[#Experiências] Fui ao IberAnime!

30.5.18

Sempre ouvi dizer que cada pessoa tem a sua pancada… Eu diria que tenho 3! Além de ser doida por tirar fotos de pequenos almoços e de ir experimentar restaurantes, também sou apaixonada pela cultura coreana e japonesa… Mas até aí não há nenhuma novidade, right? Contudo, esta ultima pancada que tenho fica mesmo hardcore quando o assunto é este: IberAnime!

Este foi o meu terceiro ano a ir ao IberAnime em Lisboa – um evento de cultura pop japonesa (e não só!) que alia o mundo do cosplay, à cultura tradicional japonesa e ao mundo gaming, e que tem imensas atividades – desde jogos, a actividades de escrita em japonês, snacks japoneses, dança, musica… enfim, é todo um mundo dentro do Meo arena (ou altice arena, ou lá como é que se chama o pavilhão atlântico agora eheh).
Eu fico sempre muito entusiasmada quando vou ao IberAnime, especialmente desde que me decidi aventurar no mundo do Cosplay. A primeira vez que experimentei foi o ano passado, com a Serena do Pokemon (que depois levei ao Lisboa Games Week), e este ano decidi tentar algo mais elaborado, de que falarei mais à frente. Além disso, o ambiente que lá dentro se vive é algo que me faz sentir muito bem – é aquele ambiente bastante juvenil e com energia positiva, em que ninguém julga a outra pessoa por estar vestido de maneira diferente (aliás, a maioria dos olhares são de admiração ou aprovação), em que todos se podem expressar criativamente sem medos, em que há contacto e partilha de experiência… no fundo toda a gente que lá está partilha uma paixão, e por isso toda aquela atmosfera é muito positiva e eu sinto-me sempre muito bem lá. Sinto-me enquadrada, sabem?
Mas bem, vou-vos falar em mais detalhe da minha aventura no IberAnime! Vamos lá?


O Espaço e as Atividades

                Como disse, o Iberanime em Lisboa acontece anualmente, geralmente em Maio, e passa-se na Altice Arena. Há sempre uma programação com as diferentes atividades planeadas, e o pavilhão é subdividido em diferentes áreas para as diferentes atividades.

No interior do pavilhão, mas na parte externa da zona do palco, este ano tiveram diversos expositores de gaming: zonas de realidade virtual, outras zonas mais dedicadas à evolução das consolas de jogos – e aparentemente agora estão na moda as consolas retro – e também uma área para os game developers mostrarem a sua arte, o que é sempre algo muito bom (especialmente se estivermos a falar de promoção de jogos nacionais!)
Ainda nesta área, além de zonas de comes e bebes, há também pessoas a vender as suas artes – desde bijuteria, a fanart (e há artistas muito bons lá! Acreditem!), peças de roupa e acessórios para cosplayers e não-cosplayers usarem… enfim, tudo o que possam imaginar relacionado com arte nipónica.
A zona da arena, onde costumam decorrer os concertos, está dividida em duas áreas por uma cortina gigante preta. De um lado, estava montado o palco principal onde houveram concertos, concursos de cosplay, apresentações de jogos, entrevistas… No fundo, é aí que decorrem todas as atividades que envolvem convidados.

Eu assisti a parte das apresentações dos jogos e fiquei muito impressionada com o que os game developers portugueses andam a fazer! Também assisti ao concerto da Riho Iida – que é uma voice actress e cantora de anime e que eu confesso que não conhecia – que tinha uma voz muito bonita! Além disso, também vi um pouco da eliminatória da European Cosplay Gathering que no fundo é um concurso de Cosplay em que os participantes fazem uma pequena apresentação relacionada com os seus personagens e que é bastante engraçado de ver!
 

