[#Reviews] Tasting Lisboa: Ajitama

10.12.20

Um dia, já há alguns largos meses, estava a ver uma reportagem sobre pessoas que tornavam as suas salas de jantar em pequenos restaurantes, que serviam jantares a pequenos grupos privados.

Seria impossível fazer isto nestes tempos que vivemos agora. No entanto, um dos conceitos que mais me chamou a atenção nesse programa saiu da cozinha de casa e mudou-se para uma cozinha profissional!

O seu nome é Ajitama, e levo-vos hoje comigo nesta viagem!

 

O Espaço

O Ajitama situa-se na zona das picoas, numa esquina bem visivel e que chama bastante a atenção com a sua decoração diferentes das demais fachadas da rua. Por outro lado, a esplanada exterior do restaurante é bem mais discreta, o que é algo bom pois dá privacidade aos clientes que dela usufruem.

O espaço interior é sóbrio, a mobília é minimalista e as cores escuras predominam, mas com um propósito: dar destaque às construções de madeira que adornam o tecto. Apesar de minimalista, os elementos japoneses estão presentes no espaço, especialmente nas cortinas de pano que fazem a separação da zona da cozinha e das casas de banho da restante área comum.

A sala de refeições não é muito grande. Por isso, o espelho que cobre uma das paredes de alto a baixo faz muito bem o seu serviço de causar a ilusão de aumento do espaço. Ainda assim, acho que a dimensão da sala é adequada ao restaurante.

O ambiente é tranquilo e relaxado. Um detalhe interessante é que as mesas são postas com um guardanapo, pauzinhos e uma colher de madeira – a forma tradicional de comer ramen!

 

A Comida

O restaurante autoproclama-se um “Ramen Bistro”, e, evidentemente, trata-se de um restaurante japonês especializado em Ramen, prato este que domina na carta de refeições. Para quem não conhece, Ramen é essencialmente uma sopa feita com noodles. Ainda assim, para quem não aprecia muito Ramen, pode optar por outros pratos japoneses como o caril japonês, ou deliciar-se com as entradas, garantido apenas que deixa um espacinho para a sobremesa! Além disso, sabiam que Ajitama é o nome que é dado a um ovo que é marinado em molho de soja por 24 horas e servido a acompanhar o Ramen?

Mas falando do que realmente importa… Para entradas, chegaram à mesa umas Gyozas Vegetarianas. Essencialmente, são bolinhos recheados com diferentes vegetais que são cozidos a vapor e de seguida passados numa frigideira bem quente, pelo que a sua base fica tostada. Assim, o contraste do crocante com o “mole” da massa são os aditivos perfeitos para a explosão de sabores que é o interior. Foram, sem sombra de duvida, as melhores Gyozas que comi! Para as elevar ainda mais, só mergulhando no molho à base de soja que vem a acompanhar!

Tive também a oportunidade de provar 3 ramens – entre os quais (o ultimo que vou falar) devorei por inteiro pelo que tenho uma opinião mais definida. Começando pelo Shoyu. Este é um Ramen quente, com caldo de galinha e molho de soja, com um sabor muito suave. Vem com um ovo Ajitama, fatias de barriga de porco, e diversos vegetais entre eles tomates assados! É talvez a escolha mais segura para quem não está acostumado a sabores asiáticos, ou para quem não goste de arriscar muito. Mas é mesmo muito bom!

De seguida, veio o Spicy Miso que não só é quente pois o caldo é quente, como também aquece devido ao seu toque picante! O caldo tem como base o miso, e é bastante picante, pelo que não recomendo a quem não tolera picante, mas quem gosta deve mesmo arriscar! Também é acompanhado com o ovo Ajitama, barriga de porco e carne picada picante, além de diversos vegetais. É mesmo rico em sabores!

