma alimentação equilibrada, mas tento (risos). Já passei por períodos complicados e um deles fez me perder muito peso (mas a barriga continuava lá), o emocional afeta demais o nosso organismo, não adianta tentar emagrecer ou engordar se não estamos bem por dentro!
    Um beijinho enorme **

    https://bauderecordacoes24.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Podes gostar de...