Movimento #BuildALadder - A história da Martina

25.1.21


Hoje trago-vos um post sobre um assunto que me é particularmente querido, e que provavelmente não vai fazer muito sentido no inicio, mas prometo que vale a pena ler!

Quando eu tinha 15 anos, comecei a ouvir música coreana e entrei de cabeça na cultura da Coreia do Sul. Com isso, durante os anos seguintes, li livros, ouvi podcasts, ouvi musicas, e vi muitos vídeos, especialmente de youtubers ocidentais que viviam no país.

Um dos canais que comecei a seguir primeiro chamava-se na altura Eat Your Kimchi (sendo que Kimchi é um fermentado de couve muito popular na Coreia), e era gerido por um casal – o Simon e a Martina – que falavam das suas peripécias a viver na Coreia do Sul, e partilhavam vídeos sobre a cultura e a musica coreana que eram super divertidos para mim. Além disso, eles tinham (e ainda têm!) uma personalidade muito alegre, muito cheia de energia, algo que era transmitido para este lado também.

O tempo foi passando, eu fui crescendo e eles também, mas neste processo fui acompanhando as suas aventuras: Eles mudaram-se para o Japão, e durante muito tempo fizeram vídeos sobre o seu dia-a-dia no Japão, e agora recentemente voltaram para o seu país de origem, que é o Canadá. E eu mudei-me com eles, no fundo, deste lado do ecrã.

Aposto que estão a pensar o que raio estou para aqui a falar, certo?

Pois bem, no meio destas desaventuras, descobri que a Martina – que para mim era a rapariga super alegre de cabelos coloridos que me inspirava muitíssimo – sofria de uma doença rara chamada síndrome de Ehlers-Danlos, que se caracteriza por uma hipermobilidade das articulações que leva a dores horríveis, segundo os relatos da própria.

Aliás, ela partilhou em alguns vídeos que tem dias que tem muita dificuldade em sair da cama, outros que tem de usar uma bengala para conseguir andar, e outros em que vive como se nada tivesse errado com ela! Esta doença física acabou por também ter impactos na sua saúde mental e a Martina acabou por lidar também com depressão.

No meio disto tudo, de forma a conseguir sair desse estado depressivo e conseguir aceitar a sua condição, a Martina criou o movimento #BuildALadder, que em português se traduz para “Cria uma escada”.

O #BuildALadder assenta na premissa que a nossa felicidade está nas pequenas coisas. Está no cheiro do café que bebemos na manhã, ou no por do sol que conseguimos ver ao fim do dia. Está no sorriso que a senhora do supermercado nos mostra quando vamos às compras, ou naqueles 10 minutos a sós que temos quando tomamos banhos quentes.

Cada uma dessas coisas pode ser um degrau nesta escada para sairmos da depressão, da ansiedade, ou da negatividade que nos invade.

Mas o movimento #BuildALadder também contempla aqueles dias em que realmente não conseguimos ver o lado positivo e nada nos faz feliz. Nesses dias, temos permissão para estarmos tristes (a chamada “Pity Party”), desde que cumpramos os seguintes mandamentos:

  • Amanhã irei voltar a “criar a minha escada”
  • Não posso ser mau ou rude para os outros
  • É recomendado sentir-me triste
  • Devo estar confortável – a nível de roupas, de local onde estou e tudo mais
  • Devo praticar o auto-cuidado

Agora, mais que nunca, acho que esta forma de pensar faz sentido. Considerando que o mundo está a mudar, e a mudar rápido, e muitos de nós (eu incluída) não estamos a conseguir acompanhar estas mudanças, está na altura de nos agarrarmos às pequenas coisas que nos fazem felizes, para conseguirmos lidar com as coisas grandes e desafiantes sobre as quais não temos poder de mudar ou alterar – Tal como a Martina fez.

Ela inspirou-me muito e eu tenho estado a tentar implementar este mindset. Se quiserem saber mais, deixo-vos abaixo um vídeo sobre o assunto!



Disclaimer: Esta não é uma solução profissional. Partilho convosco uma estratégia que pode ajudar, mas que não dispensa a consulta de um profissional especializado em saúde mental!

*

Gostastes do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim :D


Também podes gostar

9 comentários

  1. A visão dessa menina parece-me acertada, contudo não esquecer que casos de depressão necessitam de supervisão médica pois tendencialmente irão agravar-se. Associar boas práticas mentais parece-me contudo, uma optima escolha.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li a tua partilha e, embora a minha intensão não fosse, de todo, dar uma alternativa ao apoio psicologico por um profissional, fizeste bem em chamar-me a atenção e já adicionei um disclaimer!

      Obrigada :)

      Um beijinho *

      Eliminar
  2. Gosto muito de desenvolver pequenas hábitos positivos mas que mesmo assim são importantes pro meu desenvolvimento pessoal! Também gosto de preservar os meus momentos de reclusão/quando fecho um ciclo, comigo não funciona muito ignorar o problema até fingir que ele não existe, eu prefiro resolver e passar por todas as fases de "luto" para seguir em frente! Amei o post <3
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tens uma forma de ver as coisas muito positiva, porque resolver mesmo as tuas gavetas na tua cabeça, e celebras as coisas boas! Isso é mesmo positivo!

      Um beijinho *

      Eliminar
  3. Olá, Patty!

    Que post tão interessante!
    Há doenças incríveis, no mau sentido, mas há quem lhes dê a volta por cima e a Martina é uma dessas pessoas.

    Extravasa alegria no post e nota-se que precisa de movimento e de ter e experimentar coisas novas.

    Uma boa amiga para ti, sem dúvida, que gostas de encontrar coisas diferentes e de visitar vários países. És multicultural.

    Beijinhos e boa sorte. Diverte-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Céu!

      Sem dúvida que estas pessoas que arranjam maneira de dar a volta a situações difíceis de forma tão positiva!

      Obrigada pela tua mensagem!

      Um beijinho grande e cuida de ti *

      Eliminar
  4. Olá, querida Patty!

    Já tenho post novo, que já é um bocadinho velho-rs. Qdo te for possível, aparece por lá, tá? Obrigada!

    Beijinhos e obrigada pela recomendação, mas eu não saio de casa desde que as escolas fecharam.

    ResponderEliminar
  5. Que incrível, conviver com doenças crônicas (principalmente as que causam dor) não deve ser uma tarefa fácil, por isso é muito importante o acompanhamento com psicólogos para evitar casos graves de depressão. Muito lindo da parte dela criar esse movimento e encontrar alegria nas pequenas coisas.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser mesmo muito desafiante mas ela conseguiu tornar algo mau em algo inspirador!

      Um beijinho*

      Eliminar

Podes gostar de...