[#Experiências] Viagens no tempo - Brinquedos do final dos anos 90

27.3.20

               O facto de estar em quarentena trouxe várias coisas: distanciamento social, ansiedade generalizada, medo… e tempo livre. E na minha opinião todos estes pontos são maus!
               Quantas vezes demos por nós a pensar “Se eu tivesse tempo faria…” e esses três pontinhos são aquelas mil e uma ideias que temos na cabeça e que, quando realmente temos tempo livre, desaparecem como por magia. Pelo menos comigo funciona assim: Quanto mais tempo livre tenho, menos coisas tenho para fazer. E o inverso é igualmente verdade.
               Por outro lado, vim para casa dos meus pais passar esta temporada e uma das coisas que decidimos em família fazer foi ir ao sótão e arrumar as caixas e caixotes cheios de tralha que lá temos em cima desde o tempo dos Afonsinhos, e dividir tudo entre coisas para manter, coisas para doar, e coisas para deitar fora.

               Acabei, obviamente, por alcançar as caixas dos meus brinquedos e… whoa, como me lembro bem da grande maioria deles! Lembro-me daqueles que gostava mais, dos que achava meio tontos, daqueles que pedinchava aos meus pais mas que na verdade não queria assim tanto, e aqueles que brinquei tanto que até estão gastos!
               Mas os brinquedos do meu tempo são tão diferentes do que há agora que decidi partilhar convosco algumas das coisas que encontrei! Vamos então a uma viagem pelo tempo até ao mundo da mini-Patty!


Barbies

Este deve ser o brinquedo mais clássico das meninas, e que perdurou no tempo atravessando gerações! A minha mãe conta que o que eu gostava de fazer com as barbies era despi-las e destruir o cabelo delas… mas não sei até que ponto é verdade! Tive mesmo muitas barbies (demais até!), mas algumas delas sobreviveram às minhas maldades e agora estão (bastante bem) vestidas e tratadas, esperando um local onde possam ser expostas!


Tasos

               As crianças de atualmente não sabem o quão entusiasmante era encontrar, no fundo do pacote de batatas fritas, aquele Taso que faltava na coleção! Claro que ter esta quantidade de tasos exigiu o consumo de largas porções de batatas fritas, mas valeu a pena pois agora consigo recordar aqueles tempos de gloria em que eu quase vivia o mundo dos Pokémon! Além disso, tenho também Tasos do Digimon que não vinham dos pacotes de batatas fritas, mas que colecionei também pois era apaixonada!


Pinipons

               Nunca tive uma casa de bonecas mais tradicional… mas tive uma família de Pinipons, que é quase a mesma coisa! Os pinipons ainda existem actualmente mas aparentemente levaram uma grande revolução e uma cara nova, comparados com os meus do milénio passado (e agora sinto-me bastante velha…). Mas lembro-me perfeitamente de brincar com eles e adorar! E ainda agora quando os encontrei tive aquela vontade de montar a casinha e… bem, voltar a ser criança, inocente e criativa


PolyPockets

               Acho que este foi um daqueles brinquedos bem antigos que faziam furor entre as meninas e concorriam com a barbie! Essencialmente, estes bonequinhos – cuja personagem principal era a Poly – tornavam qualquer cenário ou mundo possível… mas em miniatura! Desde mundos inspirados na Disney, a casas, lojas,… tudo era possível para estas pequenas bonecas! Surgiram mais tarde as versões maiores das Polys, que eu também tive, que tinham a particularidade de terem roupas de silicone! Lembro-me perfeitamente que era bastante difícil de as vestir, mas ainda assim adorava brincar com elas…!


Os meus primeiros gadgets (Poly Pocket)

               Tive de dar destaque a estes três brinquedos, da coleção das polypocket, por serem especiais. Essencialmente, estes foram os meus primeiros gadgets! A minha primeira camara fotográfica, o meu primeiro telemóvel e o meu primeiro discman! Embora os looks das camaras compactas atuais não tenham mudado muito, o mesmo não posso dizer para o telemóvel e… ainda se lembram dos discmans? Foi aqui que a nostalgia bateu ainda mais forte… e que me apercebi que o mundo muda mesmo muito em relativamente pouco tempo!


Bonecos dos ovos Kinder

               Este talvez seja o elemento desta lista mais “fora do comum”, uma vez que muitas crianças adoravam ovos Kinder, e até gostavam dos brinquedos, mas ao fim de 10 minutos já não lhe ligavam nenhuma. Não no meu caso. Aliás, como podem ver, até tenho uma coleção bastante organizada de bonequinhos dos ovos Kinder, que participaram em inúmeras brincadeiras (algumas delas que duraram dias!). Muitos bonecos destes ficaram perdidos por aí, mas fico mesmo feliz por ainda ter esta coleção comigo! (e, continuando também a tocar no ponto das gordices, só sei que fui uma criança feliz com muito chocolate!)


Para terminar…

               Estes são alguns dos brinquedos que mais marcaram a minha infância. No entanto, não são todos! Lembro-me que brincava imenso com playmobils com o meu grande amigo de infância, lembro-me de adorar livros e, principalmente, a minha paixão por peluches começou bem cedo e ainda não acabou!
               E tu? Tiveste algum destes brinquedos? Qual era o teu brinquedo favorito na infância? Conta-me tudo!

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...