[#Reviews] Tasting Places: Wurst – Salsicharia Austríaca

20.3.20

                Quando eu tinha uns 16 anos, eu e os meus pais fizemos uma espécie de um mini-interrail cujo objectivo era chegar à Suiça para visitar a nossa família de lá. Durante a nossa estadia lá, passeamos um pouco quer na Suiça, quer nos países que faziam fronteira com o cantão alemão.
                Acontece que um dia fomos, pura e simplesmente, jantar à Áustria. No entanto, fomos jantar à Áustria num restaurante Italiano… Naquela altura não me importei muito porque, na verdade, era meia esquisitona a comer, mas agora tinha curiosidade em saber o que lá se come.

                E foi assim que descobri o Wurst… E agora quero que vocês descubram comigo também!


O Espaço
                Situa-se no mercado de São Bento, bem perto da Assembleia da Republica, e não há como enganar – no exterior do mercado, um grande letreiro faz anunciar uma pérola que se esconde dentro do edifício.
                Como podemos encontrar em outros mercados de Lisboa, o Wurst também se baseia num conceito quase de comida de centro comercial – no entanto, aqui não se pede ao balcão, mas sim à mesa. Ainda assim, não há separação entre as zonas de refeição dos restaurantes do Mercado, ou pelo menos assim me pareceu. 
                Ao contrário das demais praças de alimentação deste estilo, esta é bem pequena, e tem um aspeto meio rustico, com mesas e bancos de pau ao estilo tasca. Na minha opinião, assenta na perfeição com o conceito e com o ambiente familiar que se sente ali.
                O balcão do restaurante está decorado com vários elementos alusivos ao país a que se dedica – a Áustria. Desde pequenos fatos tradicionais, a fotografias, outros elementos decorativos e até waffles, todos os detalhes foram bem pensados para proporcionar uma experiencia bastante agradável e genuína.
                As mesas estão postas com pequenas toalhas de mesa com padrões que eu associo aquela zona da Europa. Os talheres e guardanapos estão dispostos em recipientes de esmalte – como, no nosso caso, as panelas.
                Por fim, o restaurante e o conceito foram criados por um casal austríaco! Tive a oportunidade de trocar algumas palavras com a Maria, uma das donas, que é muito simpática!


A Comida

                No Wurst, toda a comida gira em torno de um elemento – a Salsicha. Embora não seja a única coisa presente no menu, é, sem dúvida, a estrela. Ir ao Wurst e não provar as salsichas é quase como ir a Roma e não ver o papa! As salsichas são todas produzidas numa herdade alentejana, o que é também algo bastante bom!
                No menu, existem alguns pratos já desenhados, sopas e sobremesas do dia e bebidas. No entanto, a parte mais interessante é a possibilidade de construir o nosso próprio prato, escolhendo de entre as diferentes salsichas, acompanhamentos, pão e molhos! Claro está que foi justamente isso que fizemos e, portanto, irei partilhar as combinações criadas!
                Mas antes de irmos para as estrelas do menu, pedimos a sopa do dia para provar, pois era algo um pouco alternativo: Creme de castanha! Confesso que não gosto nada de castanha mas… tive de provar, e não era tão mau quanto esperava! Tinha um sabor forte a erva-doce que camuflava um pouco o gosto da castanha e era bastante aveludado.
                Passando para o que interessa, mas começando pelo mais simples: Salsicha Frankfurter cozida, com chucrute e o acompanhamento especial do dia, com dois tipos de mostarda e ketchup. A salsicha é a mais básica – carne de porco e vitela, fumada, servida apenas cozida. No entanto, apesar de parecer simples, é bem mais saborosa que qualquer salsicha de lata! O chucrute, para quem não conhece, é um prato de couve envinagrada e salteada, cheio de sabor! E, naquele dia, o acompanhamento especial era uma salada de legumes com pêra que estava divinal!
                A segunda combinação que chegou à nossa mesa, também era composta por salsicha Frankfurter mas desta vez grelhada, chucrute e batatas fritas caseiras, e vinha com um pretzel gigante e com as duas mostardas! A salsicha grelhada fica com um toque extra fumado que é bastante saboroso! De destacar as batatas fritas que são caseiras (até são cortadas com a casca!) e bem sequinhas e crocantes! O pretzel não cheguei a provar mas tinha bom aspeto!
                A última combinação, tinha exatamente os mesmos acompanhamentos que a anterior, mas uma salsicha diferente: Kaskrainer. Esta salsicha, servida grelhada, tem duas particularidades – primeiro, pode ser picante ou não. Para nós veio a versão picante que eu achei bastante suave. Depois, além da carne, tem também queijo… e deixo-vos a idealizar o quão deliciosa é porque… é mesmo!


O Serviço

                É sempre tão bom sermos recebidos com um sorriso bem-disposto, toda a experiência fica bem melhor! E foi justamente isso que aconteceu. A rapariga que nos recebeu e atendeu foi super querida! Fez-nos sentir em casa, explicou-nos o menu e ainda nos deu sugestões! Foi 5 estrelas.
                O serviço de cozinha em si também foi bom- Os pratos podem acabar por demorar um pouco mas isso deve-se ao facto de serem cozinhados na hora e, portanto, quando há maior fluxo de clientes pode demorar um pouco mais, mas a espera compensa! As porções são muito bem servidas e o empratamento é cuidado! Foi 5 estrelas também!


Para terminar…

                Gosto tanto de sair de um restaurante com um grande sorriso nos lábios e uma barriguinha bem feliz… e desta vez foi isso que aconteceu! Wurst, conquistaste o meu coração!
                Para quem gosta de se aventurar por sabores novos, esta é sem dúvida uma excelente opção! Além disso, os preços são bastante acessíveis e, para quem mora na área, pode também pedir takeaway! Recomendo é que façam reservas (basta enviarem um e-mail que a equipa responde rapidamente) pois o espaço não é muito grande… além disso, se tiverem Zomato Gold, poderão ainda receber um prato gratuito! Que mais se pode querer?
(Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)

Wurst - Salsicharia Austríaca Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...