[#Reviews] Tasting Lisboa: Butchers

14.5.18


Lá por estar no Porto a maior parte do tempo agora, não quer dizer que as aventuras em Lisboa pararam na totalidade! Além disso, esta aventura gastronómica foi diferente e especial por 3 razões diferentes: Primeiro, não vim só com o meu pai. No fundo, esta foi uma aventura gastronómica familiar pois a minha mãe também foi. Segundo, ao contrario do que acontece normalmente, desta vez fomos jantar e não almoçar.

Por fim, foi com muito orgulho que, após 24 anos a ter os meus jantares pagos por estes dois seres extraordinários fui capaz de retribuir, e fui eu que paguei o jantar!

O meu pai adora veículos motorizados e, por isso, queria ir à Nauticampo. Como eu tinha disponibilidade para vir a Lisboa, acabei por vir ter com ele e com a minha mãe e fomos ver aqueles barcos e – em especial – as caravanas à FIL. E depois fomos jantar (que surpresa!).

Já tinha visto fotos do Butchers e estava na minha lista de restaurantes a visitar, pois além de excelentes criticas, tinha um ótimo aspeto! Por essa razão, aproveitamos o facto de estarmos no Parque das Nações para lá dar um pulinho.
À primeira vista, o Butchers tem um ar bastante requintado – tanto que a minha mãe assumiu que era um restaurante gourmet daqueles que servem um prato do tamanho de um pneu com 3 ervilhas lá dentro. Mas nada disso! Tem um ambiente bastante requintado, decoração simples mas cuidada. Sendo um restaurante que serve principalmente carnes, tem à entrada um expositor com a carne em diferentes fases de maturação (não tirei fotografia porque, apesar de fazer sentido no contexto do restaurante, não me parece o melhor cartão de entrada).
Quando chegamos o restaurante estava bastante cheio, o que reflete a popularidade do espaço. Nós tivemos muita sorte segundo o rapaz que nos atendeu: momentos antes de chegarmos, houve alguém que desmarcou a mesa em que nos sentamos! Por isso, recomendo que façam reserva se quiserem lá ir a um fim-de-semana (calculo que durante a semana não seja tão complicado), sob pena de não terem a mesma sorte que nós.
O menu não é muito extenso e, como seria de esperar, é muito centrado em pratos de carne de vitela grelhada – desde pregos aos bifes – havendo, no entanto, opção de carne de porco e de peixe, e têm também uma opção vegetariana. Para mim é ótimo! Eu adoro carne de vitela, não como carne de porco (salvo quando não há mesmo outra opção), e estava com uma vontade enorme de comer um belo de um bife, depois de ter passado uma semana sem comer carne.
O serviço é também bastante requintado e feito com gosto e simpatia. Os detalhes de servir o copo com água ou vinho, ou perguntar se está tudo bem, são pormenores que, apesar de não passarem de detalhes desnecessários, tornam toda a experiencia mais agradável e faz com que o cliente se sinta bem. Além disso, o tempo de espera não é muito elevado, o que é sempre algo bom!


A comida

Uma coisa engraçada que, apesar de não ser propriamente novidade, me deixa sempre entusiasmada, foi o empratamento: a carne vinha servida em tábuas e os acompanhamentos em tigelas individuais (excepto no caso dos pregos). As tabuas são personalizadas com o logotipo do restaurante.

Desta vez, não pedimos entradas, mas cada um de nós pediu um prato diferente. Eu tirei fotos de todos (irei mostrá-las abaixo) mas só provei o meu prato, pelo que não posso opinar acerca dos restantes pratos, apenas posso dizer que tinham aspeto delicioso!

A minha mãe optou por comer um prego do lombo com molho de manteiga e ervas, que veio servido com batata doce frita e maionese de alho.
Eu e o meu pai fomos para os bifes maturados. Estes vêm servidos com batata doce frita e salada mista, sendo que a quantidade de batata era maior que a de salada e eu preferia que fosse ao contrario, mas eu devo ser uma minoria a pensar assim ehehe. O meu pai optou pelo Butcher Steak, que tinha um aspeto super tenrinho.
Eu escolhi o New York Steak, que em comparação com o do meu pai, era um corte mais fino e possivelmente menos tenrinho. Veio servido cortado em tiras e estava bastante delicioso!
Eu pedi a minha carne em ponto médio, porque apesar de já me estar a habituar a comer carne mais para o mal passado, ainda não gosto de encontrar carne completamente crua no meu prato. Acabei com um degradé de pontos no meu prato, sendo que uma das pontas do bife estava mal passado (houve uma das tiras que acabei por não conseguir comer) e na outra estava bem passado (a carne nem estava rosada). Não foi um problema muito grande, contudo.
Na tábua onde vinha a minha carne, colocaram num canto uma pasta de pimento com uma malagueta verde que não era muito picante, e noutra ponta umas pedrinhas de sal, que eu vim a perceber depois que seria para temperar a carne que, muito provavelmente, não tinha sido grelhada com sal. Eu não cheguei a usar.
Relativamente aos acompanhamentos, as batatas estavam boas (estou lentamente a ficar fã de batata doce frita apesar de pregar aos sete ventos que não gosto de batata doce), a salada vinha temperada com molho balsâmico e era igualmente boa, embora tenha achado a porção pequena.
Não sei estava com muita fome, ou se me estava mesmo a apetecer um bife, mas a verdade é que este jantar me soube pela vida!


A sobremesa

O menu refere 4 sobremesas diferentes (uma delas é fruta), mais uma quinta que é a chamada “Butchers trilogia” que no fundo é uma degustação de todas as sobremesas, excepto a fruta. Acabamos por pedir essa trilogia para provarmos um bocadinho de cada uma das sobremesas.
O prato incluía então uma mousse de abacate com redução de vinho branco e mel, cheesecake de lima e mousse de chocolate com pimenta rosa e flor de sal. Confesso que não gostei muito da mousse de abacate – as outras duas eram bem melhores. O cheesecake de lima era super refrescante, e eu adoro cheesecake por isso não há surpresa nenhuma aqui. No entanto a estrela do prato foi, sem duvida alguma, a mousse de chocolate. Não passa de uma mousse normal mas com bagas de pimenta rosa por cima e flor de sal servida ao lado. Misturar o chocolate com a flor de sal é uma experiencia fantástica! O sol não só intensifica o sabor do chocolate como dá um contraste maravilhoso. Fiquei muito fã! Comia uma tigela inteira com um pacote de sal! (bem, talvez não mas… perceberam a ideia!)


Escusado será dizer que adorei este restaurante. Desde o ambiente, ao serviço fantástico, à refeição deliciosa e, a cereja no topo do bolo, as sobremesas, fez a experiencia valer a pena. É um daqueles restaurantes que dá vontade de regressar no dia a seguir, nem que seja para comer a mesma coisa, porque realmente a comida é muito boa! Definitivamente um restaurante 5 estrelas!

Butchers Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...