[#Dicas] Queres ter uma alimentação saudável? Tenho 3 dicas para ti!

25.6.20

 
             
Não sou nutricionista, nem lá perto, mas tenho necessidades nutricionais que tento cumprir diariamente e, por isso, sinto-me numa posição confortável para vir mandar uns bitaites sobre um tema que diz muito a muita gente: alimentação saudável

Acho que todos nós já tivemos aquele momento de alta motivação em que pensamos para nós que a partir daquele momento, iríamos começar a seguir uma alimentação mais saudável.  Mas quantos de nós acabaram por perder a motivação 3 bolachas depois? Aposto que 90% das pessoas se identificam com isto (estatísticas bem precisas, baseadas num número aleatório que cruzou a minha mente quando escrevo este texto).  

               Como já disse, não sou nutricionista. E além disso, sempre segui uma dieta (=padrão alimentar não importo por qualquer nutricionista) alimentar saudável.

Mas o que é isto de alimentação saudável?

Para mim, esta palavra está a ser usada de forma cada vez menos saudável (desculpem a redundância), estimulando comportamentos restritivos e, indiretamente, levando a culpas, fobias alimentares e, de forma geral, ao mau estar. Alimentação saudável é, para mim, dar ao nosso corpo e à nossa mente (!!!) todos os nutrientes e todo o conforto possível de ser dado através da comida! Isto, com conta, peso e medida – privilegiando alimentos ricos nutricionalmente, pouco processados, mas permitindo-nos comer aqueles alimentos mais processados e que nos aconchegam a alma.

Todos nós já estamos fartos de saber quais são os alimentos mais e menos saudáveis, mas nem sempre conseguimos fazer as escolhas corretas. Como podemos garantir que temos uma alimentação saudável, diversificada e, sobretudo, que nos agrade e nos deixe felizes?

 

Procura alternativas

               Comer pizza todos os dias não parece a ideia mais saudável do mundo, pois não? Mas, e se arriscares a fazer em casa? E se optares por explorar alternativas menos processadas? E se optares por toppings mais leved? Assim, podes degustar pizza todos os dias, mas nem todos os dias tem de ser uma pizza de take-away!

               Gosto de pensar que a cozinha é um laboratório, onde podemos experimentar. Pegando no conceito de um alimento que gostamos muito, mas sabemos que não devemos comer sempre, podemos alterá-lo e adaptá-lo às nossas necessidades, sem o por de parte. Mas lembra-te… não faz mal comer um bom hambúrguer de um restaurante de fast food de vez em quando!

 

Descobre alimentos que realmente gostes

               Achas que comer saudável é comer alface e não gostas? Para teres um regime alimentar saudável tens de te limitar a brócolos e tu odeias brócolos? A verdade é que a receita para o desastre é obrigares-te a consumir coisas que não gostas...

               Solução? Provar, provar, provar…! Existem mil e um tipos de legumes, vegetais, frutos, fontes de proteína e fontes de hidratos de carbono e gorduras (okay, talvez não tantos…) que podes provar e arrisco-me a dizer que certamente irás encontrar algo que realmente aprecies. Brinca com a forma de confecionar os alimentos, alinha em combinações estranhas, ao estilo ananás na pizza, e aventura-te!

 

Aventura-te com novos sabores

               A vida não é só bife com batata frita. Também não é só brócolos com peito de frango. Há todo um mundo de sabores, cores e texturas à espera de ser explorado. E que tal fazer uma viagem pelo mundo através das nossas papilas gustativas? É algo que eu adoro fazer (e a minha maior motivação nas minhas aventuras gastronómicas que partilho aqui no blog!). Torna a alimentação mais divertida, e permite-nos ter um leque vasto de ideias que podemos incorporar no nosso dia a dia.

               Tenta incorporar na tua ementa diária uma refeição vegetariana, uma refeição de inspiração asiática, uma refeição em que os ovos são a estrela principal… Mas não vale ir ao restaurante! Procura uma receita e experimenta fazer em casa, onde és tu que estás no controlo! Vais ver que ajuda!

 

Para terminar…

               Tornar a alimentação mais atrativa e divertida, seguindo alguns princípios gerais e de conhecimento geral da alimentação saudável, é um passo essencial para seguirmos um estilo de vida saudável.

            Mas acima de tudo, o importante é que não te prives das coisas que gostes. Não há nada pior do que fazer da comida um bicho papão. Comer não pode ser uma dor de cabeça e a palavra "restrição" deveria ser abolida do dicionário ou queimada na fogueira. Sê sensat@ nas tuas escolhas, mas não sejas extremista. Come de tudo um pouco e sê feliz!

               E tu? Tens algum truque para manteres a tua alimentação equilibrada?


Também podes gostar

6 comentários

  1. Partilho da mesma opinião que tu, temos que comer um pouco de tudo, com consciência claro :)
    Beijinhos
    Simple World By Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essencial não sermos restritivos ou extremistas, pois a coisa pode correr mal :)

      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Adorei o post! E acho que muitas vezes as pessoas não são mais saudáveis por preguiça! Preguiça de fazer, de experimentar, de pesquisar mais um pouco...
    Beijinhos, I'm Patrícia Silva!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes até é uma questão de motivação e disciplina... Há pessoas que simplesmente desistiram delas próprias e acham que não vale a pena... Mas vale sempre a pena! Temos de ganhar a motivação certa e por de lado essa preguiça para cuidarmos realmente de nós :)

      Um beijinho*

      Eliminar
  3. Olá,

    Desde pequena fui habituada a comer "saudável". Não havia fast food e, lá em casa, raramente se faziam fritos. Os legumes vinham todos diretamente da horta caseira. Com esta educação não foi difícil chegar aos dias de hoje a confecionar e consumir comida saudável.

    Pizza, gosto. Mas privilegio a feita por mim. Mac e burguer (qualquer coisa), não gosto (Já provei). Fritos, não faço.

    Os Filhotes foram habituados à minha comida mas, claro que experimentaram o resto e... gostam de tudo. Portanto, fast food e fritos, só quando vamos comer fora.

    Adoro legumes e peixe. O Mô quando veio para as minhas mãos, não comia legumes. Nunca tinha provado! Provou e agora não concebe uma refeição sem legumes. Ele também gosta muito de peixe. Os Filhotes torcem o nariz ao peixe. Cá em casa é uma refeição de carne e uma de peixe.

    Nunca os obriguei a comer isto ou aquilo. Acho sempre que, quando chegar a hora, eles provam. A Filhota está nessa fase, prova tudo e a maior parte das vezes gosta. O Filhote ainda não tem essa maturidade. Um dia destes vai provar e...

    Mas eu não sou perfeita... adoro queijo. Como queijo desmesuradamente!;)

    Fica bem!
    Beujinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua alimentação é muito semelhante à minha eheh Eu sempre tive uma alimentação muito diversificada, sempre adorei legumes e verduras - e felizmente os meus avós produzem muitos dos horticolas que comemos - e de forma natural sempre comi maior quantidade de vegetais em comparação com alimentos de comida animal.
      Não sou muito fã de fast food. Quando era pequena queria ir ao McDonalds por causa dos brinquedos dos Happy Meal ahah Porque nunca gostei da comida de lá.

      Mas sempre adorei doces! É o meu calcanhar de aquiles... Também gosto muito de queijo!

      Um beijinho*

      Eliminar

Podes gostar de...