[#Reviews] Tasting Lisboa: Tayybeh

30.7.20

Gostava de iniciar esta partilha com uma palavra: FINALMENTE! Finalmente, após sei-lá-quantos meses difíceis, meti o pé, a mão, e especialmente o estômago, num restaurante na minha querida Lisboa! A ressaca foi dura e desesperante, mas… FINALMENTE! ALELUIA!

Devido à pandemia, decidi colocar em suspenso as minhas partilhas gastronómicas porque não fazia sentido partilhar locais para visitar quando não se podia visitar sítio nenhum, certo? Por isso, tenho algumas publicações de visitas pré-covid ainda à espera de serem lidas por vós.

No entanto, perante tamanha felicidade, esta tinha de sair primeiro. Este desconfinamento há muito aguardado levou-me ao Tayybeh, um restaurante Sírio que já andava a namoriscar há algum tempo e por isso foi o eleito!

Vens comigo?

 

O Espaço

O Tayybeh situa-se em Moscavide, e não, este não é um local que passe despercebido pois a entrada exibe orgulhosamente o nome com letras bem grandes. Este restaurante de comida típica da Síria nasceu de um sonho. O sonho de Ramia e Alan Ghunim.

O restaurante em si não é demasiado grande, nem demasiado pequeno – é do tamanho ideal para que os clientes se sentem com espaço, e tenham a sua privacidade, sem que o espaço pareça demasiado cheio.

A decoração remete para elementos árabes, como seria de esperar – Desde os pratos com padrões que lembram azulejos, aos candeeiros com traços tipicamente muçulmanos, e até mesmo às pinturas e decorações de parede com danças tradicionais. Tudo isto, com o acrescento da música de fundo de cânticos islâmicos, levam-nos para o médio oriente.

Há também que dar o devido destaque à placa que tem o nome do restaurante, que tem tanto de interessante como de belo! E, só por curiosidade, ao que parece, “Tayybeh” significa “delicioso”!

 

A Comida

Sendo um restaurante Sírio, as especiarias são as estrelas nestes pratos! O menu, dividido por entradas, pratos principais e sobremesas, inclui as estrelas da comida tradicional deste país! Não sei se se trata de uma medida de proteção para o COVID ou é pratica recorrente no restaurante, mas o menu é apresentado num tablet e torna-se bastante interativo!

Começamos a refeição com um mix de entradas tradicionais: Hummus – a conhecida pasta de grão de bico com tahini e azeite, deliciosa –, labaneh – um patê feito com iogurte, hortelã e azeite, muito fresco e aromatizado, - pão sírio – feito na hora, um pão fino mas fofo, perfeito para acompanhar os patês -, e falafel – mais outra estrela da comida do médio oriente, que é uma espécie de bolinho frito feito com grão de bico e especiarias. Deliciosas, ricas em sabor e muito aromatizadas com especiarias!

Continuamos esta viagem de sabores com Fatet Jaj. Decompondo esta iguaria, consiste numa base de pão sirio crocante, com arroz dourado (pelo açafrão, desconfio) por cima, seguida de pedaços de peito de frango grelhados com especiarias, e, por fim, molho de iogurte que é em tudo semelhante ao labaneh. Tudo isto decorado com romã e palitos de amêndoa. Este prato vem apenas morno, e ainda bem, pois a combinação de todos estes sabores envolta no molho é uma combinação perfeita de sabores, texturas e temperaturas de verão. Uma delícia!

O segundo prato que provamos tem um nome um pouco mais difícil – Lahma bil Seneha. Apesar da complexidade, é um prato relativamente simples: uma espécie de mega hambúrguer condimentado com especiarias sírias em base de batata cortada em rodelas finas, e coberto com tomate, ervas aromáticas e amêndoas. Este prato, em oposição do primeiro, vem servido bem quente pois é feito na hora. E é maravilhoso! A carne é macia, cheia de sabor, e o tomate, da forma como é confecionado, dá um toque adocicado que balança bem os sabores. A batata vem semicura, o que pessoalmente não é algo que costume comer, mas não me desagradou de todo. Adorei!

Apesar de toda esta comida, tivemos de provar as sobremesas. Provamos duas, e cada uma melhor que a outra! Começando pela Mabrusha – uma torta que lembra um crumble com doce de frutos vermelhos no meio, servida morna com uma bola de gelado de damasco por cima. Sabem a que é que sabe o céu? Eu também não, mas desconfio que se assemelhe a esta sobremesa! A torta tinha uma textura fantástica – algo entre um crumble e uma bolacha gigante, em que o doce de frutos vermelhos só acrescenta ainda mais vida a algo que podia brilhar por si só. A bola de gelado é a cereja no topo do bolo!

