TASTING PLACES: Nómada Chiado (Lisboa)

8.11.21

Vou ser sincera convosco: Eu sou uma pessoa muito simples. No entanto, de quando em vez, adoro experimentar um restaurante mais requintado, mais charmoso, mais chique… daqueles que nos fazem sentir um bocadinho mais elegantes e finos, sabem?

Por isso, quando fui surpreendida por um convite para experimentar o Nómada Chiado, depois de meses infinitos a namorar à distância o espaço das Avenidas Novas do mesmo Grupo, o meu entusiasmo foi igual ao de uma criança a abrir presentes na noite de Natal!

Escusado será dizer que… a experiência foi incrível (Desculpem os spoilers… mas acho que era demasiado óbvio!). Difícil é pôr em palavras aquilo que experienciei, mas prometo que vou fazer o meu melhor! Vamos?

 

O ESPAÇO

Situado junto ao Largo Camões, no Chiado, o Nómada esconde-se entre as fachadas dos prédios antigos e apenas uma placa anuncia a sua presença. Ao entrar, descemos umas escadas que nos levam a um pequeno bar onde somos recebidos, e temos de descer ainda mais um lanço de escadas para chegar à zona de refeições.

A área de refeições subdivide-se em duas salas: a primeira é um sushi bar que permite ao cliente comer ao balcão enquanto a sua refeição está a ser confecionada à sua frente; a segunda, uma verdadeira sala de refeições no sentido lato, com mesas ao longo do espaço. Mas esta sala de refeições é tudo menos banal.

Dizer que o espaço é lindo é um eufemismo. De facto, o Nómada recebeu um prémio devido ao design do seu espaço, vencendo (e com muito mérito!) o Restaurant & Bar Design Awards 2021. A sala é realmente uma obra de arquitectura e design que nos enche os olhos e nos faz sentir como se estivéssemos dentro de uma obra de arte.


O ambiente é uma mistura de contemporâneo com chique, mas ainda assim mantendo uma atmosfera leve e tranquila. As mesas são espaçosas, e há um sofá que contorna a sala e que é extremamente confortável. As mesas encontram-se postas como num verdadeiro sushi bar: prato pequeno para servir de suporte para a refeição, pauzinhos de madeira e a tacinha para o molho.

Tudo parece encaixar e nada foi feito ao acaso. O espaço cria o ambiente perfeito para a aventura gastronómica que está prestes a chegar.

 

A COMIDA

O Nómada Chiado é um espaço em que a comida contemporânea de renome se funde com os sabores asiáticos – particularmente japoneses – numa combinação que estimula os sentidos de uma forma que nunca antes tinha experienciado.

Começamos a refeição a cometer um pequeno pecado ao sermos seduzidos pelos cocktails do Nómada… Fizemos duas viagens: uma a Tóquio onde predominou o rosa e a intensidade do Gin Roku e Chambord, acompanhado por puré de framboesa, limão e tomilho, e uma às Fiji, em que os sabores mais tropicais predominaram e a magia no copo foi criada por Fat wash coco, Plantartion Fiji, D. bénédictine, Chartreuse Vert, Lima e marmelada de ananás.

Depois, deixamo-nos surpreender pelo Menu de degustação do Chef, que nos foi surpreendendo as papilas gustativas ao longo de quase duas horas. Este menu de degustação é composto por 7 momentos gastronómicos que fazem parte da carta e para não me alongar demais, vou descrever muito brevemente cada um deles com a ressalva de que… são todos mesmo muito bons!

Primeiro momento: Cone Tataki de Salmão – composto por um cone crocante com salmão, pó de alga nori, sésamo e cebola confitada em vinho do Porto. Conquista muito com o toque crocante e intensidade de sabor.

Segundo momento: Puri Coreano – pequenas esferas feitas por uma massa muito leve e crocante, cujo recheio é tártaro de novilho aromatizado com gengibre e pasta de malagueta, e completado com gema confiada em citronela. Talvez dos pratos mais surpreendentes deste menu!

