A ansiedade domina-te? - 5 estratégias para te ajudar a superá-la

4.2.21


Todos nós já passamos por alguma situação em que nos vimos inundados por sentimentos e sensações relacionadas com a ansiedade. Até certo ponto, é normal e até espectável que todos nós passemos por isto em algum momento da nossa vida.

No entanto, muitos de nós têm tendência a sofrer mais de ansiedade que outros, e existem situações em que as pessoas convivem com a ansiedade diariamente. Dependendo do “grau” em que a ansiedade nos afeta, podemos adotar diferentes estratégias para atenuar ou dissipar esta ansiedade.

Hoje, trago-vos 5 estratégias para ajudar a lidar com a ansiedade.

 

Fala com alguém

Verbalizar as nossas emoções é sem dúvida uma das melhores ferramentas que temos para aliviar as nossas preocupações e, consequentemente, diminuir os nossos níveis de stress e ansiedade. Se te sentes a afundar em preocupações e stress, não hesites em pedir ajuda. Procura alguém em quem confies – um familiar, um amigo– e partilha as tuas preocupações.


Escreve

Se não te sentes confortável em partilhar os teus medos, preocupações ou sentimentos com alguém, uma excelente alternativa é escrever. Pega num caderno e numa caneta e começa a escrever o que te vem à cabeça. Vais sentir um certo alivio e, ao escreveres, poderás reler mais tarde e por as situações em perspetiva, o que pode facilitar a resolução do problema.


Medita

A meditação pode ser um assunto um pouco controverso, e muita gente pode não se sentir confortável ao fazê-lo, mas a verdade é que apenas 5 minutos de atenção plena na respiração ajuda, e muito!, a atenuar os sintomas físicos da ansiedade e a clarificar as nossas ideias. Podes fazê-lo sozinho(a), ou com ajuda de meditações guiadas que facilmente encontras no youtube ou em apps.


Cria

Uma das coisas que, pessoalmente, me ajuda a relaxar e atenuar a ansiedade é criar algo. Manter as mãos ocupadas numa tarefa criativa permite-me aliviar a mente das minhas preocupações, enquanto faço algo que me acrescenta um propósito. Existem inúmeras coisas que podes fazer, desde desenhar, pintar, brincar com plasticinas ou gesso, cozinhar, escrever à mão, criar bijuteria, tirar fotografias… existe um mundo de possibilidades!


Procura ajuda profissional

Quando esta ansiedade começa a afetar a nossa vida diária, impedindo-nos de executar as nossas tarefas ou dificultando o nosso dia-a-dia, é um sinal claro que precisamos de procurar ajuda de forma a resolvermos essa situação para retomar a nossa vida na sua plenitude. Essa ajuda pode ter a forma de um psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra, dependendo das tuas necessidades e recursos. Mas fundamentalmente, não te deves sentir mal por pedir ajuda. Tal como vais ao médico quando te doi uma perna, deves recorrer aos profissionais de saúde mental para sarar as feridas internas!


*

Gostaste do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim :D

Também podes gostar

7 comentários

  1. Eu tenho ansiedade e o que resulta para mim é fazer exercício fisico ou ir nadar.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exercício é fantástico para combater a ansiedade também :D

      Um beijinho *

      Eliminar
  2. Este artigo ajudou-me a perceber que tenho de arranjar formas de controlar a minha ansiedade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por poder ajudar! Espero que consigas dominar a tua ansiedade rapidamente :)

      Um beijinho**

      Eliminar
  3. Ótima dica!.
    Isso é muito útil para pessoas que precisam encontrar uma maneira de lidar com o excesso de ansiedade e analisar suas causas.

    saudações da indonésia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, é algo muito importante!

      Obrigada pelo comentário :)

      Eliminar
  4. Olá Patty,
    Dicas realmente fundamentais, que só quem passa por isso sabe o quanto elas fazem a diferença.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar

Podes gostar de...