[#Dicas] A desmotivação domina-te? Estas 3 apps podem ajudar!

29.5.20

               No que toda a motivação e empenho, eu sou uma pessoa de extremos. Quando estou realmente motivada para fazer algo, consigo dedicar-me a essa tarefa e geralmente termino-a rapidamente e com sucesso. No entanto, quando a motivação se evapora, a situação é bem diferente.

               Infelizmente, com a quarentena, passei mais termo no extremo da não-motivação. Para fazer algo (como escrever um post no Blog ou fazer alguma tarefa do doutoramento) tinha de me obrigar a fazê-lo e muitas vezes não as fazia bem, ou não ficavam do meu agrado.

               Por outro lado, algumas tarefas mais simples que eu até queria fazer – como ler mais, beber mais água, entre outras – também ficaram em segundo plano, embora a desculpa da “falta de tempo” não ser válida.

O que é que eu fiz? Tentei encontrar algumas estratégias para me automotivar!

               E que melhor forma de nos motivarmos, se não usando aquele aparelho que todos temos e que passamos a vida colados a ele? O telemóvel pode ser o nosso melhor aliado no que toca a aumentar a nossa motivação e produtividade.

               Andei a investigar e a testar algumas coisas, e, como resultado desta pequena investigação, sugiro-vos 3 aplicações para vos ajudar a aumentar a motivação, a diminuir a procrastinação, e a ver o lado positivo da vida (sim, mesmo em tempos de confinamento!)

 

Loop: Acompanhador de Hábitos

               Que queiras controlar o teu consumo diário de água ou garantir que todos os dias às 9h estas à frente do computador para trabalhar, a monitorização dos teus hábitos pode ser a chave. Além disso, dizem que se leva 21 dias a desenvolver um hábito, por isso uma maneira de te responsabilizares e controlares se atinges as tuas metas pode passar por instalar uma destas aplicações.

               Testei algumas até encontrar aquela que se adequava aos meus gostos e necessidades. A Loop é uma aplicação muito user-friendly, com uma interface muito simples, mas bonito. Aqui, podes listar todos os teus objetivos e metas e ires assinalando com vistos se as cumpriste. Além disso, podes definir a frequência com que queres realizar cada uma das metas, e ainda criar lembretes.

A página inicial permite-te ter uma visão semanal dos teus objetivos, mas a aplicação ainda te permite avaliar o teu progresso através de gráficos e estatísticas que a própria aplicação te dá! A mim, está a ajudar-me imenso a cumprir algumas metas que coloquei a mim própria e o facto de ter de marcar cada tarefa cumprida desafia-me a cumpri-la mesmo – quase como se fosse um jogo!

(Gratuita. Disponível para Android)

 

Forest: Mantenha o foco

               Se forem como eu, têm o mesmo nível de concentração que um peixinho dourado… Mas agora falando a sério! Eu sou uma daquelas pessoas que passa 5 minutos a trabalhar afincadamente, mas, findo esse tempo, já me agarrei ao telemóvel, já andei à deriva por mares nunca antes navegados e nem me lembro por que razão acabei em frente ao frigorifico.

               Ainda assim, o telemóvel é, de entre todas as distrações possíveis e imagináveis, a pior. Assim, fui à procura de algo que me desafiasse a manter-me à distância do telemóvel… E foi assim que encontrei a Forest!

               Intuitiva e simples, com um conceito bem interessante, esta app tem como objetivo criar um jardim… Como? Mantendo o foco! Define-se um tempo - vamos supor que queres ler durante 20 minutos – e durante esses 20 minutos, uma arvore é plantada no teu jardim e irá crescer. No entanto, caso saias de aplicação, a arvore morre. Assim, esta app traz, de uma forma interativa, uma estratégia para te manter longe das redes sociais e outras apps que são focos de distração! Comigo resultou!

(Gratuita. Disponível para iOS e Android)

 

Presently: diário de gratidão

               Muitas vezes dou por mim a pressionar-me para ser superprodutiva e supereficiente e, quando não o sou, o meu valor e a minha autoestima decrescem, o que, por sua vez, aumenta a minha desmotivação.

               O bem-estar e a gratidão são combustíveis da alma e contribuem, em muito, para a nossa motivação e para a nossa dedicação. Para isso, encontrei o Presently. Esta aplicação tem como intuito induzir a prática diária da gratidão. O objetivo é escrever, todos os dias, algo sobre o qual estamos gratos.

               O design desta aplicação é muito simples, e um pouco Zen. Além do espaço para a prática diária da gratidão, permite-nos reler, em ordem cronológica, os nossos agradecimentos passados e ainda partilha connosco frases motivacionais para nos inspirar. Sendo uma aplicação bem simples e intuitiva, tenho usado diariamente e, sem dúvida, está a ajudar-me a ser um pouco mais positiva.

(Gratuita. Disponível para iOS e Android)


Também podes gostar

6 comentários

  1. Olá Patty,

    O meu problema não é a desmotivação. É querer fazer tudo. A minha cabeça fervilha com ideias e o dia só tem 24 horas! O tempo que passo nas redes sociais é tempo útil e bem gerido:
    - Faço as minhas publicações, nas redes, e aproveito para ver as novidades e interagir;
    - Consulto o meu blogue, para responder a comentários e retribuo com visitas e comentários nos blogues das amigas;
    - As novas publicações no Blogue são feitas de acordo com a existência de novos trabalhos.
    - Faço um plano para a semana ou mês. Neste momento, já tenho a planificação de todas as publicações, nas redes, para o mês de junho;
    - A minha agenda é consultada e atualizada diariamente;
    - …
    Parece que perco muito tempo? Mas não. As coisas estão tão organizadas que não há margem para distrações nem preguiças. Mesmo porque, as minha publicações são de trabalhos feitos por mim e exigem muito investimento de tempo: pensar, testar e executar o trabalho, fotografar os passos, selecionar e editar fotos, escrever, ...
    No fundo, a minha agenda funciona como as APPs, só não emitem avisos! 😃
    Não conhecia estas aplicações. Muito interessantes! O aviso faz-me falta… vou explorar…
    Obrigada pela partilha!

    Bom fim de semana!
    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau!! Isso requer muita organização e é muito admirável! Fiquei muito inspirada! Devia também fazer o mesmo em relação ao blog eheh

      Um beijinho *

      Eliminar
  2. Olá, o meu problema é que sou uma pessoa que muitas ideias e que quero fazer tudo naquele preciso momento e muitas vezes fico sem saber o que fazer, ou sem saber por onde começar :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que tenho um problema semelhante - também me surgem ideias nos momentos mais inoportunos e quando não consigo desenvolvê-las, acabam por se dissipar...!

      Um beijinho *

      Eliminar
  3. A motivação e o positivismo são obrigatórios quando queremos cumprir alguma tarefa. Mas nem sempre são fáceis de alcançar. Sou como tu. Trabalho muito alegre motivada. E quando não estou tenho que procurar formas de ficar. Não conhecia estas apps e adoro saber destas coisas. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, por vezes é muito dificil manter a motivação lá em cima, mas arranjando algumas estratégias pode ajudar.

      Fico feliz por teres gostado :)

      Um beijinho*

      Eliminar

Podes gostar de...