Recuperar da anorexia durante a pandemia (Parte 1)

18.2.21

Gostava de começar esta publicação com um pequeno lembrete para todos nós: Estamos a viver tempos difíceis, e é fundamental cuidarmos de nós, do nosso corpo, da nossa mente, e dos outros também, para conseguirmos ultrapassar este obstáculo que nos foi posto à frente.

Dito isto, se estás neste momento num processo de recuperação de um distúrbio alimentar (ou do que quer que seja, na verdade!), deixa-me dizer-te que és muito mais forte do que pensas… Isso te garanto eu.

Recuperar de um distúrbio alimentar não é fácil. Eu estive, e estou, no processo, e foi das coisas mais difíceis, mais estranhas e mais conflituosas que passei na minha vida. Questionamo-nos dos porquês. Em momentos de racionalidade somos muitos duros connosco próprios porque agimos de forma completamente irracional quando entramos em comportamentos compulsivos ou obsessivos relacionados com a comida. Em momentos que a doença domina, não conseguimos resistir aos impulsos de comer menos, de compensar mais, de nos auto-destruir por assim dizer. E passamos os dias num grande conflito interno, em que umas vezes ganhamos, outras perdemos, mas que parece nunca ter fim.

Mas antes de iniciarmos este processo de recuperação, existe algo muito confortante na anorexia. A sensação de controlo. Não conseguimos controlar o nosso ambiente, o nosso trabalho, as nossas relações, a nossa vida, mas conseguimos controlar a comida, conseguimos controlar o numero de passos de damos, as horas de exercício que fazemos, as vezes que compensamos.

É a sensação de controlo que nos seduz na anorexia.

E é perder esse controlo que nos assusta na recuperação.

Passar por este turbilhão de emoções, revoltas e conflitos num período normal é muito difícil. Mas se a isso, acrescentarmos um contexto de incerteza, de medo, de constante mudança, em que não podemos controlar rigorosamente nada - que é o caso desta pandemia - o que é muito difícil torna-se quase impossível.

É muito fácil ceder e voltar atrás na recuperação, para poder ganhar o controlo que tanto precisamos. É muito mais fácil fingir que o mundo não está de pernas para o ar, enquanto escondemos gramas de comida, e corremos no nosso quarto sem que ninguém nos veja.

Mas vale a pena?

Não!

Porque esse controlo não existe. Porque a anorexia nos está a matar por dentro, tal como esta doença pandémica mata por fora. E por isso é tão importante mantermo-nos fortes e tentarmos ao máximo manter os nossos passos no caminho da recuperação, mesmo que abrandemos o ritmo.

Temos de nos lembrar do porquê de estarmos nesta caminhada, porque é que escolhemos recuperar, e idealizarmos onde queremos chegar!

Porque a pandemia vai passar um dia, e nesse dia tu vais querer estar mais forte para poderes viver a vida!

E lembra-te, sempre que sentires que precisas de ajuda, procura um profissional especializado. Não tenhas medo ou vergonha, eles estão cá para nos ajudar!

No próximo post partilharei algumas ideias para tornar a recuperação um pouco mais fácil!

*

Gostaste do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim!

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...