4 hobbies para manteres as mãos (e a mente!) ocupadas

21.1.21


 Quantas vezes já deste por ti sentado(a) no sofá a ver séries e a sentires-te um pouco inútil por não estares a ser realmente produtivo(a)? Eu sei que já me senti assim um milhão de vezes…

A verdade é que muitas vezes quando temos tempos livres não sabemos muito bem como utilizá-lo – e isto foi algo que observei bastante durante a quarentena. Isto pode levar a um sentimento de pouca produtividade o que, por sua vez, leva a frustração, ansiedade, stress, e a uma sensação de inercia que parece imparável.

No entanto, com a minha própria experiência, apercebi-me que, ao manter as minhas mãos ocupadas esses sentimentos se dissipavam e eu acabava por, de facto, me sentir mais produtiva e, sobretudo, mais relaxada!

Por isso, deixo-vos 4 sugestões de atividades simples que podem fazer em casa e que certamente vos farão sentir mais relaxados e mais produtivos!

 

Cozinhar

Muitas vezes entramos em piloto automático e fazemos sempre as mesmas refeições que acabamos por não desfrutar nem de as fazer nem de as comer. Se tiveres algum tempo livre e gostares de passar tempo na cozinha, porque não fazer uma receita diferente? Algo mais elaborado e que requeira um pouco mais de trabalho? Aventura-te em gastronomias do mundo ou faz um bolo de camadas mais elaborado só porque te apetece! No final, terás uma refeição deliciosa para ti, que poderás partilhar com alguém, e sentir-te-ás orgulhosa do teu esfoço!

Pintar

Se tens uma veia artística em ti que anseia em se expressar, de que estás à espera? Pega no papel e nos lápis de cor e deixa a imaginação fluir. Se não tiveres assim tanto jeito para desenhar, não te preocupes, I got your back! Os benefícios da pintura também são para ti, basta adquirires um livro de mandalas (ou procurares na internet e imprimires) e pintares! No final, vais adorar o resultado

Escrever

Se por outro lado, a tua veia artística se centra mais na parte linguística, desafia-te a escrever um pequeno texto, um artigo de opinião, um poema ou uma letra de musica. Podes, inclusivamente, pedir a um familiar ou amigo para te desafiar com o tema e depois é só deixares fluir! Outra sugestão é partilhares as tuas obras literárias (sejam elas pequenas ou grandes) com outros escritores, trocando opiniões e ideias, para uma experiencia ainda mais completa!

Fotografar

Se gostas de captar momentos em frames, está na altura de pegares na tua camara fotográfica. Teres tempo livre é uma excelente forma de explorares o mundo que te rodeia e criares historias visuais através de fotografia. Podes utilizar as redes sociais para partilhar as tuas capturas e, tal como referi acima, trocares ideias e técnicas com outros fotógrafos para manteres o entusiasmo!

 

E tu? Que outras formas tens de manter as mãos ocupadas?

Também podes gostar

10 comentários

  1. Sem duvida que no primeiro confinamento a cozinha foi um opimo aliado, comecei a fazer bolos, coisa que nunca me atrevia a fazer, por achar que não tinha jeito.

    MEU BLOG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estes tempos têm sido maus para umas coisas mas bons para descobrir talentos erscondidos :b

      Um beijinho *

      Eliminar
  2. Bem, acho que no meu caso é notório o que faço para me ocupar a mente. Mas quando não estou a trabalhar nas minhas peças, faço imensa pesquisa ou coisas só para casa.

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu caso é facil perceber que tens muito jeito com as mãos :D

      Um beijinho *

      Eliminar
  3. Amei o post. sempre mantenho as mãos ocupadas escrevendo algo ou tentando cozinhar. Esses últimos tempos me fez pegar gosto pela cozinha
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sido uma boa altura para explorar a cozinha não é? ;D

      Um beijinho **

      Eliminar
  4. Olá,
    Adorei as dicas, principalmente quando vivenciamos um novo confinamento. Escrever já fez muito parte do meu dia a dia, hoje é só por aqui mesmo, mas está ótimo. Cozinhar eu nunca gostei, mas entrou perfeitamente nessa sua lista. Mesmo não gostando, é algo que tenho feito bastante nesse tempo em casa e, acredite, estou começando a gostar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que há coisas que, quanto mais fazemos, mais aprendemos a gostar :D Cozinhar é uma delas eheh

      Um beijinho **

      Eliminar
  5. Olá, querida Patty!

    Espero k estejas bem de saúde e bem longe da Covid-19. Espero, igualmente, que os teus pais estejam felizes e saudáveis.
    Eu estou bem e de férias, embora esteja já farta da Pandemia. Psicologicamente, não estou mto bem, pke o tempo tem estado péssimo, detesto dias pequenos e escuros e as depressões não param de chegar. É a Filomena, é a não sei das qtas, enfim, não há paciência.

    As tuas dicas são excelentes, mas delas só aproveito a escrita, porque não gosto de cozinhar (faço o básico para mim), pintar, nem pensar, pois a Arte não me bafejou nem um bocadinho. Fotografar tb não sei lá mto bem e eu gosto de ver tudo ao vivo. Penso que nada, nem ninguém, passado um ano está na mesma.

    Então, como passo eu os meus tempos livres? Se estou na escola, o tempo passa mais depressa e chego a casa, praticamente à noite, portanto passo melhor o dia. Hoje, encerraram as escolas e claro, levantei-me tardíssimo, sem hipótese de fazer limpezas e arrumações na casa, que é mesmo aquilo de que eu gosto. Tinha empregada doméstica que me ajudava, mas desde março do ano passado, que tive de convidá-la a sair devido à pandemia e até agora continuo, logicamente, sem ninguém.
    A minha casa é grande e precisa de manutenção, diariamente, mas os dias estão escuros e não dão para fazer limpezas.
    Ouço música e danço em frente ao computador, enfim, vou fazendo o possível para ficar mais feliz. Não saio agora de casa e compro tudo on-line.

    Um tempo "chatérrimo", este, e sabemos nós por qto mais tempo isto durará. Enfim, façamos um esforço para pensar positivo.

    Beijos e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Céu!

      Folgo em ver-te de novo por aqui!
      Espero que esse "blues" do tempo te deixe em paz depressa, mas percebo perfeitamente aquilo que sentes!

      Curiosamente, eu gosto de escrever, cozinha, gosto de pintar e de criar coisas com as mãos, e gosto de fotografar. O que não quer dizer que tenha jeito para alguma dessas coisas, obviamente!

      Mas de facto estes tempos são desafiantes e, falando por mim, quanto mais tempo livre tenho pior e, uma vez que há quase 1 ano que não vou à faculdade, tenho mesmo de me manter ocupada para tentar mater a réstia de sanidade mental que ainda tenho!

      Por favor, cuida de ti e um beijinho grande *

      E claro! temos de pensar positivo!

      Eliminar

Podes gostar de...