[#Reviews] Tasting Porto: Flaviis Brunch & Restaurant

20.5.18



Eu tenho um grande defeito – Sou uma gulosa incurável. Geralmente esta expressão associa-se aos românticos incuráveis! Eu sou uma romântica incurável de doces. Não lhes resisto e, honestamente, não quero resistir! Claro está que, apesar de me auto-proclamar de gulosa, tenho uma coisa dentro da minha cabeça chamada consciência que não me deixa assumir a forma de monstro das bolachas, monstro da nutella, monstro dos bolos… estão a perceber a ideia, não é?

                No entanto, e apesar de muitas vezes ter alguns conflitos internos com este meu lado guloso, muitas vezes acabo por ceder e pecar (não é por nada que a gula é um dos sete pecados, não é?). E eu pequei. No Flaviis. Graças a um monte de fotos que vi nas redes sociais e no Zomato que me deixaram com água na boca e gula na alma.

                Depois de uma primeira tentativa de lá ir e perceber que estava fechado, à segunda lá consegui ir (não foi preciso uma terceira, obrigada Deus dos gulosos e dos impacientes!). E querem saber o que eu achei?


O Espaço

                O Flaviis é um café/restaurante que se situa na Rua de Cedofeita (que aparentemente é uma zona cheia de cafés e restaurantes super interessantes em termos de conceito e em termos de comida aqui no Porto), e é super fácil de lá chegar porque fica na ponta da rua, junto a um jardim.
                Tem uma esplanada exterior que deve ser ótima nos dias quentes – que eu duvido que existam porque já estou no Porto há mais de um mês e só chove (sim, sou uma má língua) – mas o espaço interior é super agradável. É um café trendy, temático, com decoração muito cuidada, musica de fundo actual e um ambiente muito agradável.  
                Esperava que em termos de espaço fosse um café maior do que realmente é, mas no entanto acho que se fosse maior se tornaria um bocadinho crowded demais nos dias em que tivesse cheio. Assim, mesmo que todas as mesas estejam ocupadas, ainda é possível ter uma boa conversa sem ter muito ruido de fundo ou confusão o que é um ponto bastante positivo.


A Comida

                Este espaço foca-se principalmente em Brunches, o que é bastante obvio ao analisar o menu – e o nome completo do restaurante. No entanto, é uma excelente opção para um almoço ou jantar leve (pois eles têm varias opções de sandes, saladas, etc…) ou um lanche – que foi o meu caso.

                Além das sandes e saladas que mencionei, tem também smoothies, pratos de ovos e… preparem o arrufar dos tambores…. PANQUECAS.

SIM. Foi pelas panquecas que eu lá fui! Estão a ver aquelas panquecas super fofinhas mas muito grandes e cheias de toppings e com uma apresentação mega cuidada? É mesmo isso que eles oferecem! Eu vi as fotografias e soube que tinha de experimentar.
As panquecas têm a opção de 2 unidades (4€) ou 4 unidades (6,50€), e podem ser de massa dita normal ou de aveia. Depois, há 3 listas de toppings (frutas, cereais/frutos secos/coberturas) de onde se pode escolher 1 ingrediente de cada uma das listas. Realmente o difícil é escolher!
Eu optei por 2 panquecas de aveia e como toppings escolhi frutos vermelhos (morango e mirtilo), canela e nutella… porque eu não resisto a uma boa nutella! Oh boy… quando eu vi aquele prato, super bem decorado, com as duas panquecas enormes cheias de nutella e com morangos por cima… só me faltou por de joelhos e rezar aos céus por aquele pedacinho de paraíso que me tinha caído no prato!
Além da decoração, eu acho que o tamanho da porção é muito generoso, e a relação preço/qualidade é bastante equilibrada. Confesso que tive dificuldade em terminar as minhas panquecas pois a dose é realmente grande! Mas comi tudo e que bem que me soube! Arrisco a dizer que foram as melhores panquecas que comi!
A acompanhar as panquecas, pedi um galão porque queria algo quentinho para aquecer naquele dia que estava não só chuvoso como gelado! Fiquei bastante agradada quando perguntei se tinham opção de bebida de soja, o que é ótimo para quem é intolerante a lactose e quem é vegan (eu não sou nenhum dos dois mas ultimamente tenho evitado beber leite).


O Serviço

                Quando eu e a minha amiga chegamos, para nossa surpresa o espaço estava a meio gás e não cheio como esperávamos. Por isso fomos rapidamente guiadas para uma mesa e deram-nos logo o menu. No entanto, achei que a espera entre a entrega do menu e nos virem registar o pedido foi um pouco longa demais, considerando que estava pouca gente no estabelecimento.

                No entanto, depois de recolherem o nosso pedido, a espera até foi relativamente rápida.

                Uma outra coisa que tenho de apontar (e perdoem-me estes preciosismos, mas eu dou alguma importância a pormenores) é que a comida e as bebidas não vieram todas ao mesmo tempo. Na verdade, primeiro vieram as panquecas da minha amiga, depois vieram as bebidas das duas e só a seguir chegaram as minhas panquecas, havendo ali um tempo de espera que nem sempre é agradável.

                CONTUDO e apesar de considerar estas duas questões dos tempos de espera importantes, acho que no fim valeu a pena pois a comida era realmente deliciosa!


Bom, em jeito de conclusão, só queria acrescentar que se quiserem comer boas panquecas, com uma relação qualidade/preço muito boa e num local com bom ambiente… vão ao Flaviis que não se vão arrepender!

Se vou voltar? Espero que sim! Gostava muito de experimentar os smoothies e as saladas que me piscaram o olho quando estava a ver o menu!


Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...