Suplementos hipercalóricos na anorexia

22.3.21


Recentemente, num sketch do programa “Isto é gozar com quem trabalha”, o Ricardo Araújo Pereira deu destaque a um momento particular e caricato em que o nosso Presidente da República está a dar uma entrevista com uma garrafinha na mão.

Essa garrafinha foi o motivo da piada, mas para mim foi um pouco nostálgico. O que o Professor Marcelo bebia era um fortimel, um suplemento alimentar que é vendido em farmácias e com o qual tive alguma proximidade.

Na verdade, eu nunca tomei fortimel, mas tomei o mesmo tipo de suplementos de uma outra marca na minha recuperação e, uma vez que nunca abordei esta questão aqui no blog, decidi trazer o tópico à discussão.

Vamos a isso?

 

O que são estes suplementos?

Este é um suplemento hiperproteico e hipercalórico, que serve como complemento nutricional para pessoas que não conseguem satisfazer as suas necessidades de nutrientes através da alimentação dita normal. Por isso, estes suplementos são recomendados para pessoas com baixo peso, para idosos, ou para pessoas com dificuldade em ingerir alimentos por outros motivos.

 

A que sabem?

Assemelham-se a iogurtes líquidos, com uma textura fluida. Existem em diversos sabores – baunilha, chocolate, morango… - dependendo das marcas. Na minha opinião, sabem melhor frescos, mas podem ser bebidos à temperatura ambiente. Os sabores que mais gostei foram os de baunilha (bem suave) e o de chocolate (sabia a leite com chocolate!)

 

A minha experiência

Quando a minha médica me disse que eu tinha de tomar estes suplementos, senti-me miserável… Tinha de beber um por dia, ao fim do dia, e para mim era tortura por saber que uma garrafinha tão pequena e tão fácil de beber tinha um teor calórico tão elevado. Ainda por cima não me custava nada de os beber, o que me deixava ainda mais chateada.

Hoje sei que foram uma ajuda preciosa numa altura em que eu não era capaz de comer a quantidade de alimento suficiente que me permitisse recuperar o peso que precisava na altura. Confesso que, enquanto os tomava, por vezes até pensava que quando não precisasse mais deles os iria comprar ocasionalmente pois sabiam bem – o que aconteceu foi que quando os parei de tomar nunca mais quis ouvir falar de tal coisa! Agora… como já passou mais de um ano sinto uma certa saudade… Mas prefiro mil vezes comer comida real que um suplemento que é, no fundo, um fármaco.

 

 

Alguma vez tiveram de tomar algum destes suplementos?

*

Gostaste do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim!

Também podes gostar

4 comentários

  1. Olá, Patty!

    Não, nunca tive de tomar destes suplementos.
    No entanto, como já te disse uma vez, estes teus artigos são de utilidade publica. E embora, ultimamente não comente muito, tenho-te lido e estou sempre a aprender coisas novas.

    Fica bem, Princesa!
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  2. Minha irmã é nutricionista e já tinha comentado comigo sobre suplementos e uma dieta hipercalórica. Achei super legal você trazer esse assunto para o blog, parabéns por ter vencido a anorexia!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Nunca tive de tomar estes suplementos, até desconhecia da sua existência ...
    Mas faz sentido existirem e são uma mais valia!

    ResponderEliminar

Podes gostar de...