TASTING PLACES: K.O.B (Lisboa)

21.10.21

Aviso: Este post não é apto para vegetarianos ou vegans… contem fotos e conteúdo que incluem produtos de origem animal. Aliás, todo o conceito deste espaço inclui carne. Proteína animal. Bife. Chicha. Bem… vocês já perceberam a ideia, não é?

A minha vista ao K.O.B mais uma vez foi resultado da influência da minha amiga Inês, mas digamos que… eu gosto deste tipo de influência! Aliás, se for para me levarem a sítios com boa comida, bom ambiente, e ainda por cima boa companhia, eu estou sempre pronta!

Mas chega de conversa de encher chouriço… Vamos ao que interessa!


O ESPAÇO

O K.O.B é mais um dos restaurantes do Chef Olivier (Já visitei anteriormente o Yakuza), cujo nome é uma sigla que significa “Knowledge of Beef” (Traduzindo de forma grosseira: conhecimento de bife) e, obviamente, é um espaço onde a carne reina.

Como esperado, este é um restaurante requintado, com um espaço sóbrio, elegante e muito bem decorado, sem que isso o torne pesado ou que os clientes sintam que têm de se vestir ou comportar de uma maneira especial para que o possam frequentar. Embora seja um espaço em que as mobílias e as decorações da parede são predominantemente escuras, a sala de refeições é muito iluminada graças às grandes janelas que cobrem uma das paredes.


Conforto e requinte andam de mãos dadas em todos os detalhes do restaurante, seja dos elementos decorativos na casa de banho, ou no cuidado com que a mesa é posta. Inclusive, há que dar destaque à faca que se assemelha a uma navalha que é colocada junto ao prato, e que dá um toque rustico à classe que predomina em tudo o resto.

 

A COMIDA

Depois de tudo o que já vos contei, nem preciso dizer qual é a estrela deste restaurante, certo? De qualquer forma, o K.O.B tem dois menus: a carta normal com entradas, pratos e acompanhamentos e sobremesas, e também um menu executivo com vários elementos e um preço bastante mais simpático. Mas hoje não vamos falar de menus executivos.

O couvert é trazido logo para a mesa e nós não o recusamos (atenção que não é cortesia da casa). Inclui manteiga, salsichão e dois patês: um de atum e outro de enchidos) e vem acompanhado com uma cesta com diferentes tipos de pão. Esta entrada poderá variar dependendo do dia em que vão, mas espero que tenham a sorte de provar aquele patê de enchidos…! Nunca tinha provado um patê assim! Rico em sabor, mas ainda assim suave… conquistou-me!

Depois, seguimos para uma entrada que tinha tudo para dar certo: O folhado de queijo com nozes caramelizadas! Servido quentinho com o queijo a derreter, dá aquele contraste entre o doce das nozes caramelizadas e o salgado do queijo. O único aviso que dou é… comam com cuidado, ou vão acabar por queimar a língua… e falo com conhecimento de causa…!

Depois foi a hora do rei: O Bife. Existem diferentes cortes de carne, de diferentes origens e diferentes preços. Nós optamos pelo corte da vazia, uma carne macia e tenra (e mais económica, sejamos francos). Pedi em ponto médio, e vinha bastante rosadinha no meio, tal como gosto, mas sem sangue a escorrer. Os bifes vêm cortados em tiras o que facilita bastante. Para acompanhamentos, de entre um mundo de opções, optamos pelas batatas a murro – um clássico português – e os espargos verdes grelhados – com um toque mais gourmet. Muito bem confecionados, mas achei a porção de espargos muito pequena para o preço.

Uma refeição deste calibre tinha de terminar com sobremesas ao mesmo nível! A Inês pediu o Petit gateau de chocolate com gelado de baunilha e acho que não preciso de dizer nada, certo…? A imagem diz tudo!


Eu, por outro lado, optei pelo sorbet de framboesa e… fiquei apaixonada! Voltava só pelo gelado. Embora seja um sorbet e, portanto, a sua composição seja diferente de um gelado, é ainda assim muito cremoso e o sabor é bastante intenso. Fiquei muito agradada!

 

O SERVIÇO

Um espaço deste calibre pede um serviço bastante mais cuidado e personalizado. Muitas vezes, ao aprimorar os requintes ao servir, o staff acaba por estabelecer uma relação de distância com o cliente, e perde-se um pouco daquela simpatia e carinho que faz com que nos sintamos em casa. No entanto, no K.O.B o sorriso está presente (mesmo com a mascara a escondê-lo), e a simpatia é notória.

O serviço, embora não demorado, leva o seu tempo. Isto porque todos os grelhados são feitos na hora e isso pode demorar. Ainda assim, uma refeição neste restaurante pede tempo, pede boa companhia e calma para se poderem desfrutar todos os momentos desta experiência gastronómica.

 

Para terminar…

Por vezes, todos nós precisamos de uma refeição mais requintada e especial, seja para celebrar um dia ou acontecimento especial, ou simplesmente porque merecemos dar-nos esse mimo. O K.O.B é um sitio ideal para um momento desses – calmo, requintado e com comida boa.

Obviamente que é um restaurante cujos preços são um pouco mais elevados, pelo que não recomendo para refeições diárias (mesmo com menus de almoço). Mas vale muito a pena a visita, pois a experiência proporcionada é realmente boa!

 

K.O.B by Olivier Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

1 comentários

  1. Olá, querida Patty!

    Bem, já voltaste das tuas férias bloguísticas, que foram um pouco prolongadas, mas a minha paragem na blogosfera foi quase de quatro meses, também. Estava farta de blogar e com zero inspiração, então resolvi parar. Voltei este mês toda animada.

    Não conheço este restaurante, como tantos outros, mas só pelo requinte apetece-me lá ir, embora não seja apreciadora de carne, mas como de vez em qdo. Pobre do meu estômago com esses enchidos, mas recusar parecia mal. Há grelhados e isso me basta e satisfaz.

    As sobremesas são um primor e quem lhes resiste? Eu tenho de resistir pke o meu pâncreas é mto esquisito e a diabetes anda a rondar-me. Tenho de ter tento na língua.

    Gostei que te tivesses divertido com a Inês e comido bem. Agora, é só repetir.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar

Podes gostar de...