[#Reviews] Tasting Places: Boteco da Dona Beija

5.3.20

                Tenho uma amiga na faculdade, que está na mesma equipa de investigação que eu, e que é brasileira. Ela já nos fez pão de queijo, já nos fez brigadeiro, já nos explicou o que é chimarrão… enfim, ensinou-nos muita coisa!
                A minha amiga fez anos e então decidiu convidar-nos todas para comer uns petiscos tipicamente brasileiros! Mas, claro, como era o seu aniversário obviamente ela não queria cozinhar… então pegou em nós e levou-nos ao Boteco da Dona Beija para celebrar este dia tão especial!

                E agora eu levo-vos a vocês!


O Espaço

                Já tinha passado algumas vezes perto da Dona Beija mas confesso que ainda não tinha espreitado com muita atenção. Situado ao pé das Picoas, este restaurante apresenta-se como um espaço acolhedor e cheio de atitude.
                A sala de refeições é ampla, com várias mesas individuais e algumas em grupo, e até a opção de comer ao balcão. Há um balcão de bebidas onde, por trás, está escondida a cozinha onde me pareceu que tudo era preparado na hora.
O cartão-de-visita são as grandes janelas que permitem a entrada de luz natural durante o dia, e as mesas duplas em que as cadeiras são baloiços, bem junto às janelas! É um detalhe encantador.
O espaço é bastante simples, o que combina perfeitamente com aquela atmosfera descontraída brasileira. A música ambiente inclui hits brasileiros bastante conhecidos, que é a cereja no topo do bolo. 
As mesas estão postas de forma muito básica, e o conceito do restaurante estimula a partilha, e também pede para que se deixem os maneirismos e os requintes do lado de fora e agarrar aquela coxinha que realmente vos apetece com a mão – e isto sim, é deixar fluir e divertir!


A Comida

                O menu não é muito longo mas dá vontade de experimentar tudo! Está subdividido em entradas, pratos principais para duas pessoas e sobremesas. O menu aconselha que, para duas pessoas, se peçam duas entradas e um prato principal, mas nós fomos com ideia de partilhar e provar o máximo que conseguíssemos por isso, essencialmente, provamos as entradas (quase) todas!
                Começando por uma entrada simples – a mandioca frita! Palitos grossos de mandioca que se assemelham a batatas fritas. Nunca tinha provado e achei que o sabor e textura navegavam entre batata-doce e castanha. Apesar de não ser apreciadora de nenhum dos dois, até nem achei mau!
                Depois, o tradicional pão de queijo – quentinho, cheio de sabor, é daqueles petiscos que é impossível resistir de tão delicioso que é!
                Seguimos com o pastel de queijo, que tem uma massa que me lembra a dos fritos de natal e é recheado com queijo e ervas. É mais duro do que eu pensava, e o recheio poderia ser mais generoso, mas em termos de sabor estava top!

                Provamos ainda o pastel de carne, que é semelhante ao de queijo com recheio de carne! Ambos os pasteis vêm acompanhados de maionese de ervas que combina na perfeição com as iguarias!
                Saltamos para o bolinho de arroz com carne seca, que nada tem a ver com o nosso bolo de arroz eheh. É uma espécie de pastel de bacalhau, mas cuja base é carne seca – que aparentemente é uma iguaria famosa no Brasil – envolta em arroz. Também é muito saboroso!
                Mas, se leram até aqui, deixem-me dizer-vos que deixei o top 2 para o fim! Em segundo lugar temos…. A decadente coxinha de frango! Como passei tanto tempo sem ter provado algo assim? Tem uma casquinha bem dura por fora, mas o recheio é espesso, cremoso e cheio de sabor! Claro que acabei a comer mais que uma pois… enfim, não há como resistir (E eles bem nos disseram que era a melhor coxinha de Lisboa! Não tenho como comparar mas… vou confiar!)
                Mas ainda assim, algo se destacou ainda mais que a cozinha. Algo que eu não conhecia de todo e que, assim que me sentei no metro para ir para casa comecei logo a pesquisar na internet como fazer… O dadinho de tapioca! Soberbo, genial, decadente, irresistível… são palavras que eu tenho para descrever. Estes pedacinhos de céu são feitos com pérolas de tapioca, queijo e leite, misturados até fazerem uma pasta, que depois é cortada em cubos e frita – ficam crocantes por fora, e com uma textura bastante interessante por dentro pois sentem-se as pérolas da tapioca a desfazerem-se na boca! Que coisa boa! E depois, vem acompanhado com molho sweet chilli… Maravilhoso!
                Acabei por não provar a sobremesa, mas houve quem provasse e eu aproveitei para tirar uma fotografia ao maravilhoso brigadeiro de panela! O brigadeiro deve ser o doce mais conhecido do Brasil e não poderia faltar, não é? Acompanhado com morangos, amendoim caramelizado e granulado de chocolate, quem provou disse que era uma delícia – e eu não duvido!


O Serviço

                O staff é todo brasileiro, o que ajuda na envolvência de toda a experiência na cultura brasileira – todos eles com aquele sorriso simpático e boa energia que associamos a este povo sempre alegre.
                Uma coisa que constatei foi que a comida demorava um pouco a chegar, especialmente porque optamos unicamente por pedir entradas para irmos partilhando. No entanto penso que isso se deve ao facto de tudo ser confecionado na hora e, obviamente, isso leva tempo – por isso a espera não foi de todo algo assim tão negativo!


Para terminar…

                Nunca tive no Brasil, mas a minha amiga diz que aqueles sabores são bastante genuínos e eu acredito nela! E se estes são sabores genuínos, devo dizer que a gastronomia brasileira é muito rica em sabores e ganhou uma fã!
                Achei este espaço delicioso para um convívio entre amigos, pois pede partilha de comida e de experiencias, acompanhada por uma caipirinha e muitas gargalhadas! E por falar em caipirinha, se tiverem Zomato Gold, podem receber até duas bebidas de oferta! Mais uma razão para visitarem o Boteco da Dona Beija! (e se forem não se esqueçam de provar o dadinho de tapioca!)
(Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)

Boteco Dona Beija Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...