Tasting Places: CrossRoad Cafe (Lisboa)

15.10.21

Nesta nova temporada de “Tasting Lisboa”… Wait…! Posso começar assim? Sei que isto não é propriamente uma série da Netflix (do Netflix? Demasiadas questões…), mas depois desta pausa excessivamente longa acho que me atrevo a dizer que estou a iniciar uma nova temporada!

Mas dramas televisivos à parte, não podia ter escolhido um melhor local para partilhar convosco que o CrossRoad Café. Não conhecem? Não sabem o que perdem!

Vamos lá?

 

O Espaço

Situado numa das ruas paralelas à famosa Rua Augusta, na Baixa de Lisboa, o CrossRoad Café é um pequeno estabelecimento que pode até passar despercebido aos mais distraídos que circulam pela zona, mas tem tanto, mas tanto para oferecer ao cliente.

O espaço é pequeno, com poucas mesas e uns lugares ao balcão. Mas enganem-se que isto não é algo mau! Apesar de ter uma área reduzida, existe espaço entre os clientes (que é fundamental neste tempo de pandemia) e esta pequena dimensão permite aumentar a proximidade entre o cliente e o staff, criando um ambiente mais familiar e acolhedor.

A sala de refeições tem linhas simples, mas é confortável. Existem elementos alusivos à Ásia – tema das principais refeições deste espaço – mas também a viagens. As janelas grandes trazem luz e vida à sala, e a cozinha aberta permite ao cliente observar a sua refeição a ser preparada, o que é sempre bom.

As mesas são postas de forma simples, mas muito elegante. Os talheres tradicionais são substituídos pelos pauzinhos, e os pratos cheios de comida por tigelas delicadas… Para os fãs de comida asiática, estes detalhes valem ouro, e para os curiosos também!

 

A Comida

Sendo um Bistro de fusão com predominância de sabores asiáticos, a ementa está recheada de sabores exóticos e de deixar água na boca. No entanto, este espaço também serve snacks, lanches, e refeições leves mais tradicionais (das tostas às sopas, passando por panquecas!).

Começamos por duas pequenas entradas que foram cortesia do Chef, a primeira foi uma novidade para mim: Granola salgada! Com um toque agridoce e levemente picante, esta mistura de frutos secos conquistou-me pela sua irreverencia e surpreendeu-me por ser tão agradável ao palato.

A segunda entrada foi um acompanhamento tradicional coreano que eu já conhecia e que o Soulmate adorou – Kimchi! Para quem não conhece, é um fermentado de Couve picante que é servido frio e é rico em probióticos e prebioticos… para além de ser absolutamente delicioso!

Seguimos ainda na onda das entradas e provamos as Gyozas de frango: Cozidas a vapor e passadas levemente na frigideira para dar aquele toque mais crocante, estas gyozas estavam muito bem recheadas e, molhadas no molho picante (também caseiro!), eram de levar aos céus!

Algo que não ficou nada atrás e nos conquistou com o seu sabor a mar foram os Há Kau! Semelhantes às Gyozas, mas mais pequenas e apenas cozidas a vapor, estes pequenos raviolis asiáticos recheados de camarão fizeram as nossas papilas gustativas explodir de alegria de tão deliciosas que eram!


Passando aos pratos principais, seguimos viagem para a Tailândia onde ficamos para o resto da refeição. O Pad Thai foi o momento gastronómico que se seguiu, e que também nos conquistou. Este prato de noodles onde a estrela é o sabor da pasta de tamarindo que contrasta perfeitamente com a lima, e é completado com os camarões, tofu, rebentos de soja e cebola caramelizada deixou-nos a desejar por mais. Leve, fresco, e delicioso, este é um prato que conquista qualquer um!

Antes de chegarmos à sobremesa, ainda tivemos mais um momento gastronómico patrocinado pela Tailândia: os Thai Noodles! O facto de ser um prato de noodles com caldo, e deste caldo ter como base o leite de coco deixou-nos um pouco céticos, mas… Oh. Meus. Deus. Que surpresa maravilhosa (ou deverei dizer deliciosa?)!! O caldo era cheio de sabor, muito rico e aveludado, os noodles que lá nadavam eram deliciosos e o frango que acompanhava estava perfeitamente cozinhado! Este prato foi definitivamente a surpresa da refeição!

Para terminar, ainda tivemos espaço para uma sobremesa – pois claro! O Cheesecake de manga foi a sugestão do chef que nós aceitamos, e ainda bem! A base de bolacha bem crocante, o centro com textura de queijada e leve sabor frutado, completado com manga e – pasmem-se! – coentros, foi uma sobremesa digna de estrela Michelin! Delicioso!

 

O Serviço


Fiquei absolutamente fascinada com a simpatia e a delicadeza com que eu e o Soulmate fomos recebidos. A senhora que nos atendeu (infelizmente não lhe perguntei o nome mas sei que é natural da Malásia) era de uma simpatia sem igual e fomos também recebidos pelo Chef, José Camacho, foi extremamente atencioso, e foi ele que muito amavelmente nos serviu e explicou o conceito e os produtos.

O serviço em si é rápido e eficiente, não dando espaço para grandes esperas entre pratos. Uma nota positiva para a nossa escolha de bebidas – o chá frio da casa – que nos podemos servir as vezes que quisermos… ou melhor, a senhora que nos atendeu (sinto-me mal por chamar assim, mas não sei mesmo o nome…) nos serviu sempre que via o nosso copo vazio!

 

Para Terminar….

Se há sítio que me surpreendeu pela simplicidade e pela forma acolhedora como me recebeu, foi o CrossRoad Café. Deixo aqui o meu agradecimento ao staff que foi 5 estrelas e nos proporcionou uma experiência gastronómica fantástica!

Se tiverem oportunidade,  façam uma visita! A comida é genuinamente boa, e os preços são muito simpáticos! Arrisquem, mas vão bem cedo porque o espaço é pequeno e enche rápido! Garantidamente não se vão arrepender!


Clica aqui para obteres mais informação sobre o CrossRoad Café!

Crossroad Cafe Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...