6 dicas para lidar com o ganho de peso

18.1.21


Se vives neste planeta em que parece que a essência do ser humano se reduz à sua imagem corporal, certamente já tiveste algum momento em que sentiste que a tua vida seria melhor se o teu peso fosse mais baixo.

Isto é particularmente difícil para alguém que está a recuperar de um distúrbio alimentar, especialmente porque estamos a ser bombardead@s por informação que directa ou indirectamente afirma que quem é magro é melhor, vivemos numa sociedade onde o melhor elogio que uma pessoa nos pode dar parece ser “Uau, estás mais magr@” mas no fim precisamos de GANHAR PESO para SOBREVIVER.

Mas estes mesmos princípios podem aplicar-se em muitas outras situações. Por isso, e de forma a deixarmos de uma vez por toda de nos resumir a um numero da balança, deixo aqui 5 dicas para acabar com a ditadura da imagem e do peso que usei (e ainda uso) durante a minha recuperação de um distúrbio alimentar

 

Doar roupas que deixam de servir

Ninguém gosta de vestir uma peça de roupa e perceber que não serve. Mas particularmente para quem está a recuperar de baixo peso, isto pode ser o maior pesadelo. No entanto, não serve de nada mantermos essas roupas porque na verdade, se tudo correr bem, nunca mais vamos precisar de as vestir por serem pequenas demais.

Assim, uma regra que estipulei para mim mesma foi assim que uma peça deixasse de servir ou ficasse apertada, eu iria colocar num saco para doar. Desta forma, não ficava tentada em restringir para voltar a caber nela e tinha associado a esse gesto uma boa ação.

 

Optar por tamanhos únicos

Ainda na sequencia do tópico do vestuário, uma opção interessante é optar por peças de roupa de tamanhos únicos. Esta foi a minha salvação, especialmente no que toca a calças, que foram umas das peças de roupa que mais depressa me deixaram de servir. Assim, tinha uma peça que se adaptava ao meu corpo enquanto mudava e não sentia o peso do “deixar de servir” porque isso não acontecia. É ótimo para nos adaptarmos ao nosso novo corpo, para a nossa carteira, e para o nosso bem-estar no geral!

 

Apagar as apps de contagem de calorias e/ou monitorização da atividade física

Este ponto é o meu calcanhar de aquiles porque eu, essencialmente, vivia para fazer um X número de passos por dia e, se não o fizesse, sentia-me miserável. A verdade é que o numero que eu estipulava como aceitável não era de todo compatível com a minha vida normal e então eu comecei a boicotar a minha normalidade para cumprir esse objectivo.

Estas apps são extremamente enganadoras: têm erros enormes, tanto as de controlo de calorias como as de passos, mas o problema maior é que são extremamente viciantes e tornamo-nos obcecados com aqueles números. A única forma de parar é cortar o mal pela raiz: acabar com as aplicações.

 

Comprar alimentos avulso e evitar as unidoses

Relativamente aos alimentos, uma dica muito fácil é evitar comprar alimentos unidoses: bolachas, sumos, pão,… o que for. Porque é que temos de nos limitar a uma porção que alguém estipulou como sendo a ideal? Se me apetecer 5 bolachas e o pacote só tem 4, porque é que não posso comer?

Optar por alimentos avulso, qualquer que seja, tem duas vantagens: não estamos .limitados a essa estipulação de quantidade que muitas vezes não nos satisfaz, e além disso somos mais sustentáveis pois reduzimos as embalagens utilizadas.

 

Excluir os utensílios de medição de alimentos

Ora o ponto anterior só funciona caso ponhamos de parte todos os utensílios de medição de alimentos. Resumidamente: Adeus balança. Adeus copos de medida. Estes utensílios só são uteis para fazer bolos. Não para medir a quantidade de cereais de pequeno-almoço.

 

Remover  rótulos dos alimentos

E ainda nesta sequencia de alimentos, uma outra coisa que pode e deve ser feita é.. ignorar os rótulos dos alimentos. Na verdade, isto é extremamente difícil pois todos os alimentos embalados vêm com um rótulo bastante detalhado (e triggering) do dito alimento. Mas é muito difícil de ignorar. 

O ideal é, sempre que possível, retirar as embalagens dos alimentos onde se encontram as tabelas nutricionais. Por exemplo, deitar as caixas de cereais fora e ficar só com o saco que vem lá dentro. Uma alternativa, quando não é possível retirar a embalagem, é riscar os rótulos de forma a tornarem-se ilegíveis ou pedir a alguém para o fazer.

 

Estes são pequenos truques que podem tornar algo que é muito difícil um pouco mais simples… Espero que possam ser úteis de alguma forma ;)


Também podes gostar

8 comentários

  1. Bom dia :)
    Acredito que funcione para quem quer ganhar peso e devia realmente ser assim como descreves, mas infelizmente para quem quer perder peso há certas regras que não dá para cumprir, por exemplo as doses, mas na verdade para quem quer ganhar peso estou de acordo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que temos de fazer as nossas opções baseadas nos nossos contextos :)

      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Amei as dicas, muito necessárias. Parei de me importar com a balança e comecei a me preocupar com minha saúde, tudo melhora.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual! Não devemos definir-nos pela balança :)

      Um beijinho*

      Eliminar
  3. A nossa cabeça tem tendência a ir pela "moda" ou pelo que a sociedade indica que é o "correto" mas acima de tudo há que ter atenção que cada corpo é um corpo e não podemos descuidar da nossa saúde só porque pessoa X diz que não posso comer um hamburguer porque me faz mal e vai engordar... se eu sou feliz assim não tem que ser de outra forma e se o meu corpo aceita e estou saudável o resto é resto.
    Gostei das dicas, já me quis guiar por apps dessas mas o que eu tenho de bom (neste aspeto) é que acabo por me desligar disso 😅
    Um beijinho enorme **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      Nem mais, infelizmente isso acaba por acontecer inconscientemente - a parte de seguir as modas, mas aos poucos vamos tomando consciencia do que estamos a fazer e pudemos mudar :)

      Um beijinho *

      Eliminar
  4. Amei o post. Eu tento não ligar para o peso, mas é algo que me afeta muito. Vou seguir algumas das dicas para melhorar as coisas.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto menor importancia dermos a essas pequenas coisas, mais felizes vivemos :)

      Um beijinho*

      Eliminar

Podes gostar de...