[#Reviews] Tasting Places: Umami

25.10.19

                Um dia destes, apetecia-me realmente comer uma bela carne. Mas a verdade é que já existem tantos sítios para ferrar o dente num bife que o difícil é escolher. Mas quando nos prometem um quinto sabor no nosso bife além daqueles que os comuns mortais conhecem, claramente que temos de ir experimentar!
                Ouvi falar de Umami como um 5º paladar – a juntar ao doce, ao salgado, ao amargo e ao azedo – mas associado à gastronomia japonesa. Nunca, jamais, em tempo algum, iria associar a bifes. Muito menos a bifes que nada têm a ver com gastronomia japonesa. E a curiosidade apoderou-se de mim!


O Espaço

                 Situa-se na avenida 24 de Julho e destaca-se pelos seus toldos negros! Como muitos restaurantes deste tipo, o espaço é moderno, relativamente amplo, de linhas simples mais requintadas. À entrada, damos de caras com uma porta gigante (realmente quase que é preciso comer um bife para a abrir – perdoem-me a piada!) e do outro lado uma parede coberta de verde, mostrando um toque de natureza naquele ambiente.
                O balcão fica logo à esquerda, onde se podem ver inúmeras bebidas e cocktails a serem preparados. Ao lado, a cozinha aberta permite-nos ver a comida a ser confecionada mas, mais interessante ainda, podemos observar os pratos a serem empratados, o que é sempre muito interessante (pelo menos para mim!). Ao balcão, existem também alguns bancos para os clientes degustarem da sua bebida ou refeição ali ao invés de nas mesas.
                E falando em mesas, todas elas estão postas com cuidado e requinte. Um detalhe interessante são as facas, que basicamente imitam as navalhas que eu, tendo crescido no Alentejo, estou habituada a ver – qualquer alentejano que se prese anda de navalha no bolso para atacar a sua bucha.
                O ambiente e a decoração são bastante descontraídos, jovens e modernos. Se tivesse de destacar um ponto negativo, contudo, seria que a música ambiente estava muito alta – e eu logo por azar escolhi um lugar mesmo junto a uma coluna – e portanto sentia que tinha de gritar para me fazer ouvir, o que nunca é uma boa sensação.


A Comida

                O menu é muito simples e curto, o que para mim é ideal, e está divido em Entradas, carnes e respetivos acompanhamentos, sobremesas, e bebidas. Simples, curto e muito delicioso!
                Começamos a nossa refeição com uma salada – verdes nunca são demais! Vinha com uma combinação de alface e rúcula, tomate cereja e cebola crocante (muito crocante mesmo!), temperada com molho balsâmico e… foi uma ótima escolha para abrir a refeição! Eu adoro saladas, mesmo aquelas mais simples, e por isso fiquei bastante feliz com esta entrada mais saudável.
                De seguida, fomos então para a estrela do restaurante – a carne! O corte que pedimos inicialmente não estava disponível e portanto optamos pelo Chuletón maturado Black Angus (nome fancy!) em ponto médio. Primeiro que tudo, destaque para o empratamento – a tabua é super gira, vem com sal dos himalaias que é tendência gastronómica agora, malagueta e tomate cherry assado! Vem também servida com o osso o que achei muito interessante pois nada se desperdiça! A carne em si estava macia e muito tenra. No entanto algumas partes da carne, as mais finas, vinham bem passadas ao invés de virem em ponto médio, o que não é de todo negativo mas foi algo que eu notei.
                Para acompanhar este belo naco de carne, vieram umas chips de batata doce – crocantes, nada salgadas e bem sequinhas – e legumes salteados – uma grande mistura de legumes, muito bem confecionados, que ficam muito bem com a carne! Fiquei muito contente com a escolha!
                Quanto às sobremesas… algo que tenho vindo a reparar é que estes restaurantes dedicados a carnes apostam muito no empratamento das sobremesas e por isso ganham muitos pontos extra! Provamos dois dos docinhos da carta! Primeiramente, o brownie de chocolate e caramelo com gelado de baunilha. Não há como dar errado um brownie com gelado mas este era todo um outro nível! Reparem só no empratamento… não é lindo? E depois o brownie em si era por camadas – duas camadas de chocolate com um creme espesso e decadente de caramelo no meio… Conseguem imaginar? Ainda por cima servido quente, a contrastar com o gelado frio foi de ir aos céus!
                A segunda guloseima que degustamos foi a mousse de After Eight com sopa de morango – mais um nome pomposo para um doce maravilhoso e cujo empratamento, mais uma vez, é de destacar! A mousse é espessa e pesada e não airada como normalmente se serve a mousse de chocolate. No entanto, tem um forte sabor a menta que corta toda a doçura do chocolate e a torna bastante deliciosa. A sopa de morango – que no fundo é um puré – dá um toque acido que equilibra e muito o prato! Foi mais uma sobremesa aprovada!
               

O Serviço

                Staff simpático e atencioso, que nos deixou à vontade e nos ajudou nas nossas escolhas. Infelizmente fomos num dia em que alguns dos cortes de carne não estavam disponíveis e houve algum problema de comunicação entre os funcionários pelo que fizemos o nosso pedido e só depois fomos informados que o corte que tínhamos pedido não havia no dia, mas sem problema algum!
                A comida é confecionada na hora, mas é relativamente rápida a chegar à mesa, e o empratamento, como já puderam ver, é maravilhoso! Houve um outro incidente com um café que foi pedido em conjunto com as sobremesas mas acabou esquecido… mas sem stress.
               

Para terminar…

                Mais uma boa experiência num restaurante dedicado a carnes. Se a carne tinha sabor umami ou não… bem o meu nível de gastronomia não me permite avaliar tão profundamente essa questão. No entanto, achei que a carne estava muito boa, os acompanhamentos idem, e as sobremesas então nem se falam!
                Os preços não são os mais acessíveis mas podem usufruir de um prato gratuito com o Zomato Gold o que acaba por compensar!
(Têm 25% de desconto na subscrição do Zomato Gold com o código PATR0876, se quiserem aproveitar!)




Umami Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...