4 Hábitos diários que destroem a tua a imagem corporal

15.2.21


Num mundo em que se tentam combater padrões de beleza irrealistas e uma aceitação do nosso corpo é promovida, muita gente ainda se debate com baixa auto-estima.

Eu admito que tenho dias em que me olho ao espelho e não estou particularmente feliz com o que vejo. No entanto, acredito que existem muitos comportamentos que adotamos nos nossos dias, muitas vezes até inconscientemente, que fazem com que tenhamos uma má imagem corporal.

Hoje, venho-vos falar de algumas coisas que fazemos

 

“Body Checking” constante

Já deste por ti a andar na rua e a observares o teu reflexo constantemente nas montras, nos carros, nos espelhos do elevador, em busca de alguma imperfeição? Ou quando estás em casa, de forma consciente ou inconsciente, começares a apertar as pregas de pele da tua barriga ou das tuas pernas, acabando por ficar infeliz com o tamanho delas? Esta busca incansável por imperfeições que fazemos diariamente faz-nos olhar para nós de forma mais depreciativa. Detecta estes comportamentos e tenta eliminá-los.

 

Comparação

Acho que é algo normal, e até certo ponto saudável, que haja uma certa comparação com outras pessoas. O problema está em quando essa comparação nos leva a rebaixarmo-nos e a sermos demasiado autocríticos. Os media mas, sobretudo, as redes sociais “vendem-nos” imagens altamente manipuladas e quase irrealistas nos começamos a interiorizar como a definição de “perfeição”. Os corpos perfeitos entram-nos olhos a dentro através de ecrãs e somos bombardeados com ideias de que temos de ser forma X ou Y. Mas quem definiu isso? Porque temos de ser assim? Se te sentes presa nesse ciclo, tenta eliminar estes gatilhos das tuas redes sociais.

 

Diálogo interno negativo

Aposto que já deste por ti a pensar “meu deus, estou tão gorda”, ou “preciso de fazer dieta”, ou até mesmo “quem me dera ter a barriga lisa”. Este diálogo interno que tens contigo mesma é muito nocivo e, quanto mais o praticares e repetires, mais entranhada a mensagem fica. Os efeitos são evidentes – a tua auto-estima vai descer. Tenta alterar este diálogo interno para algo mais positivo, sê carinhosa contigo!

 

Utilizar roupas desconfortáveis

As nossas roupas podem danificar a nossa imagem corporal. Optar por roupas que nos deixam desconfortáveis ou ficarmos obcecadas com determinados tamanhos que consideramos “ideais” são formas fáceis de nos destruir a auto-estima. Abre o teu armário e limpa-o: começa pelas peças de roupa que já não te servem – não precisas delas, pois a roupa foi feita para te servir, não ao contrário. Depois, retira também as peças que não te fazem sentir bem e bonita. Junta essas roupas, coloca num saco, e doa para uma associação ou alguém que precise! Vais sentir-te melhor, e ainda vais ajudar alguém!


*

Gostaste do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim :D

Também podes gostar

2 comentários

  1. Olá,
    Adorei seu post, acho ele super necessário, e digo por mim mesma. Sempre tive problema com auto estima e nos últimos anos venho trabalhando em me amar e me aceitar mais, mas nem sempre é um bom dia. Em posts como o seu que não esquecemos o quanto isso importa.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!

      Acho muito importante investirmos no amor próprio! Mesmo nos dias maus, temos de tentar cuidar de nós e amarmo-nos!

      Um beijinho grande*

      Eliminar

Podes gostar de...