[#Reviews] Tasting Places: Os Galletos

27.5.20

 


             Tenho de ser muito honesta… uma das coisas que mais me custou nestes 2 meses e meio que estive de castigo em casa foi não poder visitar nenhum restaurante… “ressaquei” bastante, e acho que já nem sei escrever um texto sobre um restaurante. Mas ainda assim vou tentar!

               A verdade é que ainda tenho alguns Reviews de restaurantes que visitei antes da pandemia do COVID-19 se instalar, mas decidi que, com esta situação, não faria sentido publicar pois ninguem poderia sair de casa para os experimentar... seria um pouco cruel e contra-producente. Irei publicá-los nas próximas semanas mas, entretanto, achei por bem dar prioridade a esta primeira aventura pós-desconfinamento.

               Desde dia 13 de Março que estou no Alentejo, na casa dos meus pais, e por isso a minha primeira ida a um restaurante no pós desconfinamento foi aqui nos arredores da minha zona. Este restaurante que vos vou falar é um espaço que já visitei uma vez… Tenho o prazer de vos levar hoje comigo a’Os Galletos!


O Espaço

               Os Galletos é um pequeno restaurante, auto-intitulado stakehouse, que fica em Vila Nova de Santo André. Deixem-me já dizer-vos que esse titulo não é em vão pois aqui na zona, muito provavelmente não haverá nenhum restaurante que cozinhe carne de vitela como este!


               O restaurante é pequeno em termos de área, contendo uma sala interior e uma esplanada. Ainda assim, o espaço não foi atulhado de mesas (e ainda para mais agora com as limitações de espaço) pelo que permite ao cliente desfrutar da sua refeição sem se sentir no meio de uma multidão.

               A decoração é muito simples: as mesas são escuras e sóbrias, há cadeiras e sofás bem confortáveis, e existe também um expositor de vinhos.

               Além disso, diversos elementos decorativos, nomeadamente várias placas estilo retro e com citações alusivas à gastronomia, decoram as paredes e o pequeno balcão onde são preparadas as bebidas.


A Comida

               A ementa, tal como o conceito do restaurante, centra-se muito nas carnes bovinas. Além disso, notas caracteristicas da gastronomia brasileira evidenciam-se na maioria dos pratos – o que, digamos, é sempre algo positivo!

               Para entrada, pedimos queijo fresco com doce – aquela combinação apaixonante que conquista até os mais céticos. Acompanhado com pão, o salgado do queijo e o doce da compota de morango combinam na perfeição! Esta entrada não me parece ser muito típica do Brasil, mas é completamente deliciosa!

               O prato principal, como não poderia deixar de ser, foi uma mista de carnes, que incluía picanha, maminha, entre outros cortes típicos de carne de vaca. O ponto da carne estava perfeito, era macia, e cheia de sabor! A quantidade da imagem corresponde a meia dose que deu para três pessoas – isto para dizer que as porções são muito generosas!

               A carne traz como acompanhamento arroz com passaras e cebola crocantes, feijão preto com bacon (e temperado com cominhos! Nunca tinha comido este tipo de feijoada com cominhos!) e as batatas fritas mais fofinhas de sempre! Podemos também repetir os acompanhamentos sem qualquer custo extra.

               Não podíamos terminar a refeição sem nos deixarmos seduzir pelos doces… e qual deles o melhor! Começando pelo clássico bolo de bolacha – cremoso, bem docinho e empratado numa porção bem generosa, com uma bolacha belga a decorar. Como não gostar?

               Um segundo clássico veio também para a mesa: petit gâteu, servido quente com o coração líquido, acompanhado com gelado de baunilha – aquele equilíbrio maravilhoso do quente e frio – doce de morango e uma bolachinha de recheio de limão. Preciso dizer mais alguma coisa?

               Mas a rainha das sobremesas tem por nome miminho da casa e é mesmo um mimo para os gulosos (como eu!). Inclui mousse de chocolate servida dentro de um cone como se fosse gelado, mas… também tem uma bola de gelado de chocolate e outra de baunilha que vêm ao lado do cone! Tudo isto decorado com frutas e topping de chocolate… De comer e chorar por mais!

 

O Serviço

               De ambas as vezes que visitei os Galletos, fiquei sempre agradavelmente surpreendida pelo serviço atencioso e simpático que oferecem aos clientes. Todos os funcionários são muito agradáveis, o que nos faz sentir quase como se estivéssemos em casa. A cozinha funciona de forma muito eficiente, sendo que a comida sai bastante rápido!

               Agora com a questão do COVID-19, todos os funcionários usam máscaras e nos fornecem um pouco de álcool-gel à entrada para desinfetarmos as mãos. No entanto, ninguém deixa transparecer qualquer desconforto face à nova realidade e não afecta, em nada, a qualidade do serviço.

 

Para terminar…

               Este é, provavelmente, o meu restaurante preferido daqui da minha zona. Tem tudo o que se exige de um restaurante de qualidade – serviço de excelência, comida deliciosa e um espaço agradável – com preços muito (mas mesmo muito) amigos do bolso!

               Mas com toda esta qualidade há sempre um senão… está sempre cheio, pelo que recomendo que se faça reserva, caso alguém venha para estes lados e queira um sitio bom para almoçar ou jantar!

 

Por fim… passo a bola para vocês! Já foram a algum restaurante pós desconfinamento? Como correu a vossa experiência? Contem-me tudo!


Também podes gostar

3 comentários

  1. Os doces encantaram-me! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  2. Mas que bom aspeto!!! Fiquei com água na boca!

    Quando for para esses lados, terei em consideração uma visita a este espaço.

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar

Podes gostar de...