[#Reviews] Tasting Lisboa: Duetos da Sé

8.1.18



2017 já lá foi, 2018 já chegou – e apesar de ter chegado à pouquinho tempo, confesso que tem sido bastante intenso. Mas isso não é necessariamente mau! Aliás, eu comecei o ano a experimentar coisas novas e venho partilhar convosco uma dessas experiências.

Dia 2 de Janeiro foi um dia de primeiras vezes: fui pela primeira vez a uma casa de fados e comi pela primeira vez lagosta – os dois, claro está, no mesmo sítio.

Uns familiares do brasil vieram passar uns dias cá a casa e, como tal, nós levamo-los a passear por alguns sítios (basicamente comecei o ano de férias eheh), e a nossa primeira paragem foi a cidade de Lisboa. Eles queriam muito ir a uma casa de fados e, como nem eu nem os meus pais tinhamos ido, alinhamos logo no plano!

Fomos ao Duetos da Sé, um restaurante que fica numa das ruelas de Lisboa, bem perto da igreja da Sé. É um espaço relativamente pequeno mas muito agradável, com todo um ambiente intimista, quase que familiar. À entrada tem logo um bar, ao fundo um piano e um espaço para os cantores convidados atuarem, e várias mesas espalhadas. O espaço está decorado com quadros alusivos ao fado, como não poderia deixar de ser. É impossível não gostar daquele espaço acolhedor!

As mesas estavam postas com requinte e tinham velinhas acesas! Todos estes detalhes contribuem para que a experiência no local seja ainda mais fantástica! A nível de serviço, os funcionários são muito simpáticos e o atendimento é bom.

No dia em que lá estive atuaram Vânia Conde e Gabriel Godoi com um projeto chamado “Saudades do Brasil” (curiosamente, estava adequado ao nosso grupo uma vez que eramos portugueses e brasileiros todos juntos!). Confesso que não sou a maior apreciadora de Fado – não oiço regularmente nem me desperta nenhum fascínio particular. No entanto, gostei bastante da atuação. Acho que tem que ver com todo o ambiente e o contexto em que ocorreu a atuação, mais do que a musica em si. Toda a envolvência, a luz, o espaço intimista, a comida e a música complementam-se e tornam tudo mais agradável do que ouvir um fado em casa ou na radio. A cantora também tinha uma voz muito bonita, e cantou fados conhecidos, bem como adaptações de musicas brasileiras para o fado.

No que toca à comida, o menu é relativamente curto, o que até é algo bom. Os pratos rondam todos os 20€ (aproximadamente) e têm varias entradas que se podem ir petiscando enquanto se escuta o fado. As sobremesas, contudo, eram divinais! (mas eu também sou culpada porque… well, eu adoro doces!)


Entradas

Pão, patês e chouriça assada

Claro está que em casa portuguesa fica bem pão e vinho sobre a mesa, já dizia a canção! Eu não bebo bebidas alcoólicas mas aprecio um bom pãozinho! Este vinha acompanhado com uma espécie de tabua com sal e ervas, doce de abacaxi e morango, azeite, patê de atum e manteiga com ervas, e era só escolher o que se queria por no pão! Eu só provei o docinho e estava ótimo!

Além disso, pedimos também chouriça assada para irmos petiscando enquanto esperávamos pelo fado e pelo prato principal. Já não comia enchidos há imenso tempo e acho que por isso me soube particularmente bem!


Prato principal

Lagosta com arroz negro

Primeira coisa que eu tenho a dizer sobre este prato: Nunca tinha comido lagosta antes! Segunda coisa: este foi um prato especial de ano novo e possivelmente não está sempre no menu.

Esta não foi a minha primeira escolha para prato principal e acabei por ser influenciada pelo resto das pessoas que estavam comigo, uma vez que todos pediram lagosta e eu fui atrás. Talvez se soubesse o que sei agora não tivesse ido. Não que o prato não estivesse bom – eu gostei bastante da lagosta, mas deu-me uma trabalheira enorme para tirar a casca, e ainda por cima estava escuro e eu não conseguia ver bem o que estava a fazer – mas não foi um prato que eu acabasse de comer e dissesse “Adorava voltar a comer isto amanhã”. Acho que foi por causa do arroz, que levava tomate e eu não gosto muito de arroz de tomate, e pelo desafio que foi comer a lagosta. Mas valeu pela experiencia!


Sobremesa

Fondant de chocolate com gelado de baunilha
 

Foi aqui que as coisas ficaram sérias. Eu não digo não a uma boa sobremesa e, oh boy, que delicia que esta era. O bolinho estilo petit gateau vinha quentinho, com morangos, e contrastava tão bem com o gelado… Eu sei que esta é uma combinação clássica mas, por essa mesma razão, é impossível não gostar. Além disso o empratamento estava perfeito – como, aliás, estava em todos os pratos!


Bem, para terminar este mini review da minha experiência, gostei bastante! Recomendo a quem queira experimentar, mas por favor optem por outro prato principal a menos que gostem muito de lagosta ou de arroz negro em particular, mas preparem-se para largar uma nota preta que os preços não são wallet friendly. Para uma noite diferente ou para celebrar algum dia especial é, sem dúvida, um ótimo sitio para se ir, e se são amantes de fado e de petiscos tradicionais portugueses, então irão certamente adorar!

Duetos da Sé Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...