[#Reviews] Tasting Places: Veganapati

6.8.20

(NOTA: Este restaurante foi visitado antes do início da pandemia do COVID-19)

Existem muitos motivos que me levam a visitar um restaurante: curiosidade sobre a gastronomia, recomendação de um amigo, uma novidade na cidade… Por vezes até são mais que uma dessas razões. E em alguns casos, são os próprios nomes dos espaços que me chamam a atenção.
Foi isso que aconteceu com o Veganapati! A pronúncia do nome do restaurante (se eu pronuncio correctamente), assemelha-se a “Vegana Patty” – não que eu seja Vegan, mas não pude deixar de achar piada! Depois de explorar um pouco o conceito, descobri mais razões para visitar este restaurante.

E fui! E agora levo-vos a vocês!


O Espaço

Situado numa das ruas ligadas à Praça da Figueira, o Veganapati trás uma lufada de ar fresco numa inundação de restaurantes para atrair turistas que invadiu aquela zona da cidade de Lisboa.
Destaca-se pelas janelas grandes numa fachada tradicional, mas que incluem elementos decorativos que remetem para a temática gastronómica que se faz saborear no espaço, bem como para a ideia de sustentabilidade (ou pelo menos foi isso que senti ao ver as bicicletas expostas)
A sala é bastante mais ampla do que eu esperava, com várias mesas espalhadas mas que não se encontravam muito sobrepostas umas às outras, permitindo uma maior privacidade de cada grupo de clientes, mesmo dentro de um espaço partilhado. Apesar das janelas grandes, o ambiente dentro do restaurante acaba por ser um pouco escuro.
As mesas estão postas de forma simples e moderna, com individuais de papel mas bastante bonitos. As mesas são de madeira escura mas não tornam o espaço pesado. O ambiente é muito tranquilo, silencioso… quase zen! É um sítio ideal também para trabalhar ou estudar, enquanto se toma um batido ou se come um snack.
Algumas citações remetentes ao conceito vegan cobrem as paredes, mas o maior destaque vai, sem dúvida, para uma enorme colagem verde – cheia de plantas – que cobre a extensão completa de uma das paredes. Aqui sentimos verdadeiramente uma tranquilidade associada à natureza.
                


A Comida

O Veganapati é, em poucas palavras, um restaurante vegan com inspirações indianas. Ora… isto deixou-me logo com a pulga atrás da orelha pois adoro comida indiana e gosto de experimentar refeições vegans que geralmente são muito estereotipadas. O menu inclui entradas, pratos e sobremesas, e ainda tem uma carta de bebidas com vários sumos naturais.
E começando justamente por aí. Provamos um sumo Tropical Bird – com abacaxi hortelã e canela – que era absolutamente delicioso! Feito na hora, com uma consistência mais espessa, era um licor dos deuses!
Passando aos pratos. Devo salientar que as doses são mui(iiiiiiiii)to generosas! Diria que até um pouco assustadoramente generosas! No entanto, penso que ninguém se vai deixar intimidar pelo tamanho, correcto? A primeira estrela a ser apresentada foi o Holi Burguer! Um clássico de carnívoros mas desta vez com um hambúrguer de grão-de-bico num pão adoravelmente cor-de-rosa, e ainda com rúcula chutney de tomate bem ao estilo indiano, abacate e couve roxa em conserva.  Era absolutamente delicioso e cheio de sabor! Além disso o pão era bastante fofo! Para acompanhar, vieram batatas-doces fritas em palitos bem grossos, não estaladiços mas bastante bons, com ketchup de beterraba para acompanhar.
De seguida, a grande e majestosa dosa! Um crepe de lentilhas, absolutamente gigante, crocante e cheio de sabor, com uma pequena porção de batata no seu interior e que veio servido com 4 molhos – chutney de tomate, chutney de menta, chutney de coco, sambbar de lentilhas e um outro molho que não sei o que era mas tinha pedacinhos crocantes (quase que parecia areia!). O crepe era maravilhoso. Já tinha provado dosa quando fui ao Chutnify e andava com saudades. No entanto, quando a vi chegar à mesa, fiquei aterrorizada com o tamanho. Ainda assim, comi tudo, só sobrou a batata do interior e grande parte dos molhos! Além disso, aquilo era tão grande que acabei por comer à mão – um ato que é julgado pela sociedade mas que fez com que o prato me soubesse ainda melhor! Dos molhos, adorei o chutney de tomate e o sambbar de lentilhas, por que são aqueles que vão mais de encontro aos meus gostos de paladar.
               

O Serviço

Gostava de tecer os melhores comentários ao serviço mas confesso que ficou um pouco aquém daquilo que eram as minhas expectativas. Apesar de não ter acontecido nada de particularmente mau, senti falta de algumas coisas – do cuidado extra com o cliente, do sorriso bem-disposto a receber-nos, e a boa energia que por vezes se sente.
Penso que muito disto tem que ver com o facto de ser um restaurante na Baixa, que como tal acaba por levar com os turistas e portanto tem de ser um serviço rápido e eficiente. Mas ainda assim, considerando que o restaurante não estava cheio na nossa visita, esperava um pouco mais de delicadeza.
Relativamente aos tempos de espera, na verdade foram até bastante curtos. A comida veio impecável, empratada com cuidado apesar das porções serem geralmente generosas, algo que me agradou.


Para terminar…

Apesar dos restaurantes Vegan estarem a aumentar em Lisboa, ainda são uma minoria em comparação com os demais restaurantes com outros conceitos mais “comuns”. Sendo ou não Vegan, não deixa de ser um excelente sitio para degustar uma refeição cujas bases são vegetais e cujas inspirações remontam à India.
No entanto, não posso deixar de observar que, apesar de tudo, é um local que se situa na zona da Baixa de Lisboa, o que acaba por ter alguns aspectos negativos: quer no serviço (como descrevi acima) como nos preços que acabam por ser desadequados para o comum português. No entanto, se tiverem Zomato Gold, poderão ter um prato gratuito e assim poupar um pouco na refeição!
(Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)


Veganapati Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

1 comentários

Podes gostar de...