Por fim, provei (e devorei) o Ramen que vem descrito como ideal para dias quentes – como era o caso do dia em que visitei o Ajitama. Chama-se Hiyashi Chuka e é um prato servido frio e com muito menos caldo que os demais, tendo apenas um molho que envolve e condimenta o prato todo. Os toppings também são frios, e incluem tiras de peito de frango, tiras de omelete, camarão, vários legumes crus, pickles de gengibre, o famoso ovo, e um pouquinho de wasabi. Dos três, foi o que gostei mais, até porque sendo um prato mais fresco e leve, se adequava mais à estação do Verão!

Para sobremesa, provei duas das tartes que brilhavam na ementa. A tarte de abóbora Hokkaido, cuja textura lembrava uma queijada, era deliciosa! O sabor a abobora era evidente, mas notavam-se ainda os sabores de raspa de laranja e da canela que foi colocada sobre a tarte e a decorar o prato.

O bolo de chocolate e gengibre – que de facto mais se assemelhava a uma tarte – também me seduziu. Tinha uma camada de bolacha como base e um recheio denso de chocolate. O sabor a gengibre era muito subtil, mas notava-se principalmente no fim. Bastante delicioso.

 

O Serviço

Gosto de restaurantes em que o staff é dinâmico, simpático e interactivo. O Ajitama cumpre estes três requesitos. A equipa é jovem e muito atenciosa, e faz com que o cliente se sinta em casa.

Achei, contudo, o serviço um pouco demorado. Compreendo (e até apercio) a demora na elaboração das gyozas e dos ramens, pois é sinal que tudo é elaborado na hora, mas não compreendi a demora nas sobremesas. Pensei que também elas eram feitas na hora, ou tivessem algum elemento feito no momento, mas baseando-me apenas no que vi no prato, diria que são sobremesas preparadas anteriormente, sem grandes pormenores no empratamento, e por isso não consigo idealizar uma justificação plausível para a demora. Ainda assim, é um serviço agradável.

 

Para terminar…

Se gostas de explorar sabores asiáticos e queres conhecer o que existe na gastronomia japonesa para além de Sushi, o Ajitama é um excelente local para alargar horizontes. A comida é deliciosa, o staff é atencioso e o espaço é uma autentica obra de arte!

Os preços podem ser um pouco elevados, mas na minha opinião são justificados pela qualidade e quantidade de comida servida por dose. Posto isto, recomendo sem duvida uma visita ao Ajitama!


Ajitama Ramen Bistro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

11 comentários

  1. Nunca provei ramen por acaso...
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prato interessante. Já provei em alguns sitios mas gostei particularmente deste :)

      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Olá, Patty!

    Espero k estejas bem e feliz, tal como a tua família. Eu estou bem e com "n" coisas para fazer, visto que as aulas terminam no dia 18 deste mês.

    Muito bem! Mais uma apresentação de um restaurante japonês, com tudo mto bem descrito. Como sabes, não gosto de comidas picantes, mas fico feliz pelo teu entusiasmo e por teres gostado tanto dos pratos, qto do restaurante em si.

    Vou fazer uma pausa no meu blogue e só voltarei em meados de janeiro de 2021, se tudo correr bem.

    Boas Festas e que 2021 seja um ano melhor para todos nós.

    Beijos e um cordial abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Céu!

      Espero que no meio de tantas tarefas encontres alguns momentos para descansar :)
      E muito obrigada pelo comentário. Devo dizer que acho que aqui conseguirias arranjar algo para comer, que não fosse picante nem muito "exótico!"

      Fico a aguardar o teu regresso!

      Que 2021 seja um ano recheado de coisas boas e que tenhas um Natal maravilhoso!

      Um beijinho grande*

      Eliminar
  3. Respostas
    1. É um sitio bem catita! Recomendo!

      Um beijinho **

      Eliminar
  4. O local e muito bonito, mas o aspecto dos pratos dá agua na boca. Nunca provei nada disso mas fiquei com vontade.


    MEU BLOG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um sitio que vale a pena visitar :D

      Um beijinho*

      Eliminar
  5. está na minha lista para experimentar, pena é existirem poucas opções vegetarianas no menu

    ResponderEliminar

Podes gostar de...