[#Reviews] Tasting Places: Pita Gourmet

13.3.20

                Gosto sempre de iniciar os meus textos sobre os restaurantes com um pouco de contextualização, que muitas vezes se baseia em piadinhas ou tentativas de enquadrar o post como se fosse uma viagem.
                No entanto, desta vez a minha escolha de restaurante teve por base uma história que na realidade aconteceu mesmo! O meu pai quando era mais jovem fez um interrail pelo sul da Europa e sempre me disse que o país que tinha gostado menos de visitar foi a Grécia. Por muitas razões: primeiro, mal chegou à Grécia ficou doente, depois, a impressão das pessoas, das cidades e das limpezas não foi a melhor… Acho que ele ficou um pouco traumatizado, diria eu.

                O que é que eu fiz? Arrisquei e levei-o comigo ao Pita Gourmet, um restaurante – adivinharam! – Grego! Como será que correu…?


O Espaço

                O Pita Gourmet já era conhecido na margem sul, e acabou por abrir um espaço também em Lisboa, na zona de Campo de Ourique. Destaca-se das demais casas precisamente pelo nome estampado nas paredes!
                Ao entrar, confesso, a primeira impressão não foi a melhor: depois de abrir a porta tudo o que eu vi foi um corredor estreito, com a cozinha imediatamente à direita. A cozinha é aberta e permite o cliente ver o que se está a confecionar lá dentro mas, para mim, a derradeira questão foi: onde estão as mesas?
                Percorrer aquele corredor é, literalmente, a passagem do mundo normal para um espaço que assim que o vi, pensei “isto é exatamente aquilo que eu imagino da Grécia!”: uma sala relativamente grande que, apesar de ter pouca luz natural, realmente brilha! Brilha porque toda ela está adornada com tons de azul e branco que fazem com que, mesmo sem luz, seja iluminada!
                As paredes estão cobertas de pinturas de paisagens de ilhas gregas, ao fundo, a receita do tradicional tzatziki e do pão pita está estampado na parede. As mesas e cadeiras seguem os mesmos tons que a sala – azul e branco – e estão postas de forma simples mas nada descuidada. E têm direito a vela!
                Um pormenor que tenho de salientar é que acho que aquele espaço tinha sido uma habitação anteriormente, que foi depois adaptada para um restaurante. Porquê? Porque na casa de banho das senhoras está um chuveiro! Eheh


A Comida 

                O Menu do Pita Gourmet é especial por várias razões: Primeiro, porque é um menu cheio de iguarias gregas, genuínas e maravilhosas – o que dificulta bastante a tarefa de escolher o que comer, até porque contempla muitos pratos. Depois, na primeira págica, oferece um pequeno curso de grego para quem quiser aprender e, quem sabe, arriscar a fazer o seu pedido em grego! Por fim, para os indecisos (estou a levantar a mão aqui!), inclui alguns pratos que compilam as iguarias mais características, dando um leque mais vasto de coisas para provar. E adivinhem… foram mesmo esses os pratos que pedimos!
                Para entradas, pedimos uns Mezze com pão pita. Mezze. Os Mezze incluíam 4 tipos de paté: o conhecido Hummus, feito de grão de bico, o tradicional Tzaziki, que é uma base de iogurte com pepino e endro, o Tirosalata, com queijo feta, pimentos, e um toque picante, e por fim o Melinzana, feito com beringela fumada. Qual dos quatro o melhor? Confesso que se destacaram mais o tzaziki e o tirosalata pela sua frescura e pelo sabor a queijo, que eu adoro! Mas estavam todos maravilhosos.
                Para prato principal, optamos também pelo “prato de degustação” – o Pikila! Este prato com vários tipos de carne e acompanhamentos é desenhado para 2 pessoas (mas a dose é bastante grande!) e inclui vários tipos de carne e vários acompanhamentos. Nas carnes, provamos o Gyros – carne grelhada como se fosse uma espécie de kebab, com bastante especiarias –, o Suvlaki – uma espetada de frango e bacon, também grelhada -, o Sutsukaki – carne picada e condimentada com várias especiarias, também servida no espeto -, e por fim o Lukanko – uma salsicha típica grega. Adorei todas elas, e devo destacar que a carne vem toda grelhada, não tem muita gordura o que para mim é excelente, e vem cheia de sabor! Os acompanhamentos para as carnes deliciosas foram salada, batatas assadas no forno com ervas e sumo de laranja e limão (provavelmente o melhor acompanhamento de todos na minha humilde opinião) e arroz pilafi, com legumes e frutos secos. Ainda a adornar o prato, veio tzatziki, ketchup e pão pita!
                Claro que, depois disto tudo, não conseguimos provar também o “pijaminha” de sobremesas à grega, mas ainda houve espaço para comer um gelado de iogurte grego com mel e nozes e… palavras para quê? Aquela cremosidade não se descreve… tem de ser provada!

                 Por fim, tenho de falar da minha bebida. Quando pedi uma cola zero, não fiquei surpreendida quando me disseram que não tinham, e rapidamente disse "Não faz mal, pode ser Pepsi". A surpresa surgiu depois... quando me disseram que também não tinham pepsi - apenas tinham cola grega. Se eu soubesse que tal bebida existia, tinha logo pedido! A lata é muito semelhante à da cola zero normal, mas o sabor é um pouco diferente - achei mais doce. Ainda assim, fiquei bastante satisfeita com a escolha!


O Serviço

                Fiquei bastante impressionada pela positiva com o serviço! Primeiro, fomos muito bem recebidas por uma rapariga que, desconfio eu, seja mesmo grega! Guiou-nos para a nossa mesa e, assim que nos sentamos, sacou de um isqueiro e acendeu a vela que ali estava – fantástico! Ela foi super atenciosa durante toda a refeição, certificando-se que estava tudo do nosso agrado.
                Por outro lado, a cozinha funciona muito bem – a comida sai a um ritmo rápido, acabada de confecionar, empratada em ardósias como tiveram oportunidade de ver em cima. Não tem, de todo, aspeto de comida Gourmet, mas tem aspeto de comida caseira, cozinhada com muito amor, o que é 100 vezes melhor!


Para terminar…

                Se nunca provaram gastronomia grega, visitem o Pita Gourmet! Se gostam de comida grega, visitem também! E se já lá foram alguma vez, repitam, porque vale muito a pena!
                Além do serviço maravilhoso e dos sabores que me pareceram bastante genuínos, os preços também são atractivos e por isso, este sitio é uma excelente ideia para levarem os amigos, a família, toda a gente!, e desfrutarem de uma refeição deliciosa!

Pita Gourmet - Campo de Ourique Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...