[#Recuperação] Porque é que o meu corpo não é como o dela?

5.10.20

Dei por mim a comparar o meu corpo mais uma vez. Só que desta vez, não foi com as modelos, nem com as meninas do fitness, nem tão-pouco com as raparigas que se cruzam comigo na rua.

Devia ter uma certa vergonha de admitir isto… Mas dei por mim a ver uma fotografia de uma menina que partilha um percurso semelhante ao meu, e a invejar o seu físico.

Magra, mas não em demasia, de barriga lisa, pernas esguias, braços tonificados, sorriso nos lábios. Estava na praia, com um ar claramente feliz, com um corpo de sonho que eu ambicionava para mim também.

Talvez tenha sido precisamente por conhecer a sua história que isto mexeu comigo desta forma. Rapidamente, a minha mente sucumbiu perante um tiroteio de pensamentos não muito simpáticos sobre a minha própria aparência física.

Quem nunca passou por isto pode não compreender, mas, até certo ponto, nunca ninguém que passa por um distúrbio alimentar se sente “doente o suficiente”. Nunca estamos magr@s o suficiente, ou deprimid@s o suficiente, ou com comportamentos distorcidos o suficiente para nos enquadrarmos no diagnostico de anorexia, bulimia, ou qualquer outra perturbação do comportamento alimentar.

Eu não fui exceção e levei muito tempo a perceber que aquele corpo que eu tinha no início desta jornada me ia levar para a cova mais cedo do que eu queria (desculpem a frontalidade, mas as coisas devem ser ditas). Como documentei todo este processo durante 1 ano, dou por mim por vezes a rever essas fotos. A minha opinião, e a forma como vejo todas estas fotos, bem como o que sinto quando as vejo, tem mudado ao longo do tempo (mas isto é todo um outro assunto para uma publicação futura).

Este percurso é muito semelhante em todas as pessoas que passam por anorexia – essencialmente, ganhamos peso e tornamo-nos saudáveis fisicamente.

Então por que raio é que a minha barriga está saliente, as minhas pernas não estão esguias, os meus braços flácidos?

Porque é que eu não fiquei com um corpo como o dela?

Bem, por diversos fatores.

Primeiro porque a minha genética e a minha morfologia não são iguais à dela, e é muito provável que eu tenha mais facilidade em acumular as minhas reservas energéticas na zona abdominal.

Em segundo lugar, porque aquilo é uma foto, o que envolve uma pose, e toda uma preparação para apanhar o angulo certo. Conhecendo a mente de uma anorética quasi-recuperada sei, sem sombra de dúvida, que este nível de exposição, requer um nível igualmente alto de preparação.

E por fim, a razão mais importante de todas: De facto, o meu corpo esteve exatamente igual ao dela…. Numa outra fase da minha recuperação em que eu ainda não estava bem… E neste momento, mesmo com a barriga saliente, AINDA NÃO ESTOU SAUDÁVEL – e o sinal mais evidente é a ausência de menstruação.

Nenhum corpo é igual. Não funcionamos todos da mesma forma, não temos as mesmas necessidades. Não existe uma fórmula magica que resulte para todos… e o conceito de “corpo saudável” varia entre indivíduos.

É muito fácil cairmos no erro das comparações, acabando a sentir uma profunda infelicidade por não sermos de determinada maneira. Mas talvez não tenhamos sido feitos para ser dessa maneira. Acho que quanto mais cedo percebermos que não cabemos todos na mesma forma, e isso não tem mal nenhum, mais fácil se torna esta vida.

Por muito egoísta que soe, no que toca à nossa imagem corporal, temos de nos focar em nós, no nosso corpo, naquilo que ele quer e precisa, e aceitá-los e amá-lo com todas as suas particularidades.

E é isso que ainda tenho de aprender.


Também podes gostar

10 comentários

  1. Cada texto teu é uma lição de vida, não desistas. és uma rapariga cheia de garra

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida Patty!

    Já voltei à blogosfera e claro já escrevi algo que é diferente do habitual.

    Tinha saudades tuas, e agora, estive dando uma olhadela pelos teus posts mais antigos. Como sempre, mto bem escritos, e em matéria de restaurantes, gostei mto deste último onde foste. A comida não é picante, nem exótica -rs.

    Ah, comparar corpos, passamos a vida a fazer isso, todas, mas todas. Queríamos ter as pernas de "a", o busto de "b", etc. etc. mas a genética manda muito. Eu nasci com 4Kg e alguns gramas e sempre fui cheiinha e barriguinha saliente. Que "desgraça"! Gostava de ser mais alta e ter menos peso (1,55m de altura e 70 Kg de peso).

    Qdo fui jovem, nunca fiz dietas malucas, que tivessem efeito iô iô. Nos dias k tinha festas, bebia chá e mta água para ficar com menos saliência de barriga-rs.

    Tu, que já tiveste anorexia, não te ponhas a fazer comparações com esta e com aquela. Estás quase nos 30, e o importante é controlares a tua saúde e o teu sistema nervoso. Arranja atividades k te deem prazer, o pole dance está na calha, eu li, e diverte-te!

    Já tens uma casinha mto bonitinha, decorada da maneira como gostas (eu, agora, estou minimalista, antes era "barroca" -rs), e isso é motivo de felicidade e orgulho.

    Beijinhos, saúde e dá notícias.

    ResponderEliminar
  3. I completely understand what you went through. I have a very close friend who went through the same thing and it was very difficult time. Keep your head up and things will get better.
    I just followed your lovely blog :)

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  4. Temos que gostar de nós.....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. como te entendo, é difícil não olhar e não nos fazer pensar sobre o nosso físico :c
    beijinho

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Já pensaste que tens de certeza alguma coisa que essa menina gostaria de ter? É mesmo assim o ser humano.
    Agradeço a tua visita ao meu blog e passarei a seguir o teu (#31).

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  7. Me identifiquei com o texto, adorei seu blog. Só o fato de você escrever sobre, já faz muitas outras garotas se identificarem tmbm . bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Oi bom dia. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger. Sou o seguidor número 35. Parabéns pelo seu excelente trabalho.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  9. Your analysis of your feelings that arose looking at the photo and of the psychological and emotional desires and feelings associated with eating disorders seems excellent!
    Your second to last sentence would be an excellent motto to have framed and on display.
    I love it.
    I do not think what you have yet to learn to do sounds selfish at all.
    It sounds very positive and wise. I hope I can learn it for myself as well!

    my blog
    my YouTube
    my Twitter

    ResponderEliminar
  10. Olá, Princesa!

    Já não te visitava há quase um mês! Sorry!

    A Céu disse uma grande verdade/realidade - todas nós nos comparamos com outras.
    E temos sempre alguma coisa que nos desagrada, mas agrada a outras meninas.

    Apesar de tudo, tu tens plena consciência das coisas e sabes onde está a solução "gostar, gostar muito de ti" e valorizar cada detalhe, cada pedacinho de pele...

    Uma vez disse-te que, só o facto de teres consciência das questões e depois as colocares em papel já é meio caminho andado para a resolução do problema.
    A meu ver, continuas no bom caminho.

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar

Podes gostar de...