Kit S.O.S Ansiedade - Faz o teu!

19.4.21

Alguma vez deste por ti a sentir os teus níveis de ansiedade a subir e não seres capaz de te conseguir acalmar? Tentaste pôr em prática algumas técnicas de respiração e não foste bem sucedida, o que ainda piorou a tua sensação de stress?

Se respondeste sim a alguma dessas perguntas… Não te preocupes, não estás só. Isso já me aconteceu, ainda acontece e tenho a certeza que continuará a acontecer no futuro.

Eu sou uma pessoa tendencialmente ansiosa e, desde que ganhei consciência e aceitei essa característica minha, tenho tentado explorar estratégias que me possam ajudar a acalmar quando tenho alguma crise de ansiedade. Algumas coisas que explorei foram francamente inúteis mais outras provaram ser bastante eficientes.

Como resultado desta experiência que fiz comigo própria, resultou uma caixa à qual chamei o meu Kit S.O.S Ansiedade, baseada numa técnica de relaxamento baseada nos 5 sentidos (que falei num post anterior!) e com objetos que todos temos em casa e que facilmente conseguimos levar connosco. Cada objeto deverá estimular um dos sentidos de forma a conseguirmos desligar da sensação de ansiedade ou dos pensamentos negativos.

Mas sem mais demoras… vamos ao que interessa! Deixo-vos então o meu Kit S.O.S Ansiedade

 

Visão: Vela

Ao acendermos uma vela e focarmos a nossa atenção na chama a arder, estamos a estimular a visão. Além disso, as chamas têm um efeito calmante e reconfortante que podem ajudar no relaxamento numa crise de ansiedade

 

Audição: Fones

Ouvir uma música que gostemos muito ou um som de relaxamento são estratégias muito usadas e eficazes para baixar os níveis de stress no nosso corpo. Com um telemóvel à mão – que todos temos connosco – e uns fones, facilmente conseguimos focar a nossa atenção no som.

 

Tacto: Bola anti-stress

Este é um clássico, que já é usado à algum tempo mas que é eficiente. Quando acumulamos energia negativa em nós, especialmente quando essa energia está associada a sentimentos de raiva ou angustia, uma bola anti-stress pode permitir a descarga dessa energia. Em alternativa, um tecido suave, uma bola com pelo, ou um objecto com alguma textura agradável ao toque, pode ajuda!

 

Sabor – Chocolate

Ás vezes, uma maneira fácil de reduzir a ansiedade é através das nossas papiulas gustativas e o chocolate é um ótimo aliado por ter triptofano, o percursor da serotonina, a hormona da felicidade! Em alternativa, outro alimento com um sabor forte, como um fruto cítrico, ou até uma especiaria, poderá ter o mesmo efeito de estimular o paladar e distrair das preocupações excessivas.

 

Cheiro – Óleo essencial

O nosso nariz é igualmente poderoso e, como tal, os óleos essenciais podem ser uma arma poderosa de combate à ansiedade por estimularem o nosso olfato e nos levarem a concentrar no aroma que sentimos. Recomento o óleo essencial de alfazema, mas qualquer óleo que gostem pode fazer o mesmo efeito!

 

Extra: Caderno e caneta

Para completar o meu Kit, coloquei também um bloco e uma caneta. “Para quê?” perguntam vocês. Escrever o que sentimos, o que pensamos, ou o que tememos ajuda a relativizar e por em perspetiva aquilo que se está a passar na nossa mente, permite-nos ver a situação do lado de fora e acabamos a “desabafar” com o papel, o que também pode ajudar – e muito! – no alivio dos sintomas da ansiedade.


*

Gostastes do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim :D

Também podes gostar

3 comentários

  1. Adoro ver as velas acesas, transmitem uma calma e paz de espirito.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso nunca sofri de ansiedade, mas tenho casos na família e às vezes é frustrante porque queres ajudar e não consegues...
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Sofro de alguma ansiedade e o que me ajuda mais é mesmo a respiração. Ouvir música faz-me sentido e o olhar para a vela também (porque temos de estar focados e o nosso pensamento vai para aquele exercício). Mas como os meus "ataques" acontecem no exterior precisei de encontrar uma técnica que não dependesse de objetos. Fazer exercício físico também me ajuda bastante a diminuir os níveis de ansiedade.

    ResponderEliminar

Podes gostar de...