PATTY's CHOICES: Chocolates Tony’s Chocolonely

28.10.21


Malta… hoje vamos falar de um tema sério, daqueles mesmo fraturantes da sociedade. É um tema que reúne mais consenso do que discórdia e, na verdade, eu tenho cá para mim que quem despreza este tema se está a enganar: O Chocolate!

No início deste mês, eu e o Soulmate partimos na nossa primeira viagem juntos rumo a Amsterdão, nos Países Baixos. Amsterdão era o meu destino de sonho na Europa e obviamente que bebi desta viagem como se tivesse sem água no deserto!

Uma das coisas que gosto de fazer quando estou noutro país é visitar os supermercados e ver o que existe de diferente lá, e numa destas viagens reparei numas barras de chocolate com uma embalagem gira, de uma marca que eu desconhecia: Tony’s Chocolonely. Mais tarde, num outro passeio junto a Amsterdam Centraal (a Central dos transportes de Amsterdão) descobrimos, por mero acaso, um café e uma loja enorme dedicada exclusivamente a estes chocolates!

O engraçado é que, ao entrarmos na loja, a rapariga que nos recebeu (depois de eu andar a “roubar” amostras de chocolate como se o mundo fosse acabar) era Portuguesa! E claro que aproveitamos para falar um pouco sobre a marca e os chocolates (que por esta altura, com a quantidade de pedacinhos que provei, já sabia que eram deliciosos!)

Mas afinal, porque é que estou a falar da Tony’s Chocolonely?

Primeiro que tudo, porque a Tony's Chocolonely é originária dos Países Baixos e os chocolates são realmente bons! Na generalidade evito ter chocolate em casa ou, quando tenho, opto por chocolate com percentagens mais altas de cacau que apesar de gostar, é mais fácil para me controlar. Mas no caso destes chocolates acabamos por comprar 5 tabletes que duraram 2 semanas… e fui eu que as comi, basicamente (Shame on you, Patty).


Depois, estes chocolates vêm numa grande variedade de sabores – caramelo, frutos secos, frutos vermelhos, bolachas… you name it! Além disso, esta marca estabeleceu parcerias com algumas outras marcas conhecidas para recriar alguns chocolates populares como o Twix, o Ferrero Rocher, ou o toblerone.

Sim, mas o que torna esta marca diferente?

Okay, calma, eu explico! A industria do cacau infelizmente ainda se baseia muito na escravatura. Nós que vivemos na Europa não temos esta noção (eu pelo menos não tinha) mas isto é uma realidade. A Tony’s Chocolonely tem como compromisso oferecer aos seus clientes chocolates de qualidade garantindo que a matéria prima não provem da escravatura.

Além dos chocolates deliciosos e eticamente mais sustentáveis, há uma outra particularidade destas barras de chocolate: Elas não são divididas em quadrados como tradicionalmente estamos habituados! Na verdade, as barras têm um formato assimétrico que é super giro! Pensei que esta formatação era puramengte estética mas nada nesta marca é aleatório: Os “quadrados” desiguais representam a desigualdade na industria do cacau e, inclusivamente, alguns têm o formato de países africanos onde é produzido o Cacau!

 

So, the bottom line is…

A Tony’s Chocolonely é uma marca realmente boa, tanto nos produtos como nos seus valores. Conquistou-me e por isso é que partilho convosco – até porque coisas boas devem ser partilhadas!

Mas existe um senão… Para provarem esta delicia têm de ir a Amsterdão… Isto porque INFELIZMENTE não estão à venda em Portugal… inclusivamente já procurei em lojas de produtos internacionais e não encontrei. É uma pena…

Se calhar devíamos fazer uma petição… não? Ajudavam-me? :b

 

(PS: Just for the record, estou a escrever este post às 6 da manhã, enquanto como o último bocado (generoso) de Tony’s Chocolonely. Vamos fazer um minuto de silêncio e uma vaquinha para voltar a Amsterdão)

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...