Do outro lado da cortina é onde estão concentradas as lojas que vendem merchandising e outros goodies relacionados com a cultura japonesa e não só! Lá encontra-se de tudo: Jogos de vídeo, jogos de tabuleiro, t-shirts com as mais diversas mensagens, livros de banda desenhada, mangas, CDs de música, todo o tipo de peluches, acessórios relacionados a animes, series ou filmes, e até comida! O ano passado andei à caça de doces japoneses e este ano não tive como não o fazer de novo – mas fui muito mais contida! Comprei apenas 3 mini kitkats com sabores mais exóticos para experimentar. Para quem não sabe, o japão tem uma gama de sabores de kit kat interminável! Eu ainda só provei o de matcha e tenho mais 3 para experimentar (na verdade são quadro, mas falarei mais à frente do quarto :b) e depois partilharei convosco a minha opinião!
Nesta área estão também algumas marcas de comida representadas – a maggi com os seus noodles, que também patrocinam um concurso ao estilo mukbang chamado moodle monster! – a kitkat, a publicitar o seu novo kit kat cor de rosa que certamente já ouviram falar e que eu consegui ganhar um (é o tal quarto chocolatinho kit kat que tenho para experimentar!), a Bobalicious que é uma marca de bubble tea – aquele chá docinho que tem as bolhas no fundo – e a coca-cola que despensa apresentações (mas andava a dar latinhas lá no evento)!
Há também um palco secundário onde se passa uma das atividades que eu mais gosto no iberanime – O Para Para Dance! O que é o Para Para Dance? Se querem que vos diga, nem eu sei bem. Só sei que é uma dança extremamente silly, que vista de fora deve parecer ridícula mas naquele contexto é super divertida! É um mini work out em que nos libertamos de tudo e estamos ali a dançar que nem tolinhos, mas que toda a gente adere! Toda a gente que vai ao IberAnime tem de experimentar o Para Para Dance!


A Comida

                Além dos kit kats que ganhei e comprei (que falarei num outro post depois de os experimentar!) mas ainda não comi, e da latinha de cola zero que me ofereceram, houve só mais uma coisa que eu adquiri de comida no IberAnime – Mochi!
                O Mochi é um doce tradicional japonês feito de arroz glutinoso e que tem um recheio no seu interior! Eu já tinha provado Mochi antes (podem ver aqui) mas este que eu comi no IberAnime era MIL VEZES MELHOR! Primeiro, não era um docinho de pacote, extremamente processado para aguentar mais tempo na embalagem – como aquele que provei antes. Na verdade, o mochi que provei desta vez parecia ter sido feito apenas horas antes, estava fresquinho (deve ter sido refrigerado para conservar) e era bem mais macio, sem deixar de ter aquela textura parecida a pastilha elástica. Além disso, o recheio era de cheesecake… foi a coisa mais maravilhosa que comi! Só fiquei com pena de não ter comprado mais nem provado os de chocolate… mas fica para uma próxima certamente!


O meu Cosplay

                Para terminar, tenho, claro está, de falar do meu cosplay. Para quem não sabe, eu adoro os jogos do Pokemon – são de longe os meus videojogos favoritos, e têm um valor sentimental para mim pois jogo-os desde muito pequena. Sinto que cresci com Pokemon!

                Este ano decidi que iria representar uma personagem de um dos jogos mais recentes – a Lillie. Porquê esta personagem? Porque é uma das minhas personagens favoritas do Pokemon Sun/Moon e porque o fato em si não era muito complicado de replicar. Tenho de agracer muito muito muito à minha mãe e ao meu pai por terem tido o trabalho de criar todo o fato! Na verdade, as únicas coisas que não foram feitas por eles foram os sapatos e a peruca – tudo o resto é original e ninguém tem um fato exatamente igual!

                Foi um desafio – confesso que ir mascarada até ao Oriente, tendo de ir de metro e cruzar-me com mil pessoas que não têm a mesma mente não judgemental que a malta do IberAnime tem me deixou muito desconfortável. No entanto, ao mesmo tempo, eu sentia-me bonita – o vestido estava lindo, e até a peruca loira não me assentava tão mal assim (coisa que eu estava aterrorizada porque nunca me tinha visto loira!). Mas assim que cheguei ao Vasco da Gama esse desconforto desapareceu e simplesmente desfrutei daquela minha nova pele, e até a viagem de regresso para casa foi bem mais tranquila e sem dramas parvos e desnecessários!
                Uma outra coisa que é extremamente gratificante e engraçada no IberAnime é perceber que as pessoas reconhecem os nossos personagens, e no meu caso em particular, como estava a representar uma personagem menos popular é ainda mais gratificante! Ouvir comentários como “Olha, aquela é a Lillie!” ou “O fato da Lillie está tão giro!” encheram-me de orgulho e fiquei a sentir-me muito bem! Além disso, algumas pessoas pediram para tirar fotos comigo, que é maravilhoso! Foram os meus 5 minutos de fama! :b



                E com isto, termino a minha história! Foi uma experiencia muito boa, saí de lá muito feliz… Estava mesmo a precisar de fazer algo fora da rotina e que me deixasse de coração cheio e foi isso mesmo que aconteceu! Para o ano, lá estarei de novo e espero este ano ainda ter oportunidade de vestir a pele de Lillie novamente!

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...