Terceiro momento: Vieiras Beurre Noisete – o prato em que a cozinha asiática surge de forma subtil e em que a cozinha contemporânea brilha. Feito com vieiras fatiadas e envoltas em puré de goma wakame, espuma de beurre noisete e crumble de amendoim. É uma explosão de sabores intensa, mas na minha opinião talvez um pouco intensa demais para o meu palato. Ainda assim, não deixa de ser uma excelente iguaria!

Quarto momento: Carpaccio de Lírio – Fatia finas de lírio, um peixe que nos foi explicado ser capturado na água dos Açores, marinado em molho ponzu, e completado com azeite de alho, raiz de aipo e pequenas esferas. Apenas gostava de as fotos pudessem transmitir o quão delicioso esta prato foi… porque era mesmo delicioso!

Quinto momento: Nómada Roll – O nosso primeiro prato de sushi, bem recheado com tudo o que tem direito! Este rolo super delicado vem recheado com salmão, atum e camarão e tem pedacinhos de vieira por cima. Uma autentica explosão de sabores

Sexto Momento: Robalo e xerém tom yum – Mais um prato em que o oriente se encontra com a cozinha contemporânea e onde se sentem algumas raízes portuguesas. O robalo vem confecionado no ponto e a pele é muito crocante, e vem acompanhado com xerém, e gambas da costa.

Sétimo momento: Gunkan foie gras e atum – O último elemento do menu de degustação é este Gunkan delicioso e alterativo, pois é composto de atum, mas também foie gras e compota de abóbora que lhe dá um sabor único, diferente e delicioso.

Apesar do menu de degustação ser bastante deliciosa e saciante, tivemos de provar as sobremesas que têm uma particularidade: são bem generosas em termos de porção! Começamos pela “chocolate”, uma sobremesa entre o bolo e a tarte, de chocolate de leite com biscoito, acompanhado com uma bola de avelã e um toque de pimenta cayenne. Por cima, levou peptitas de cacau cru e lascas de coco, conferindo aquele toque crocante. Delicioso!

Provamos também a sobremesa de influencias mais orientais, o fofo de chá verde. Um bolinho macio de matcha, bem verdinho,  com uma espuma de chocolate branco, crocante feuillitine e uma bola de gelado de melão e gengibre. Perguntei ao soulmate para descrever esta sobremesa e ele disse “Não tenho palavras, foi simplesmente boa demais”!

 

O SERVIÇO

Nem sei por onde começar… porque o serviço foi dos melhores, senão o melhor, de todos os restaurantes que visitei até hoje… e eu já visitei bastantes espaços mesmo muitos bons! Ao chegarmos ao restaurante, fomos recebidos pela anfitriã que nos deu as boas-vindas e, como chegamos mesmo à hora de abertura, nos deu uma pequena tour pelo espaço, explicando-nos o conceito.

A nossa experiência de degustação foi, não só maravilhosa por causa da comida em si, mas por toda a… atrevo-me a dizer teatralidade que envolvia a chegada de cada um dos pratos. O ritmo de chegada de cada uma das iguarias fazia-nos sentir sempre uma certa antecipação entre pratos, mas nunca o suficiente para sentirmos alguma ansiedade de espera. As explicações detalhadas de cada um dos pratos dada pelo staff enchiam-nos as expectativas e faziam-nos salivar enquanto devorávamos com os olhos cada um dos pratos que compunham cada momento da refeição.

Escusado será dizer que todas estas pequenas coisas – a simpatia ao sermos recebidos no restaurante, o cuidado na apresentação de cada um dos pratos, o cuidado prestado para assegurar o bem-estar do cliente – se transformam num grande serviço que, na minha opinião, foi excecional.

  

Para terminar…

Eu vou tentar ser o mais imparcial possível e, fazendo uma retrospetiva de todos os espaços que já visitei, tenho de dizer isto: O Nómada está, sem sombra de dúvida, no TOP 3, e muito provavelmente está a ser uma concorrência muito forte para o primeiro lugar.

Não tenho uma única coisa negativa a dizer a respeito deste lugar, porque esta experiência foi especial. Sei, e confesso, que este restaurante não é para todos os bolsos e sei que tive uma sorte muito grande por ter recebido a oportunidade de viver esta experiência devido ao convite da Zomato (o qual eu agradeço imensamente!), mas acreditem… VALE MESMO A PENA!

Nómada Chiado Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...