A segunda sobremesa é um pouco mais surpreendente. Tem de nome Knafeh Oushta e tem por base…. Queijo! Sim! Queijo! Visualmente parece uma bolacha gigante recheada, em que a bolacha em si é feita de nuvens de massa bem fininha, e o recheio uma camada generosa de queijo que se derrete quase como faz o queijo da pizza, mas que é doce – acredito que seja adoçado com mel mas não tenho a certeza. Por cima, é decorada com pistachios. É uma sobremesa surpreendente, mas absolutamente deliciosa!

 

O Serviço

Considerando a situação de pandemia, o atendimento da generalidade dos espaços está diferente. Estamos todos a habituarmo-nos a uma nova realidade que envolve mascaras, material descartável e muito, muito álcool gel. Mas excluindo todos estes extras, devo dizer que o atendimento foi exemplar, muito atencioso e, mesmo com a máscara, conseguíamos sentir o sorriso da rapariga que nos serviu e explicou o menu detalhadamente. Fomos muito bem recebidos!

Recomendo, contudo, que vão ao Tayybeh com tempo – a comida é toda confecionada na hora e, portanto, poderá demorar um pouco. Mas a espera compensa, pois, as iguarias que saem daquela cozinha são mesmo deliciosas!

 

Para terminar…

Viajar através das papilas gustativas é, sem dúvida, uma maneira de ir muito longe e conhecer a cultura de um país sem ter de pagar uma fortuna. Quando encontramos restaurantes tão genuínos e tão fenomenais, é impossível não tecer largos elogios. Foi isso que aconteceu com o Tayybeh – viajei, apaixonei-me, e saí um pouco mais culta e um pouco mais feliz!

A simpatia, o ambiente familiar, a comida maravilhosa, tornam esta uma experiência inesquecível! Recomendo muito que visitem este espaço, certamente não se irão arrepender!
(Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)

Tayybeh Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

4 comentários

  1. Boa tarde, querida Patty!

    Que experiência interessante! Gostei mto de tudo o que nos explicaste e mostraste e até sei onde fica o restaurante, que abriu recentemente, mas ainda não fui lá, pke tenho receio dos contágios, visto não ser já jovem e ter alguns problemas de saúde.

    Conheço mais ou menos bem a comida árabe, como é o caso da egípcia, marroquina e tunisina, todas elas diferentes, mas são todas mto condimentadas e o açafrão, tal como ingredientes picantes, fazem sempre parte delas. Não gosto de comida picante e fico com dores de estômago, pke tive em tempos uma úlcera duodenal, que sempre que como algo muito rebuscado, me aflige. A minha alimentação é muito básica, ou seja, saladas e carne, pouca, e pexe cozido ou grelhado. Como tenho intolerâncias alimentares, fico mto reduzida em termos de alimentação, mas nada posso fazer para contrariar este problema.

    Ainda bem que gostaste do restaurante e dos diversos pratos, que comeste. Já era altura de saboreares comida, coisa de que estiveste privada, por anorexia, durante algum tempo.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Céu!

      Eu só muito recentemente comecei a explorar a gastronomia do médio oriente - sem ainda ter tido a oportunidade de lá ir, infelizmente - e confesso que fiquei apaixonada!

      São precisamente as especiarias e o toque picante que me atraem. Gosto de sabores exóticos e diferentes! No entanto, compreendo perfeitamente que estas experiências não sejam apropriadas para todos... Aliás, acho que o mais importante é, sobretudo, sabermos escutar o nosso corpo e sentirmo-nos bem!

      E tens toda a razão. Apesar de ainda ficar um pouco nervosa com algumas coisas, já não me privo. Nem vou voltar a fazê-lo!

      Um beijinho *

      Eliminar
  2. Conheço bem o espaço a comida é simplesmente divinal.
    Super chill para se estar com amigos ou familia. Eu recomendo vivamente e acho que o teu post demonstra muito bem o espaço!

    https://andrefrodrigues.com/andre-f-rodrigues-x-overcube/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles espaços que tinha imensa curiosidade em visitar e superou as espectativas que já de si eram bem altas eheh

      Obrigada *

      Eliminar

Podes gostar de...