[#Reviews] Tasting Places: À Doca

17.9.20

               A vida não é feita apenas de grandes aventuras no campo da gastronomia. Por vezes, os melhores sabores são os mais simples… ou os mais tradicionais. Não há nada que bata uma boa comida portuguesa, não acham?!
               Uma das coisas que mais prazer me dá comer é algo muito simples: peixe grelhado! Na verdade, penso que ninguém cozinha melhor peixe e frutos do mar como os portugueses! Seja apenas grelhado, ou num prato mais elaborado como caldeirada ou peixe no forno!

               Por isso, desta vez, levo-vos comigo À Doca… preparados?!


O Espaço

               Desta vez, levo-vos comigo para os arredores de Lisboa, mais precisamente para as Colinas do Cruzeiro, em Odivelas, que é onde fica esta maravilhosa pérola.

O Á Doca leva-nos numa viagem nacional até Setúbal, uma das melhores zonas do país para comer peixe. Banhada pelo rio Sado e bem perto do mar, a tradição do peixe está bem demarcada nesta zona do país. Não sei se já tiveram oportunidade de visitar o mercado de Setúbal, mas peixe mais fresco do que lá… não há!
O restaurante traz toda esta cultura de mar e de peixe para Lisboa, dando-lhe um twist de requinte. A sala de refeições não é muito grande, mas é espaçosa o suficiente para os clientes estarem à vontade. A decoração remete toda ela ao mar, a Setúbal e ao culto do peixe. Várias fotografias desta zona decoram as paredes, bem como outros elementos alusivos à pesca como é o caso de uma grande rede que sobre uma das paredes.
Estão também expostos peixes, bastante frescos, que o cliente pode escolher, para além das sobremesas e dos vinhos – detalhes que estamos habituados a ver em restaurantes tipicamente portugueses de ambiente mais familiar!
É nas mesas que se nota aquele extra de requinte, sendo que estas estão postas de forma cuidada, com copos de pé alto, prato principal e prato de entrada sobrepostos, tudo com aspeto muito “clean”.


A Comida

               Sendo um restaurante com forte influência marinha, não é de admirar que o menu seja rico em pratos de peixe, representativos da gastronomia portuguesa! Há, no entanto, opções para quem não gosta de peixe.
               E como numa casa portuguesa fica bem pão e vinho sobre a mesa, o couvert da casa inclui, como esperado, um belo pãozinho e tostas, acompanhadas por patê de atum (bem saboroso!), manteiga de alho e queijo da ilha – aqueles clássicos que nunca falham!
               Mas além do couvert, para abrir o apetite vieram umas belas ameijoas cozinhadas com sumo de limão, coentros e (muito) alho, feitas no momento! Confesso que marisco e moluscos não são, de todo, a minha praia (apesar de, por outro lado, amar peixe!), mas provei e estavam muito boas!
               Tivemos, além disso, a oportunidade de explorar um pouco a carta com 3 pratos vindos diretamente do mar! Começando com o clássico choco frito! Este é um prato típico de Setúbal, e que não tem que enganar – tiras de choco fritas com um polme, servidas com batata frita e um molho especial. Como disse anteriormente, não sou grande apreciadora de choco. Provei, mas não sou a melhor pessoa para dar feedback, mas quem estava comigo comeu e aprovou!
               De seguida, seguimos nos sabores tradicionais e mantivemo-nos no Alentejo, com uma açorda de gambas! Aqui tive a minha maior surpresa: de todas as vezes que comi açorda, não gostei assim tanto… No entanto, esta estava absolutamente deliciosa! Ao ser servida, vinha com uma gema de ovo crua que depois foi misturada naquela mistura maravilhosa de pão enriquecida com sabores maravilhosos, guarnecida com umas belas gambas… O sabor era delicioso, a textura irrepreensível! Foi o prato que todos gostamos mais e queremos voltar para repetir.
               E, depois de vermos os peixes expostos, não conseguimos resistir a um belo bife de atum grelhado à pedra de sal. Simples, mas divinal! Eu sou fã desta simplicidade, e como tal, não havia como falhar! Veio acompanhado por umas batatinhas cozidas com casca e ainda pedimos uma salada para acompanhar! Absolutamente divinal!
               Para adoçar a boca e sair um pouco das ondas do mar, degustamos um bolo mousse de chocolate: a base era bolo de chocolate, o topo era mousse… E a combinação era de ir aos céus! Com um sabor forte a chocolate, mas sem ser demasiado doce ou enjoativa, esta sobremesa conquistou também a mesa!
               Ainda assim, houve um rival à altura, também vindo do Alentejo: A sericaia, com uma ameixa de Elvas a guarnecer como manda a tradição! A porção era bastante generosa e o sabor divinal! Se nunca provaram sericaia, aqui fica uma sugestão de um sítio com uma excelente para experimentarem!


O Serviço

               Não tenho nada de negativo a apontar ao serviço do À Doca! Simpático, cordial, atencioso…. Foi a cereja no topo do bolo relativamente à experiência no restaurante!
               A comida é toda confecionada na hora, pelo que existem várias variáveis a considerar quando avaliamos o tempo de espera. Ainda assim, achei que foi bastante rápido e que os pratos vinham empratados com cuidado! Serviço exemplar!


Para terminar…

               Se forem como eu e adorarem peixe, mas terem dificuldade em cozinhá-lo em casa, aconselho, sem sombra de dúvida, a visitarem o Á Doca! O peixe é fresco e de qualidade e garanto-vos que saem de lá felizes com a vossa refeição!
               É um espaço ideal para irem com a família, e além disso, para restaurante de peixe que tipicamente são um pouco pesados para a carteira, achei bastante acessível! Vale muito a pena!

NOTA: Este restaurante foi visitado antes do início da pandemia do COVID-19


À Doca Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...